Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
A "Choquei" está envolvida em uma grande polêmica após uma menina cometer suicídio após ter fake news sobre sua vida veiculadas na página.

A morte de Jéssica Canedo após ser vítima de fake news na internet levantou uma grande polêmica na web. A jovem cometeu suicídio após supostas mensagens que teria trocado com Whindersson Nunes . As imagens eram falsas, mas a repercussão que tomou foi muito grande, levando à tragédia. Após o ocorrido, a internet começou a fazer críticas sobre a Choquei, página que está presente no Twitter e no Instagram e reproduz notícias, mas sem uma checagem de fatos. Internautas estão cobrando responsabilidade do portal, que foi um dos que mais veiculou a fake news acerca de Jéssica. Entenda a linha do tempo da polêmica.

Fake News da Choquei

Na última semana, começou a circular na internet prints de uma suposta troca de mensagens entre Jéssica Caneto e Whindersson Nunes, indicando um possível relacionamento entre eles. As fotos começaram a ser divulgadas pelo perfil Garotx do Blog, sendo reproduzida por vários perfis de fofoca, incluindo a Choquei, perfil de grande alcance no Brasil todo.

Morte de Jéssica

Logo após as mensagens começarem a circular na web, Jéssica Caneto e sua mãe negaram que elas fossem verdadeiras. Porém, os perfis não apagaram o conteúdo, permitindo que a notícia continuasse a ser veiculada. No dia 22 de dezembro, veio a confirmação de que Jéssica Caneto foi encontrada morta vítima de suicídio. Segundo os familiares e amigos, ela sofria de depressão.

Denúncia da Choquei

Apos toda a polêmica, internautas começaram a denunciar a Choquei na internet. Pessoas estão pedindo que haja uma maior regulamentação sobre os portais na web que reproduzem notícias sem checar. A web pede uma maior responsabilidade ética para evitar que casos como o de Jessica se repitam.

Whindersson Nunes e mãe de Jessica se pronunciam

Whindersson Nunes lamentou a morte de Jessica. "Estou extremamente triste. Voltei ao dia em que perdi meu filho. Que ninguém passe pela dor de enterrar um filho", disse. A mãe de Jessica também falou sobre a perda da filha. "Ela chegava aqui chorando [e falando]: 'Mamãe pede para eles pararem, porque eu não estou aguentando, faz alguma coisa'. O que eu podia fazer? Eu só gravei um vídeo pedindo para eles pelo amor de Deus que parassem porque se eles tivessem parado, capaz que a minha filha hoje estaria aqui", falou. Ela também responsabilizou a Choquei pelo que aconteceu com sua filha. "Esse tal de Choquei que postou primeiro, eu nem sei o que é esse trem, ela que me mostrou que estavam xingando ela nessa página. Ela já não estava aguentando mais. A menina já estava com a cabeça ruim, ela não estava bem, estava doente, a gente tem muitos laudos dela doente, ela não estava bem e isso ai fez com que ela fizesse essa tragédia", continuou.

Em nota, a Choquei se isentou das acusações. "O perfil Choquei, por meio de sua assessoria jurídica, vem esclarecer aos seus seguidores e amigos que não ocorreu qualquer irregularidade na divulgação das informações prestadas por esse perfil. Cumpre esclarecer que não há responsabilidade a ser imputada pelos atos praticados, haja vista a atuação mediante boa-fé e cumprimento regular das atividades propostas", declarou.

sobre
o mesmo tema