Jornalista e entusiasta do pop, posso escrever o dia todo sobre Taylor Swift ou BLACKPINK, enquanto maratono minhas séries preferidas.
7 atores negros que fizeram história em papéis originalmente brancos
9 Fotos
Veja as fotos!
O entretenimento ainda é um meio muito racista. A prova disso são os ataques que muitos atores negros sofrem ao serem escalados para papéis originalmente brancos. Por sorte, temos vários nomes importantes fazendo história e mudando essa ideia ultrapassada. Confira 7 artistas que arrasaram em papéis descritos como brancos.

No mundo do entretenimento, atores e atrizes negros têm muito pouco espaço em comparação aos artistas brancos. E mesmo quando há um movimento de inclusão, já vem logo um grupo contrariar determinada contratação. Isso fica mil vezes pior quando o filme ou série é baseado em um livro ou história em quadrinho, já que o fandom exige que o personagem tenha exatamente a mesma descrição da obra de origem.

Ou exige quando é o caso de um ator negro sendo escalado. Por exemplo, quantas vezes Ron Weasley é descrito como um rapaz incrivelmente alto e magro nos livros de "Harry Potter"? Mas ninguém ligou quando Rupert Grint, que tem a média de altura dos outros amigos, estrelou os 8 filmes da saga. A hipocrisia!

Por sorte, tem muitos artistas fazendo história e, aos poucos, aumentando a representatividade negra no mundo do cinema, da televisão e do streaming. Confira 7 exemplos perfeitos!

1. Leah Sava Jeffries em "Percy Jackson"

Quando o elenco da série "Percy Jackson e os Olimpianos" foi divulgado, muita gente não curtiu que a personagem Annabeth será interpretada por uma menina negra. Logo em seguida, Leah Sava Jeffries sofreu uma série de ataques racistas e chegou a ser defendida pelo autor, Rick Riordan, que disse que Leah é a Annabeth perfeita. Não errou, né?

"Leah é a Annabeth perfeita", afirmou Rick Riordan, autor de "Percy Jackson"
"Leah é a Annabeth perfeita", afirmou Rick Riordan, autor de "Percy Jackson"

2. Ncuti Gatwa em "Doctor Who"

O ator de Rwanda ficou famoso por interpretar o incrível Eric em "Sex Education". E nem precisa dizer que es fãs da série amaram saber que Ncuti será o próximo Doctor Who. A produção está no ar desde a década de 60 e já trouxe vários atores no papel de protagonista. Mas Gatwa faz história sendo o primeiro Doctor negro, tá bom para você? "Não há palavras para escrever o que estou sentindo", disse o ator em pronunciamento oficial.

Omg Eric Effiong GIF - Omg Eric Effiong Ncuti Gatwa - Discover & Share GIFs

3. Regé-Jean Page em "Bridgerton"

"Bridgerton" ficou conhecida por trazer diversidade em séries de época. Nas duas temporadas, dois protagonistas foram interpretados por atores não-brancos, mesmo esse não sendo o caso dos personagens dos livros. O Duque Simon, por exemplo, foi feito pelo incrível Regé-Jean Page, um artista negro. Mas também é importante lembrar de Kate Sharma, que foi para Simone Ashley, atriz com ascendência tamil.

"Bridgerton" trouxe representatividade com Regé-Jean Page
"Bridgerton" trouxe representatividade com Regé-Jean Page

4. Zendaya em "Homem-Aranha"

Michelle Jones, ou MJ, nas histórias em quadrinho de "Homem-Aranha" é uma menina branca. Mas na trilogia, estrelada por Tom Holland, a personagem é interpretada por Zendaya, uma atriz que constantemente fala sobre a importância da representatividade negra nas telas. É também um movimento que vem tomado mais enredos de super-heróis, que também já foi um universo bem branco.

Spiderman Mj GIF - Spiderman Mj I Love You - Discover & Share GIFs

5. Halle Berry e Zoë Kravitz em "Mulher Gato"

Ainda no mundo de heróis e de histórias em quadrinho, a Mulher Gato é uma personagem que, nos desenhos, é claramente branca e mesmo assim ganhou vida na pele de duas atrizes negras fantásticas. Enquanto Halle Berry assumiu o papel em 2004, Zoë Kravitz foi responsável pela Mulher Gato no novo filme de "Batman", com Robert Pattinson.

6. Halle Bailey em "Pequena Sereia"

Um dos filmes mais esperados para 2023 é o live action de "Pequena Sereia", estrelado por Halle Bailey. No desenho, todos sabem que a protagonista é branca e ruiva e, por isso, muitos criticaram a escolha de Halle. A necessidade de embranquecer o elenco é tanta que até mesmo uma sereia, que é um ser mitológico, tem que sofrer com essa regra.

7. Jordan Fisher em "Para Todos os Garotos"

Em "Para Todos os Garotos: P.S: Ainda Amo Você", John Ambrose é um menino branco e, inclusive, bem no final do primeiro filme, vemos o rapaz na pele do ator Jordan Burtchett, que também é branco. Porém, na continuação do longa, a Netflix optou por Jordan Fisher, um homem negro, que fez participação especial em "High School Musical: The Musical: The Series". Ele arrasou demais no papel e combina muito com John!

Principais
notícias
sobre
o mesmo tema