Brasileira acusa "1899", da Netflix, de plágio e criadora responde
Publicado em 21 de novembro de 2022 às 11:09
Por Luísa Silveira de Araújo | Redatora
Jornalista e entusiasta do pop, posso escrever o dia todo sobre Taylor Swift ou BLACKPINK, enquanto maratono minhas séries preferidas.
A nova série da Netflix, "1899", foi acusada de plágio por autora brasileira. Mariana Cagnin tweetou sobre a polêmica, no último domingo (20), apontando semelhanças da produção com a sua HQ original, "Black Silence", lançada em 2016. A confusão foi tanta que a produtora alemã, Jantje Friese, teve que se pronunciar e rebateu com nova acusação: "esquema para vender mais". Confira!
Brasileira acusa "1899", da Netflix, de plágio e criadora rebate: "Esquema para vender mais" Brasileira acusa "1899", da Netflix, de plágio e criadora rebate: "Esquema para vender mais"© Reprodução, Netflix
Mariana Cagnin é autora de "Black Silence" e acusa série da Netflix de plágio
"1899" traz detalhes nos olhos dos personagens, assim como HQ de brasileira
Criadora da série "1899" rebate acusação de plágio: "Nem sabíamos da existência dessa graphic novel"
"1899" tem mesmos produtores de "Dark" e foi lançada na Netflix na última quinta-feira (17)
"1899" é acusada de plágio por autora brasileira e web reage em defesa: "Absurdo"
Veja + após o anúncio

Mariana Cagnin, autora brasileira da HQ "Black Silence", foi ao Twitter no último domingo (20) fazer uma grave denúncia. Segundo a escritora, a nova série da Netflix, "1899", é um plágio de sua obra, lançada em 2016. A produção chegou ao streaming na última quinta-feira (17) e vem acumulando comentários positivos de fãs até então - porém, a nova polêmica ameaça não só a série, como os criadores do título, Jantje Friese e Baran bo Odar.

Ainda nas redes sociais, Cagnin apontou as semelhanças entre as duas obras e explicou como a sua HQ autoral poderia ter chegado nas mãos dos produtores internacionais. Os autores da série já vieram a público, negar a acusação da autora. Confira tudo o que rolou!

Autora brasileira acusa Netflix de plágio

No Twitter, Mariana Cagnin fez uma thread evidenciando todas as semelhanças entre "Black Silence", sua HQ de 2016, e a nova série da Netflix "1899". Ambas as histórias, de ficção científica, contam com elementos em comum, como a pirâmide, os formatos misteriosos nos olhos dos personagens e mortes que acontecem em local específico.

Mariana ainda vai além e mostra desenhos de seus quadrinhos ao lado de fotos promocionais e cenas de "1899", onde fica nítido como são parecidos. A autora explicou que levou o trabalho à diversas feiras internacionais e apresentou a obra a produtores: "Não é difícil de imaginar o meu trabalho chegando neles. Eu não só entreguei o quadrinho físico como disponibilizei a versão traduzida para o inglês", afirma.

Vários internautas ficaram ao lado da autora de "Black Silence" e ainda relembraram o caso de "Aventuras de Pi". O filme, ganhador de Oscar em 2013, foi baseado em livro acusado de plagiar história do brasileiro Moacyr Scliar. Será que a polêmica irá se repetir?

Criadores de "1899" negam plágio e acusam brasileira de "esquema"

A polêmica foi tanta que a produtora e roteirista de "1899", Jantje Friese, se pronunciou no Instagram nesta segunda-feira (21). A profissional, conhecida por "Dark" - outro sucesso da Netflix - não tem costume de usar as redes sociais, mostrando a urgência de divulgar a sua mensagem.

"Uma artista brasileira alegou que roubamos a história de sua graphic novel. Para deixar claro: nós não fizemos isso! Até ontem nem sabíamos da existência dessa graphic novel. Ao longo de dois anos, colocamos dor, suor e exaustão na criação de '1899'. Esta é uma ideia original e não baseada em nenhum outro material. No entanto, estamos sendo bombardeados com mensagens - algumas delas feias e ofensivas", escreveu Friese.

Ela ainda vai além e acusa Mariana Cagnin de possível estratégia para aumentar suas vendas: "Alguém dá um alarme falso e todos vão em cima, sem ao menos checar se as afirmações fazem sentido. Claro que isso deve ser um esquema para vender mais de suas histórias em quadrinhos: bem jogado", concluiu a produtora.

Palavras-chave
Polêmica Séries Filmes e Séries Streaming
Tendências
Todos os famosos
Últimas Notícias
Príncipe Andrew participou de orgia com menores de idade na ilha de Jeffrey Epstein, chefe de rede de tráfico sexual
Príncipe Andrew participou de orgia com menores de idade na ilha de Jeffrey Epstein, chefe de rede de tráfico sexual
4 de janeiro de 2024
Corpo de Bruna Marquezine impressiona: atriz usa biquíni cavado e body chain ao chegar em Noronha
Corpo de Bruna Marquezine impressiona: atriz usa biquíni cavado e body chain ao chegar em Noronha
4 de janeiro de 2024
Júlio Cocielo pode pegar até 5 anos de prisão por falas racistas na web; MPF identificou 9 posts com preconceito racial
Júlio Cocielo pode pegar até 5 anos de prisão por falas racistas na web; MPF identificou 9 posts com preconceito racial
4 de janeiro de 2024