9 Fotos
Veja as fotos!
"Harry Potter" é uma saga que ganha noves fãs a cada ano e muites ainda tem várias lembranças afetivas dos livros e filmes da franquia, que marcaram uma geração. Mas, dos últimos tempos para cá, a sujeira do mundo do bruxo decidiu sair de debaixo do tapete, mostrando várias coisas problemáticas relacionadas a esse universo mágico. Veja 5 polêmicas envolvendo a saga "Harry Potter"!

De antissemitismo até violência doméstica, são muitas as polêmicas em torno do mundo mágico de "Harry Potter" . A franquia, que conta com sete livros principais, oito filmes e dois spin-offs, está prestes a lançar mais um título nos cinemas neste ano. Mas, desde o lançamento de "Harry Potter e a Pedra Filosofal" em 1997, muita coisa aconteceu, incluindo cancelamentos, controvérsias e até desilusão por grande parte dos Potterheads.

1 - Antissemitismo na caracterização dos duendes

Goblin Gringotts GIF - Goblin Gringotts Harry Potter GIFs

Em entrevista ao podcast On The Problem, o humorista judeu Jon Stewart criticou a caracterização dos duendes feita pela escritora J.K. Rowling na saga "Harry Potter", apontando-a como antissemita - preconceito contra semitas, em especial o povo judeu. De acordo com o comediante, as características dos personagens mágicos que comandam o banco Gringotes se parecem bastante com a caricatura dos judeus presente no livro antissemita "The Protocols of Elder Zion".

"Foi uma das coisas que eu assisti na tela e eu esperava que a plateia falasse: 'Caramba. Não é possível que ela colocou judeus para comandar um banco subterrâneo em um mundo mágico!'. Mas todo mundo só ficou tipo: 'Ah, feiticeiros...' Foi tão esquisito", revelou.

2 - Transfobia de J.K. Rowling

A maior polêmica envolvendo "Harry Potter" com certeza diz respeito aos posicionamentos transfóbicos feitos pela autora dos livros J.K. Rowling. A britânica foi criticada pela comunidade trans e por boa parte do elenco da saga por defender que indivídues transgêneros devem ser definidos por seus sexos biológicos, sem levar em conta todo o debate relacionado à identidade de gênero e suas vivências pessoais. Além disso, Rowling constantemente compartilha casos isolados de polêmicas envolvendo pessoas transexuais para justificar seu preconceito.

Toda essa questão em torno da autora trouxe à tona o debate se é possível ou não separar a obra de quem a produziu, uma vez que Rowling ainda lucra com a franquia que criou. Suas opiniões recheadas de transfobia fizeram com que muites fãs de "Harry Potter" chegassem a deixar de lado de vez seu amor pela obra.

3 - Johnny Depp acusado de violência doméstica

Johnny Depp Gellert Grindelwald GIF - Johnny Depp Gellert Grindelwald Fantastic Beasts GIFs

Johnny Depp foi escalado para viver o grande vilão da nova franquia de filmes de "Harry Potter", intitulada "Animais Fantásticos". Mas sua experiência interpretando Gellert Grindelwald durou pouco tempo e o ator logo foi retirado do elenco por ter sido acusado de violência doméstica contra sua ex-mulher Amber Heard.

Na época em que foi escalado, Depp já estava envolvido nessa polêmica e mesmo assim J.K. Rowling defendeu sua escalação para o papel do vilão: "Com base no que sabemos das circunstâncias, os produtores e eu não apenas não temos problemas com o elenco original, como estamos sinceramente felizes de ter Johnny para interpretar um dos personagens centrais do filme".

"Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore" estreia em 7 de abril de 2022 e irá contar com Mads Mikkelsen substituindo Johnny Depp como Grindelwald.

4 - Atriz foi orientada a negar que sofreu racismo

Cho Chang Katie Leung GIF - Cho Chang Katie Leung Harry Potter GIFs

Em março de 2021, uma outra controvérsia envolvendo "Harry Potter" veio à tona. Katie Leung, a intérprete de Cho Chang nos quatro últimos filmes da franquia, revelou no podcast Chinese Chippy Girl que foi orientada a negar o racismo que sofreu enquanto promovia os longas. Leung teria descoberto sites de ódios voltados à contrariar sua escalação como a personagem, além de ter lido muitos comentários racistas dirigidos à ela. Após compartilhar essas informações com os publicitários do filme, eles disseram para ela negar ter visto essas plataformas. Hoje em dia, ela se arrepende de ter os escutado.

5 - Gary Oldman acusado de agredir a esposa na frente dos filhos

I Did My Time Sirius Black GIF - I Did My Time Sirius Black Harry Potter GIFs

Engana-se quem pensa que Johnny Depp foi o primeiro ou único ator com histórico de violência contra a mulher a ser escalado para interpretar um personagem no universo "Harry Potter". Gary Oldman, conhecido por dar vida ao amado Sirius Black a partir de "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban", já havia sido acusado de agredir a ex-esposa Donya Fiorentino na frente dos seus dois filhos em 2001.

"Assim que peguei o telefone para ligar para a Polícia, Gary colocou as mãos no meu pescoço e apertou. Eu recuei com a base do telefone e tentei discar para o 911. Gary pegou o telefone da minha mão e me bateu no rosto com o aparelho por três ou quatro vezes. Meus dois filhos estavam chorando", relatou Fiorentino em 2015. No entanto, Oldman alega que o ocorrido com o telefone teria sido um acidente.

Harry Potter
O fim de Draco Malfoy seria diferente em "Harry Potter"! Saiba como
Era montagem! Rupert Grint não estava presente na reunião de "Harry Potter"
Descubra qual seria seu Expecto Patronum em "Harry Potter" neste quiz
"Harry Potter": de antissemitismo à violência doméstica, saiba 5 polêmicas envolvendo a saga
ver todas as notícias de Harry Potter Ver + matérias
Principais
notícias
sobre
o mesmo tema