Por Victor Viana
Covid-19: o quanto você sabe sobre as vacinas produzidas no Brasil?
Covid-19: o quanto você sabe sobre as vacinas produzidas no Brasil?
O mundo ainda está lutando contra a Covid-19 e as vacinas ainda são a única forma de prevenção. Infelizmente, há muita desinformação sobre o assunto e por isso o Puerebreak preparou um quiz para descobrir o quanto a galera está sabendo. Mas, é claro, nós também iremos compartilhar algumas informações com vocês.

Vacinas contra a Covid-19 estão sendo produzidas no mundo tudo, inclusive no Brasil. Apesar de toda a desinformação que gira em torno desse assunto, essa ainda é a única maneira eficaz de conter o coronavírus - além, claro, do isolamento social. O Instituto Butantan, responsável pela produção CoronaVac, já entregou mais de 27 milhões de doses ao governo e mesmo que ainda seja pouco comparado ao tamanho do nosso país, é preciso reconhecer o esforço que os cientistas brasileiros estão fazendo.

Mas, pra saber se você está mesmo por dentro desse assunto, o Purebreak preparou um quiz para testar os seus conhecimentos sobre as vacinas contra a Covid-19:

Qual vacina está sendo aplicada no Brasil?

No momento, nós temos duas vacinas sendo aplicadas no Brasil. Uma delas é a CoronaVac, que está sendo distribuída pelo Instituto Butantan, que conta com a parceria da farmacêutica chinesa Sinovac. Já a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), está produzindo e distribuindo a Oxford/AstraZeneca.

A CoronaVac é eficaz?

Sim, a CoronaVac possui 50,38% de eficácia. Isso significa que a pessoa tem apenas 50% de chances de contrair o coronavírus. Parece pouco, mas é preciso ressaltar que a vacina também impediu que 100% dos casos se tornassem algo mais grave. Então, mesmo que a pessoa pegue Covid-19 depois da vacina, ela não irá correr nenhum risco de vida.

A vacina Oxford/AstraZeneca é eficaz?

A Oxford/AstraZeneca possui 70% de eficácia, o que, obviamente, é melhor do que a CoronaVac. No entanto, ninguém precisa achar que uma é mais forte do que a outra. Ambas impendem que 100% dos casos se tornem algo mais grave.

Quem já teve Covid-19 precisa se vacinar?

No Brasil, já são mais de 12 milhões de casos de Covid-19. Ou seja, muita gente já teve a doença. Mesmo assim é fundamental que todos tomem as duas doses da vacina, independente se já tiveram ou não. Muitos especialistas ainda têm dúvida sobre essa questão da imunidade natural e quanto tempo ela dura.

Será necessário usar máscara após a vacina?

Usar máscara também é algo que será obrigatório durante muito tempo. Mesmo depois da vacina, as pessoas ainda podem carregar o vírus no seu organismo e transmiti-lo para outras. Ou seja, o uso da máscara segue sendo fundamental.

Tudo volta ao normal depois da vacina?

Muita gente acha que, após tomar a vacina, tudo voltará ao normal no mesmo instante. Bom, não é bem por aí. Cientistas acreditam que a vacina pode começar a fazer efeito somente quatro semanas após a segunda dose. Então, mesmo após a vacinação, ainda é indicado que a gente permaneça mais um tempo em isolamento social.

sobre
o mesmo tema