O Purebreak é um universo paralelo onde as pressões típicas dos jovens parecem menores. Famosos, música, cinema, séries, games e notícias... Quer saber o que está bombando? Então faça um Break com a gente!
Auto-conhecimento e pequenas ações podem te ajudar a melhorar um dia ruim
Auto-conhecimento e pequenas ações podem te ajudar a melhorar um dia ruim
Acabou de acordar e não recomenda a ninguém? Uma série de motivos podem estar influenciando a sua bad matinal. Ela pode ser algo passageiro e fácil de resolver ou um estado mais sério que precise de acompanhamento profissional. Por isso, falamos com uma terapeuta e separamos uma série de dicas que podem te ajudar a identificar qual é o seu caso e dar um up no seu humor.

Tem dias que tudo o que a gente quer é ficar na cama. Embora seja chato, nem sempre um dia desses deve ser motivo de preocupação ou de autocobrança. Pra te ajudar em momentos assim, vão aí 7 dicas para se entender melhor, sair desse estado e compreender se é o caso de procurar ajuda profissional.

Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) - Psicóloga Suélen Urio, Psicóloga,  Psicologia, Terapia, Consultório de Psicologia, Atendimento Psicológico,  Clínica de Psicologia, Psicoterapia, Atendimentos Sociais, Grupos de  Acolhimento, Psicólogo Atendimento ...

1- Se conheça!

A primeira dica é perguntar a si mesme: "isso está acontecendo toda hora? Todo dia? Ou é só hoje? O que aconteceu ontem pra eu acordar assim?". Às vezes coisas que aconteceram e você achou que não eram nada demais podem estar influenciando seu humor. Se a tristeza estiver aparecendo com constância e sem um motivo aparente, é importante observar seus hábitos e como você tem cuidado do próprio corpo. Tem ido dormir muito tarde? O que tem comido? Está tomando pouco sol? Passando tempo demais na balada? Tomando algum remédio? Abusando do álcool? Todas essas coisas podem estar bagunçando os hormônios que te fazem ficar feliz e disposte.

2- Movimente-se!

Despertar seu corpo é uma ótima forma de melhorar o humor. Isso não quer dizer que você precisa fazer mil abdominais logo de manhã. Procure exercícios que trabalhem a mobilidade e te façam mexer o corpo como um todo. Alongamentos, Pilates ou Yoga podem ser uma boa opção. Outra boa prática é caminhar pela manhã, o que também vai te garantir uma boa dose de sol.

3- Avalie seu sono

Se você tem acordado indisposte com constância, pode ser importante observar como anda o seu sono. Você tem dormido pouco? Acorda muito durante o sono? Teve insônia no meio da noite? Tem dificuldades para pegar no sono? Essa falta de regulagem afeta diretamente o seu estado nas primeiras horas do dia.

4- Procure a natureza

No meio da cidade, nem todos tem essa possibilidade mas, se você tem, buscar contato com a natureza é uma ótima forma de retomar o bem-estar. Pode ser uma praia, um parque bem arborizado ou até mesmo alguns minutos olhando o céu.

5- Não carregue o que não é seu

Se você avaliou todos os pontos acima e acha que está tendo uma vida saudável, mas, apesar disso, a tristeza segue batendo, vale olhar se não está sob efeito de alguma pressão externa. Por exemplo, estudantes em véspera de vestibular podem ficar sobrecarregades pelas expectativas da família. Jovens adultes podem estar sofrendo com sobrecarga no trabalho ou assédio moral. Essas dinâmicas relacionais acabam afetando negativamente, sem que percebamos, nosso julgamento sobre nós mesmes e podem culminar em uma depressão.

A sobrecarga emocional ou no trabalho pode ser um fator causador de tristeza e depressão
A sobrecarga emocional ou no trabalho pode ser um fator causador de tristeza e depressão

6- Reconheça as coisas boas

Pessoas em um estado depressivo podem ter uma enorme dificuldade de seguir essa dica e não devem se cobrar quanto a isso. Mas, se você está apenas num dia ruim, tirar um tempo para notar tudo de bom que te cerca pode ser uma prática valiosa. Pode ser qualquer coisa: uma família que te apoia, uma casa onde pode dormir com segurança, amigues. Ou mesmo atributos pessoais: talvez você tenha alguma habilidade específica como cozinhar, dançar ou tocar um instrumento, talvez seja ótime em fazer piadas ou muito empátiqueo. Seja o que for, tome um momento para olhar para isso e agradecer.

7- Tenha bons encontros

Vá atrás do que te faz bem. Pode ser ume amigue que sabe escutar ou te faz rir ou ume parente gentil em quem você confia. Também pode ser um livro que te faça pensar ou um filme ou música que te lembre quem você é nos momentos de alegria.

Family GIF

8- Procure ume profissional!

Se você se sente nesse estado constantemente e não está sendo capaz de ajudar a si mesme, não deixe de procurar ajuda de ume terapeuta. E evite enrolar pra isso! Lembre que existem atendimentos a preços populares e até gratuitos ou pelo plano de saúde. Quanto mais cedo você começar esse movimento, mais rápido sua vida como um todo pode se tornar melhor!

Essa matéria foi feita com a ajuda da terapeuta Cinthya Brêtas e você pode ler mais dicas sobre terapia e bem-estar no Instagram: @cinthyabretas.

Por Ana Beatriz Bretas

sobre
o mesmo tema