O Purebreak é um universo paralelo onde as pressões típicas dos jovens parecem menores. Famosos, música, cinema, séries, games e notícias... Quer saber o que está bombando? Então faça um Break com a gente!
Cabelo no verão: 5 dicas para manter a saúde capilar em dia!
Cabelo no verão: 5 dicas para manter a saúde capilar em dia!
Segundo a tricologista Viviane Coutinho, os cuidados com os fios precisam ser constantes e, dessa maneira, eles estarão preparados para a agressão solar. Entretanto, alguns cuidados ajudam a protegê-los, ainda mais, dos raios ultravioletas. Confira!

Os dias ensolarados nos lembram que a época de maior calor está chegando e, diferente do que pensam, não são só a nossa pele ou o organismo que necessitam de cuidados. No verão, é importante estar ciente de que os cuidados com o sol precisam ser respeitados para garantir nosso bem-estar e saúde, inclusive aplicando-os aos cabelos, já que os fios sofrem intensa agressão neste período.

Cabelo Longo GIF - Denise Richards Model Hairflip - Discover & Share GIFs

Pensando em garantir que as madeixas permaneçam lindas e fortes, conversamos com a tricologista Viviane Coutinho. Especialista no tema, ela é membro docente da Academia Brasileira de Tricologia, além de ser CEO do Instituto VIC, referência em saúde capilar. A seguir, confira as dicas que ela compartilhou.

1. Antes da exposição, cuide do cabelo

Garanta que, mesmo antes da exposição solar, seus fios estejam saudáveis para enfrentar e suportar a agressão que ele irá sofrer no verão. A melhor maneira de fazer isso é nutrindo-o regularmente.

2. Entenda se há necessidade de cuidados especiais

Quando falamos de fios quimicamente tratados ou tingidos, é importante entender que tipo de cuidados especiais eles necessitam. Sabendo disso, será possível redobrar os cuidados e garantir que eles não sofrerão grandes impactos mesmo durante a exposição ao sol.

3. Siga o cronograma capilar

O cronograma capilar é uma agenda de cuidados que "cercará" seus cabelos de possíveis danos que ele pode sofrer, e não só no verão, já que as impurezas do dia a dia são bem agressivas ao fio. Entretanto, Viviane lembra que, em dias de sol, esses danos são ainda maiores devido à potência dos raios ultravioletas. Por isso, manter o cronograma em dia é uma maneira eficaz de garantir que a saúde capilar esteja em dia antes, durante e depois de um dia de praia ou piscina.

4. Invista em ativos nutritivos

Ao longo do cronograma capilar, temos três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. A doutora Viviane reforça que todas elas são essenciais, mas que, na segunda fase, aquela em que vamos repor os nutrientes perdidos do fio, o segredo é apostar em ativos que podem ajudar bastante seu cabelo. Vale a pena investir em alguns deles, como argan, macadâmia, avelã e outras manteigas específicas para este uso.

5. Proteção nunca é demais!

Por fim, a tricologista alerta que usar uma proteção adicional para reduzir os impactos que o sol causará nos fios é de extrema importância.

"Chapéu, boné e guarda-sol são elementos insubstituíveis para aproveitar o sol e garantir não só a saúde do cabelo, mas do corpo todo. Lembrem de usar protetor solar para o cabelo. Já é possível encontrar este produto e eu aconselho que ele esteja dentro da nécessaire de todos os amantes do verão. Além disso, beber água regularmente faz grande diferença para os fios, que assim como nós, precisam de água", conclui.

sobre
o mesmo tema