Jornalista e entusiasta do pop, posso escrever o dia todo sobre Taylor Swift ou BLACKPINK, enquanto maratono minhas séries preferidas.
9 Fotos
Veja as fotos!
O relacionamento tóxico não é reservado para namoros ou crushes. É muito possível - e até comum - ter esse tipo de relação entre amigues. Mas não precisa ser assim! Você tem todo o direito de exigir o melhor para si e pode reverter a situação. Para te ajudar nessa, o Purebreak separou alguns sinais de amizades tóxicas e 5 passos práticos para sair dessa situação. Confira!

Nesta quarta-feira (20), celebramos o Dia do Amigo e o Dia Internacional da Amizade. Por isso, as redes sociais se enchem de mensagens fofas, com BFFs incríveis sendo relembrados na mídia. Mas a gente sabe que qualquer amizade é feita de altos e baixos - e alguns "baixos" podem ser tão ruins, que beiram a relação tóxica.

Porque, vale lembrar, não é só com namoros e cruses que o abuso pode rolar. Um relacionamento tóxico pode acontecer entre amigos, família e até mesmo na relação de fã com ídolo. Ou seja, sempre é importante ficar atente aos sinais.

Quando uma amizade está mais para o lado pesado e negativo, você pode sentir que passar o tempo com a pessoa não está te fazendo bem, não tem mais vontade de compartilhar o que rola na sua vida e sente que e amigue não fica feliz com as suas conquistas.

Se identificou? O Purebreak veio para te ajudar! Separamos 5 passos simples.

1. Dê um passo para trás

A primeira coisa a se fazer é dar um passo para trás e olhar o contexto completo. Tente repensar os momentos em que você se sentiu mal, se colocando no lugar de amigue. Será que elu não se expressou mal ou teve motivos para agir daquele jeito? Nesse caso, também vale pedir a opinião de pessoas de confiança - porque ninguém quer que você se culpe pelo comportamento tóxico do outro. A questão é só ver se está sendo juste nessa avaliação inicial.

Cassie Euphoria Maddy Eating Up Cassie GIF - Cassie Euphoria Maddy Eating  Up Cassie Maddy Euphoria - Discover & Share GIFs

2. Reflita sobre o sentimento

Pense muito sobre o que sente e quais momentos mais percebeu essa toxidade ne amigue. Foi quando elu contou um segredo seu? Não te convidou para sair? Zoou algo que te incomoda (e sabe que te magoou)? Podem ser vários pontos. Tente relembrá-los e faça alguns questionamentos para si mesme. Por que se sentiu assim? Foi a ação, foram as palavras ou os dois que te afetaram? Assim, você terá seus pensamentos mais claros para os próximos passos.

3. Marque uma conversa

Quando lidamos com alguém bem tóxico, que tem um quê de maldade nas ações, uma conversa pode não fazer muito bem. Porém, na maioria dos casos, a pessoa está te fazendo mal sem perceber, por questões próprias. Por isso, é importante conversar e expor alguns de seus sentimentos e o seu lado da situação. Caso contrário, e amigue poderá interpretar o rompimento da relação de maneira equivocada. Só que é claro que você precisa levar o seu tempo e ter essa conversa apenas quando estiver pronte.

4. Tire um tempo para você

Conversou e desabafou? Dê uma afastada e tire um tempo distante, para refletir sobre tudo o que rolou. A gente não pode garantir que será uma conversa pacífica e é provável que a outra pessoa fique reativa com a sua fala e até se ofenda. De toda forma, se afastar é o caminho certo em todos os cenários. Repare como a sua vida fica sem a pessoa e, se for inevitável se encontrarem presencialmente, troque um "oi" simpático e não alongue o papo.

5. Ouvir o outro lado pode ser bom

Depois de falar tudo o que pensa, tirou o seu tempo e se restabeleceu, pode ser o momento de ouvir o outro lado. Afinal, a pessoa foi pega de surpresa com o rompimento e teve também o seu tempo de pensar. Mas, para isso, é importante que ela te procure e mostre se está disposte a mudar. Nesse ponto, vale a mesma dica: se e amigue em questão for realmente bem tóxico, sem salvação, corte o mal pela raiz e se priorize sempre!

No final, dá tudo certo e manter as pessoas certas ao seu redor é essencial para ter crescimento e muita felicidade com o passar dos anos!

sobre
o mesmo tema