Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
A Rainha do Futebol fez sua última partida em Copas do Mundo hoje. Infelizmente, o título não veio, mas é sempre bom lembrar do grande legado que Marta deixou para o esporte e para todas as mulheres.

Hoje (02), o Brasil se despediu da Copa do Mundo Feminina 2023. As nossas meninas enfrentaram a Jamaica e o jogo terminou em 0x0. Como o empate favorecia a seleção jamaicana, o Brasil foi eliminado ainda na fase de grupos. Além de marcar o fim da trajetória brasileira no torneio mundial, o jogo de hoje marcou também a despedida de Rainha do Futebol Marta Silva em Copas do Mundo.

Essa era a participação de Marta no mundial. A craque é a maior artilheira em Copas do Mundo com 17 gols - e isso inclui tanto o torneio feminino quanto o masculino! Marta já recebeu o prêmio de melhor do mundo 6 vezes, sendo 5 delas seguidas. Apesar de não ter conquistado o troféu no campeonato mundial, Marta foi revolucionária no esporte. Ela inspirou e inspira até hoje muitas meninas que querem seguir o seu sonho de jogar futebol, mesmo que o esporte ainda seja dominado por homens. Por isso, ao invés de chorar a despedida de Marta, o Purebreak separou 10 frases da Rainha do Futebol que são uma lição de vida e provam que seu legado é gigante!

1) "Eu sei, a partir da minha experiência de vida, que o esporte é uma ferramenta fantástica para o empoderamento"

Marta disse isso ao comentar sua participação como embaixadora da ONU. Marta entrou com o discurso de lutar para que mulheres tenham as mesmas oportunidades que os homens.

2) "Tenha coragem para todos os dias acordar e enfrentar os constantes 'nãos' que você vai receber"

Essa frase de Marta é uma grande inspiração para que as mulheres não desistam, mesmo recebendo muitos "nãos".

3) "As pessoas acham que o contrato das jogadoras que se destacam chega perto do contrato de um Neymar, mas isso é fora da realidade do futebol feminino"

Essa frase de Marta teve grande impacto por ressaltar a desigualdade de gênero no esporte. Marta, 7 vezes campeã do mundo, tem um salário que não chega nem perto do que os grandes craques do futebol masculino ganha.

4) "E peço aqui ao povo brasileiro: não deixem de apoiar o futebol feminino. Não deixem, a gente precisa muito de vocês"

Após a derrota da seleção feminina nas Olimpíadas de 2016, Marta pediu para que o povo não desistisse de apoiar as meninas. A torcida é essencial para que o futebol feminino cresça e é importante que os brasileiros tenham noção disso.

5) "Com o tempo, percebi que aquilo (o futebol) podia ser uma saída para uma vida melhor, para outra condição financeira"

Marta passou por muitas dificuldades na vida, mas encontrou uma saída para melhores oportunidades através do esporte.

6) "Mas eu preciso lembrar que nem todas as meninas esforçadas e talentosas vão chegar onde eu cheguei. Muitas delas ficaram ou ficarão pelo caminho, porque vão enfrentar barreiras muito maior do que elas"

Marta disse isso para deixar claro que, mesmo que as meninas tenham um talento gigantesco, elas sempre terão mais dificuldade para conseguir o sucesso, já que as dificuldades enfrentadas por elas são muito grandes.

7) "A gente tem que chorar para sorrir no fim"

Marta disse essa frase após a eliminação do Brasil para a França na Copa do Mundo de 2019. Essa frase se tornou uma das mais marcantes na carreira da Rainha do Futebol.

8) "É comum sentir a pressão pelo medo de errar. Mas o medo sempre me ajudou a criar mecanismos de defesa para aperfeiçoar minhas habilidades e reduzir minhas carências e inseguranças"

Marta disse essa linda frase em entrevista para a revista Marie Claire. Ela afirmou que o medo faz parte, mas é importante transformá-lo em algo positivo.

9) "No momento em que estabelecemos metas e sonhos e criamos nossas próprias expectativas, somos capazes de surpreender"

Marta sempre faz questão de ressaltar que os sonhos são importantes e que as meninas precisam ter a confiança de que eles podem sim se realizar.

10) "Marta acaba por aqui. Estou grata pela oportunidade que tive, e muito contente com tudo isso que vem acontecendo com o futebol feminino do nosso Brasil e do Mundo. Para mim é o fim da linha agora, para elas só o começo".

Marta disse essa frase hoje (02) em entrevista à TV Globo. Ela se despede das Copas do Mundo, mas deixa claro que está feliz em ver como o futebol feminino está crescendo cada vez mais - muito graças a ela. Como Marta disse, é só o começo!

sobre
o mesmo tema