Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
Um estudo realizado por cientistas portugueses revelou que beber café ativa áreas do cérebro relacionadas com o estado de alerta, a memória de trabalho e o comportamento orientado para objetivos, mais do que a simples cafeína. Isto sugere que os benefícios únicos do café podem ir além do seu conteúdo de cafeína.

Você é daqueles que sempre toma uma xícara de café ao acordar? Muita gente só sente que está realmente pronto para iniciar o dia depois de beber um cafezinho gostoso. Essa bebida tem o poder de nos deixar mais alertas e dispostos, dando toda a energia que precisamos para começar a trabalhar, estudar ou fazer qualquer outra atividade. Mas como isso acontece? O que o café realmente faz com a gente? Entenda!

Experiência de beber café é única

Vários cientistas já estudaram os efeitos do café no nosso corpo. Você já deve ter ouvido falar que essa bebida dá mais energia e disposição. Alguns pesquisadores portugueses, porém, começaram a investigar se isso tem relação apenas com a cafeína ou se é algo relacionado a toda a experiência de beber café. O professor Nuno Sousa, da Universidade do Minho, explicou que há uma expectativa de que o café aumente o estado de alerta e o funcionamento psicomotor de uma pessoa. "Quando você entende melhor os mecanismos subjacentes a um fenômeno biológico, você abre caminhos para explorar os fatores que podem modulá-lo e até mesmo os benefícios potenciais desse mecanismo", revelou.

O que os pesquisadores descobriram?

Para descobrir a verdade sobre o poder do café, alguns cientistas chamaram um grupo de pessoas que tem o costume de beber pelo menos uma xícara de café por dia. Para a pesquisa, eles não podiam comer ou beber comidas com cafeína até 3h antes da pesquisa. Para começar, cientistas entrevistaram os participantes para coletar alguns dados importantes pessoais. Depois, fizeram exames de ressonância magnética para comparar os dados antes e 30 minutos depois de tomar cafeína ou uma xícara de café.

A expectativa era de que os exames mostrassem que quem bebe café tem maior integração de redes ligadas ao córtex pré-frontal (que é a parte do cérebro associada à memória executiva) e à rede de modo padrão (relacionado a processos de introspecção e autorreflexão). Afinal, já sabemos que existem efeitos neuroquímicos conhecidos do consumo de café. Após o estudo, os cientistas perceberam que a conectividade da rede no modo padrão diminuiu depois de beber café e também depois de tomar cafeína. O que isso significa? O consumo de café e cafeína te deixa mais preparado para começar um trabalho em determinada tarefa após um período de descanso.

Beber café é mais benéfico que beber cafeína

Existe uma grande diferença entre beber café e beber a cafeína, que pode ser encontrada em outras bebidas e alimentos. No estudo, percebeu-se que o café também aumentou a conectividade na rede visual superior e na rede de controle executivo direita. Essas partes do cérebro estão relacionadas à memória de trabalho e ao controle cognitivo . Só tem um problema: a cefeína pura não ativa essas funções. Isso quer dizer que o que realmente aumenta sua produtividade não é necessariamente a cafeína, mas a xícara de café.

"A conectividade funcional também diminuiu entre as redes somatossensoriais/motoras e o córtex pré-frontal, enquanto a conectividade em regiões da rede visual superior e da rede de controle executivo direito aumentou após beber café. Em palavras simples, os sujeitos estavam mais prontos para a ação e alertas aos estímulos externos depois de tomarem café", explicou a Dra. Maria Picó-Pérez da Universidade Jaume.

Por isso, um refrigerante com cafeína ou qualquer outro alimento/bebida com essa substância não vai trazer o mesmo efeito que uma xícara de café te oferece. "Tendo em conta que alguns dos efeitos que encontramos foram reproduzidos pela cafeína, poderíamos esperar que outras bebidas cafeinadas partilhassem alguns dos efeitos. No entanto, outros eram específicos para o consumo de café, motivados por fatores como o cheiro e o sabor específicos da bebida ou a expectativa psicológica associada ao consumo dessa bebida", disse Picó-Pérez.

Café sem cafeína

Beber café é uma grande experiência que promove todos esses benefícios. Por isso, alguns autores defendem que a experiência de beber café sem cafeína também pode trazer as mesmas vantagens. Porém, ainda são necessários mais estudos. Outra hipótese levantada é que todos esses benefícios que são alegados por quem consume café podem ter mais relação com sintomas de abstinência. Mais uma vez, são necessários mais estudos para entender melhor. Vale ressaltar ainda que cada organismo tem um próprio metabolismo e, por isso, pode reagir de formas diferentes.

sobre
o mesmo tema