Jornalista e entusiasta do pop, posso escrever o dia todo sobre Taylor Swift ou BLACKPINK, enquanto maratono minhas séries preferidas.
"Mulheres Apaixonadas" será a próxima novela no "Vale a Pena Ver de Novo", substituindo a história de sucesso "A Favorita". Com Bruna Marquezine, Christiane Torloni, Tony Ramos e Susana Vieira no elenco, o enredo marcou gerações de apaixonades por novelas de Manoel Carlos. Para reativar sua memória, o Purebreak separou 6 pontos essenciais para entender a história de "Mulheres Apaixonadas".

Segundo notícias de portais nacionais, divulgadas nesta sexta-feira (2), "Mulheres Apaixonadas" será a próxima novela reprisada em "Vale a Pena Ver de Novo", da Rede Globo. A produção de Manoel Carlos, que mostra a estreia de Bruna Marquezine nas telinhas, foi ao ar originalmente em 2003 e já tinha sido reprisada no canal Viva.

"Mulheres Apaixonadas", além de marcar o coração do público noveleiro, também trouxe vários debates importantes, incluindo violência doméstica e, até mesmo, foi um tímido passo para a representatividade LGBTQIAP+ na televisão brasileira.

Se você não se lembra direito do enredo, que conta também com Christiane Torloni e Tony Ramos no elenco, calma que a gente veio te ajudar. O Purebreak separou 6 pontos centrais da novela, para relembrar toda a história. Confira!

1. Triângulo amoroso principal

Um tema clássico de novela é o triângulo amoroso - ou algo envolvendo amores proibidos e traições. "Mulheres Apaixonadas" tem isso de sobra. A trama central de Manoel Carlos fala de Helena, interpretada por Christiane Torloni. Na história, ela vive um casamento de 15 anos com Téo (Tony Ramos), mas sabe que a paixão já acabou.

Nesse contexto, ela reencontra César (José Mayer), um antigo namorado, e percebe todos os sentimentos retornarem. Helena vai se questionar se é mesmo feliz e se decidiu ficar com o homem errado. Téo também teve seus casos e chegou a ter um filho com Fernanda (Vanessa Gerbelli), uma garota de programa. Lucas (Victor Cugula), fruto da traição, é adotado por Téo e Helena, que não sabe da verdade.

Além da protagonista, as suas irmãs Hilda (Maria Padilha) e Heloísa (Giulia Gam), ambas casadas e em relacionamentos complexos, também marcam a história.

2. A história de Salete, de Bruna Marquezine

Téo e Fernanda continuam próximos, apesar de não terem mais um envolvimento amoroso. Eles são grandes amigos e o rapaz é muito próximo de Salete, filha da moça, interpretada por Bruna Marquezine. A atriz de "Maldivas" já disse em algumas entrevistas que conseguiu o papel por chorar com facilidade e se tem uma coisa que Salete faz na novela é derrubar lágrimas.

Um dia, Téo e Fernanda estão andando de carro quando ficam no meio de uma troca de tiros fatal. Ele é atingido, mas sobrevive - o mesmo não se pode dizer sobre a personagem de Vanessa Gerbelli. Um pouco antes de morrer, porém, ela conta a verdade sobre Lucas para Helena.

Após a morte de sua mãe, Salete vai morar com a avó Inês (Manoelita Lustosa), que é uma grande aproveitadora.

"Mulheres Apaixonadas": Fernanda (Vanessa Gerbelli) morre, deixando Salete (Bruna Marquezine) sozinha
"Mulheres Apaixonadas": Fernanda ( Vanessa Gerbelli ) morre, deixando Salete (Bruna Marquezine) sozinha

3. Dóris e agressão aos avós

Outra trama inesquecível de "Mulheres Apaixonadas" é de Dóris (Regiane Alves). A personagem maltratava e xingava seus avós, Flora (Carmem Silva) e Leopoldo (Oswaldo Louzada), sendo odiada pelo público. A atriz já afirmou que era intimidada na rua, pela raiva que Dóris provocava, e foi considerada uma das piores filhas - e netas - da história da TV.

Carlão (Marcos Caruso), pai da jovem, não escapava das humilhações - mas nada se compara ao que ela fazia com os avós. O pai dela chega a bater em Dóris um momento, mas não consegue controlar seu comportamento nocivo. Leopoldo vai apartar uma briga dos dois e acaba caindo, após ser empurrado pela neta. A partir daí, Carlão decide que é melhor separar a sua filha dos idosos.

4. Raquel trouxe debate sobre violência doméstica

Ainda sobre violência doméstica, Raquel (Helena Ranaldi) também foi importante para trazer a temática à novela. Ela era vítima do marido, Marcos (Dan Stulbach), que frequentemente a espancava. Em uma cena marcante, ele chega a atingí-a com uma raquete. Raquel tenta escapar do rapaz, mudando de cidade, mas em sua obsessão, ele a persegue no Rio de Janeiro.

Um verdadeiro psicopata, Marcos também torturava Raquel psicologicamente e impedia que a moça seguisse sua vida, encontrando novos amores e até novos empregos.

"Mulheres Apaixonadas": Raquel (Helena Ranaldi) era vítima da violência de Marcos (Dan Stulbach)
"Mulheres Apaixonadas": Raquel (Helena Ranaldi) era vítima da violência de Marcos (Dan Stulbach)

5. Casal LGBTQIAP+ no horário nobre da Globo

A gente sabe que a história da representatividade LGBTQIAP+ na TV brasileira não é muito vasta, mas "Mulheres Apaixonadas" trouxe um pouco mais de diversidade às telas. No enredo, Rafaela (Alinne Moraes) e Clara (Paula Picarelli) se apaixonavam, sendo um dos primeiros casais lésbicos da Globo.

Até o fim, porém, o casal de adolescentes não se beija, trocando apenas um selinho enquanto estão interpretando em uma peça. Mas a novela trouxe a reação da família com o namoro dos jovens e ainda surpreendeu com a aceitação ampla do público do casal LGBTQIAP+.

6. Romance proibido com padre

"Mulheres Apaixonadas" andou para que "Fleabag" pudesse correr. Na trama, Estela (Lavínia Vlasak) se apaixona por Padre Pedro (Nicola Siri), vivendo uma história de amor proibido. Apesar de nunca concretizarem o interesse, não há dúvidas do clima entre os dois. A história atraiu atenção dos telespectadores, que se dividiram entre apoiar e condenar o possível casal.

No fim, Pedro chega a abandonar a vida de padre, encerrando suas atividades religiosas com o batizado do afilhado de Helena e Téo. Ao descobrir o que aconteceu, Estela vai atrás dele e eles trocam um primeiro beijo.

É muita história boa em "Mulheres Apaixonadas", né? Quem mais está animade para rever a novela?

Globo
Novela mexicana na Globo? Após bater recordes de audiência, trama com Dulce María chega ao Globoplay
"Só comem e cagam"! Participante de "Túnel do amor 2" acusa panelinha e detona quem não colocou fogo na atração
Atriz de "As Five" e "Malhação" rompe com a Globo após 6 anos. Saiba quem!
"Vai na Fé": Jenifer grávida? Detalhe no corpo da filha de Sol a faz levantar suspeitas
ver todas as notícias de Globo Ver + matérias
sobre
o mesmo tema