Por Beatriz Vianna
Confira filmes e séries que podem te ajudar a entender Sociologia
Confira filmes e séries que podem te ajudar a entender Sociologia
Nem só de folhas de exercícios, provas antigas e livros espalhados vive o vestibulando. Para os amantes e não-amantes das Humanas, temos a melhor solução possível: Netflix. Separe a pipoca, o bloquinho de notas, junte os amigos e confira esta lista de filmes e séries disponíveis na plataforma que podem te ajudar a estudar Sociologia e se dar bem nas provas!

Em tempos de vestibular, toda desculpa para levantar da mesa lotada de folhas de exercícios é válida, né?! Mas que tal aproveitar o tempo de estudos de uma outra forma?! Pois saiba que dá pra aprender e muito com podcasts, filmes, séries e documentários. Dessa vez, o Purebreak separou alguns filmes e séries na Netflix ótimos para compreender os conceitos da Sociologia. E se você não tem um perfil das Humanas, esse é o seu momento de aprender a matéria de uma forma bem mais dinâmica!

1. "Malala" (2015)

Provavelmente você já deve ter ouvido falar em Malala. O filme disponível na Netflix conta a trajetória da ativista paquistanesa que foi baleada por defender a educação feminina em seu país. Só com isso já dá pra entender como a educação, que era pra ser um direito básico de todos, é escancaradamente restrita em algumas sociedades a um determinado grupo social e em pleno século XXI. Com sua luta, Malala chegou a receber o Nobel da Paz.

De quebra, ainda é possível observar no filme a importância prática das manifestações sociais na construção de uma sociedade mais igualitária.

2. "Democracia em Vertigem" (2019)

É comum ver uma galera dizendo que não gosta de Sociologia porque envolve muita política. E política é complicado de se entender. Pelo menos um pouco, né?! Mas o documentário lançado este ano na plataforma é uma boa pedida para compreender o período conturbado da política brasileira, desde o impeachment de Dilma Rousseff, passando pela prisão do ex-presidente Lula e a eleição de Jair Bolsonaro.

3. "Capitão Fantástico" (2016)

Já com "Capitão Fantástico", você pode chorar e ainda aprender Sociologia. Isso porque o longa conta a história de um pai que cria os filhos fora do sistema capitalista. Mas uma grande perda na família os obriga a voltar para a sociedade que tanto renegaram. A família tinha os seus próprios hábitos, sua cultura e suas regras. Como será se adaptar?!

4. "Olhos Que Condenam" (2019)

A série é pesada, viu?! Ótima para refletir as várias facetas do racismo e como ele é estrutural. Baseada em um acontecimento real, a história gira em torno de cinco jovens negros que foram injustamente acusados de um estupro coletivo a uma mulher branca no Central Park.

5. "Black Mirror" (2011)

A famosa série coringa que dá pra ver e absorver vários conteúdos, né?! Os episódios trazem uma sátira aos modelos de sociedade, às relações sociais e às relações humanas com a tecnologia.

Menção Honrosa para... "Que Horas Ela Volta?" (2015)

Mesmo sem estar na Netflix, indicamos a produção brasileira "Que Horas Ela Volta?". Protagonizado por Regina Casé, o filme é um grande soco no estômago. Com ele, é possível compreender questões de classe, a relação abusiva (e naturalizada) entre patrão e empregado, os discursos excludentes da meritocracia e muito mais. Vale a pena!

Netflix
"Sorriso Real", "Cães de Caça", "Doona!" e os 10 melhores doramas de 2023
Yu Si-Eun de "Solteiros, Ilhados e Desesperados 3": idade, trabalho e mais 4 curiosidades sobre ela
Son Won Ik de "Solteiros, Ilhados e Desesperados 3": idade, profissão e 5 curiosidades sobre ele
Emoção! "Minha Vida Com a Família Walter" tem 2ª temporada confirmada e reação dos atores é a melhor
ver todas as notícias de Netflix Ver + matérias
sobre
o mesmo tema