O Purebreak é um universo paralelo onde as pressões típicas dos jovens parecem menores. Famosos, música, cinema, séries, games e notícias... Quer saber o que está bombando? Então faça um Break com a gente!
Manter uma vida equilibrada e com foco parece ser um desafio nos dias atuais. Com o bombardeio de todos os lados com informações, as redes sociais podem ser benéficas mas, em contrapartida, gerar altos níveis de ansiedade. O monge-chefe, Shunmyo Masuno tem ensinamentos para ter serenidade na rotina.

por Biia Santos

Viver bombardeade de informações pode ter seus benefícios mas, para algumas pessoas, isso se torna um gatilho psicológico. O mesmo acontece quando temos uma rotina desequilibrada, que acaba trazendo mais problemas de saúde para o nosso corpo.

O monge-chefe de um templo zen-budista, Shunmyo Masuno, comenta sobre como manter a serenidade neste mundo caótico. Em seu novo livro "Don't Worry", ele explica como focar no aqui e agora pode nos libertar de uma ansiedade desnecessária.

O autor best-seller ainda deu uma entrevista ao The New York Times no qual ele aborda algumas práticas que o ajudam no dia a dia. Segundo ele, 90% das coisas que nos preocupamos nunca se concretiza e, por isso, o mal estar emocional (e às vezes, físico) aparece. Veja como evitá-lo:

1. ACORDAR MAIS CEDO

Aqui o "truque" para se sentir melhor ao longo do dia é ter a sensação de dever cumprido. A dica não é madrugar, mas acordar pelo menos 30 minutos mais cedo do que o habitual.

2. PRIORIZAR A LIMPEZA PRIMEIRO

Durante a entrevista, o monge afirmou que sempre realiza uma tarefa doméstica por 10 minutos no dia, em especial pela manhã. Isso o ajuda a começar sua jornada diária como um "herói" já que a cada dia ele escolhe um local para limpar, evitando grandes faxinas.

3. MEDITAÇÃO

A maioria de nós já ouviu falar sobre os benefícios da meditação. Masuno afirma que a prática é o segredo para manter sua serenidade e que, às vezes, aposta em exercícios de respiração nos momentos de maior estresse.

4. TOMAR UMA ATITUDE

Aqui, Masuno explica que para evitar que problemas desnecessários cresçam em sua mente, o ideal é tomar uma atitude prática sobre eles. É um método eficaz para aplacar a ansiedade e evitar pensamentos desenfreados.

5. EVITE A COMPARAÇÃO

Em uma realidade onde as redes sociais nos bombardeiam com "outras realidades", é quase impossível não se pegar comparando com a felicidade, o trabalho e a vida de outre. Porém, o monge afirma que, ao evitar esse comportamento, 90% das obsessões desaparecerão.

6. TROQUE O CELULAR PELA VIDA REAL

Outra dica que possa ser essencial para esta rotina: a reeducação para usar as redes sociais. Trocar momentos no aparelho por longas caminhadas ao ar livre, leituras, exercícios, como lutas e danças, ou até mesmo umas partidas nos games podem ajudar a ter mais sensação de "liberdade" e bem-estar. Qual hábito você começará primeiro?

sobre
o mesmo tema