Larissa Barros Redatora
A louca do K-Pop e música em geral, adoro saber tudo de novo que surge no mundo, de teorias da conspiração até o último modelo de celular. Aquariana raiz, adoro tudo que é diferentão e não faço nada sem uma trilha sonora para acompanhar.
O Xiaomi 13T Pro chega pronto para enfrentar os tops de linha da Xiaomi e também a concorrência. Oferece avanços significativos em design com certificação IP68 e uma nova câmera da Leica, que estreia em uma linha "T".

Após vários modelos de alta gama da Xiaomi com câmeras Leica, estas finalmente estreiam em uma série "T" com os novos Xiaomi 13T Series. São dois modelos, o Xiaomi 13T e o Xiaomi 13T Pro, que estão sendo apresentados nesta terça-feira (26) em Berlim, mas aos quais já tivemos acesso antecipado.

A ideia do fabricante é precisamente a de "tornar os celulares Xiaomi com Leica mais acessíveis". De fato, seus dois modelos são praticamente idênticos, com exceção do processador, memórias, potência de carga e preço. No Xataka, já pudemos brincar com o "Pro" e contaremos como foi esse primeiro contato.

Ficha técnica do Xiaomi 13T Pro

DIMENSÕES E PESO

Versões verde e preto: 162,2 x 75,7 x 8,49 mm e 206 gramas

Modelo azul: 162,2 x 75,7 x 8,62 mm e 200 gramas

TELA

AMOLED de 6,69 polegadas

Resolução de 2.712 x 1.220p

446 ppi

Relação de aspecto 20:9

Até 2.600 nits de brilho

Dolby Vision HDR10+

144 Hz de taxa de atualização

PROCESSADOR

MediaTek Dimensity 9200+

RAM

12 GB / 16 GB LPDDR5X

ARMAZENAMENTO

256 GB / 512 GB / 1 TB UFS 4.0

CÂMERA FRONTAL

20 Mpx f/2,2

CÂMERAS TRASEIRAS

Principal: 50 Mpx f/1,9 com OIS

Telefoto: 50 Mpx f/1,9

Grande angular: 12 Mpx f/2,2

BATERIA

5.000 mAh

Carga rápida de 120 W (com fio)

SOFTWARE

MIUI 14 com Android 13

CONECTIVIDADE

Wi-Fi 7

5G

Bluetooth 5.4

NFC

Dual SIM

USB-C

OUTROS

Sensor de impressões digitais na tela

Certificação IP68

PREÇO

A partir de 799,99 euros

Boas notícias em design, embora com um ou outro "porém"

O Xiaomi 13T Pro não é um telefone compacto, mas, apesar de pesar cerca de 200 gramas, não é especialmente pesado, tendendo a ser mais pesado na parte superior onde se localiza o módulo das câmeras. É confortável de segurar, com laterais que, apesar de retos, têm uma curvatura que favorece a pegada. Há diferenças entre os modelos verde e preto em relação ao azul devido aos acabamentos, sendo de vidro nos primeiros e de couro vegano no azul, que é mais agradável ao toque e aparentemente menos propenso a escorregar.

Focando especificamente nesse modelo de couro vegano, ele oferece uma camada de silicone imperceptível aos olhos, que contribui bastante para a sensação de suavidade, bem como para a resistência à água e ao pó com certificação IP68 (presente também em modelos de outras cores). A Xiaomi destaca a importância dessa certificação, uma vez que é a primeira vez que aparece na série "T" com este modelo.

No entanto, sem testar o dispositivo em profundidade, há preocupações de que esse material de couro sintético possa prejudicar a experiência em tarefas exigentes, como jogos com gráficos no máximo, uma vez que a refrigeração tende a ser inferior em celulares com esse material. Isso é ainda mais evidente se eles não possuírem um sistema avançado de refrigeração por câmara de vapor, como têm outros celulares do fabricante, como o Xiaomi 13 Ultra.

Nos modelos verde e preto do Xiaomi 13T Pro, o principal inconveniente é que eles atraem impressões digitais facilmente, sendo especialmente notável no modelo preto. Portanto, parece necessário usar uma capa ou limpar o aparelho continuamente. Quanto à tela, há poucas críticas a fazer, pois apresenta uma excelente qualidade de visualização e fluidez com 144 Hz de taxa de atualização, embora essa configuração não venha ativada por padrão. A tela também promete bom desempenho sob luz solar intensa com seus 2.600 nits de brilho máximo.

Um chip projetado para não sentir falta da Qualcomm

O Xiaomi 13T Pro é equipado com o processador Dimensity 9200+ da MediaTek, mostrando-se promissor em comparação aos concorrentes da Qualcomm, mesmo em testes iniciais. O dispositivo roda o MIUI 14 baseado no Android 13 e, notavelmente, a Xiaomi promete 4+1 anos de atualizações, incluindo quatro versões do Android e um ano adicional de atualizações de segurança. Isso indica que o aparelho receberá até o Android 14, ainda não lançado.

O Xiaomi 13T Pro se destaca por seu hardware avançado, incluindo até 16 GB de RAM LPDDR5X e 1 TB de memória UFS 4.0 em sua versão mais avançada. Embora seja cedo para avaliar o impacto no desempenho a longo prazo, essas especificações são notáveis. Em relação à batería, o dispositivo mantém a capacidade de 5.000 mAh e suporta carga rápida de 120 W, podendo carregar de 0 a 100% em 19 minutos, conforme indicado pelo fabricante. Contudo, com a nova tela de 144 Hz, resta ver como isso afetará o consumo de energia em comparação com o modelo anterior de 120 Hz.

A estreia da Leica na série "T" tem grandes ambições

O Xiaomi 13T Pro, com suas câmeras Leica, visa tornar a tecnologia de ponta mais acessível, embora não pretenda competir diretamente com modelos mais avançados como o Xiaomi 13 Ultra ou o 13 Pro. O dispositivo apresenta uma configuração de câmera tripla promissora de 50+50+12 megapixels, mas resultados iniciais mostram pontos positivos e negativos, especialmente relacionados à distorção do grande angular. A Xiaomi e a Leica colaboraram estreitamente no desenvolvimento de sensores e software, incorporando modos fotográficos clássicos e opções de personalização em tempo real para otimizar a experiência do usuário na fotografia.

Nesta geração, também foi dado um destaque especial à gravação de vídeo em até 8K. No entanto, existem algumas concessões nesse modo, pois se perderia a estabilização óptica de imagem que o sensor principal oferece para fotografia e para vídeos em 4K.

Boas impressões, embora ainda com algumas dúvidas a resolver

O Xiaomi 13T Pro causou uma boa primeira impressão, mas deixou várias dúvidas a serem esclarecidas, incluindo questões sobre o desempenho do processador Dimensity 8200+, o impacto do couro vegano e a durabilidade da bateria com a taxa de atualização de 144 Hz. A análise futura abordará essas questões, e, embora se preveja que o modelo não supere o Xiaomi 13 Pro, ele pode ser um forte concorrente no mercado, possivelmente até para os futuros Xiaomi 14, dado o seu preço.

Originalmente por Xataka.

sobre
o mesmo tema