Por que comemoramos o Dia Internacional da Mulher? Conheça a história desta data
Publicado em 8 de março de 2021 às 10:38
Por Purebreak
O Dia Internacional da Mulher não é uma data para simplesmente exaltar as mulheres. Sua origem vem de movimentos que pediam melhorias nas condições de trabalho e culminaram em vários outros, como o de direito ao voto e as passeatas contra a violência. Se quiser conhecer melhor os acontecimentos que fizeram a data ser oficializada, acompanhe a linha do tempo incrível que preparamos.
Dia Internacional da Mulher: Por que comemoramos a data? Dia Internacional da Mulher: Por que comemoramos a data?© Getty Images
Você sabe por que o 8 de março foi escolhido como o Dia Internacional da Mulher?
Por que comemoramos o Dia Internacional da Mulher? Conheça a história
Conheça a história do Dia Internacional da Mulher
8 de março: Dia Internacional da Mulher - Conheça a origem da data
Equidade de gênero continua sendo a pauta principal no Dia Internacional da Mulher - Conheça a história da data
Veja + após o anúncio

A história no feminismo no Brasil é forte, resistente e linda. Mesmo assim, o Dia Internacional da Mulher ainda é visto por algumas pessoas como uma data para apenas exaltar as mulheres. Isso está mudando, principalmente porque as meninas mais jovens estão se tornando feministas e dando continuidade à luta iniciada por outras mulheres.

Como tudo começou? A data teve origem no final do século XIX, quando movimentos de mulheres e operárias lutavam por condições melhores de trabalho. Essas mobilizações também deram força à conquista do direito ao voto feminino e às manifestações contra a violência.

É importante destacar que foi uma luta, em sua maioria, de mulheres brancas, já que elas ocupavam as fábricas neste período. As mulheres negras na Europa e nos Estados Unidos - locais em que se concentraram as manifestações - viviam momentos diferentes e iniciaram sua luta a partir de outras reinvindicações. Isso não significa que o Dia Internacional da Mulher não seja para todas e sim que o feminismo possui diversas vertentes. O objetivo principal será o mesmo: a equidade de gênero.

A gente precisa falar sobre feminismo - Vivendo Simples

Primeiro Dia da Mulher Nacional (1908)

Muitas mulheres já estavam organizadas no final do século XIX pedindo melhores condições de trabalho e a garantia de direitos para a população feminina, o que é relatado em diversos filmes sobre a luta feminista. Em 1908, como resultado de todas essas articulações, aconteceu uma manifestação nos Estados Unidos que recebeu o nome de Dia da Mulher.

Ela foi organizada por socialistas e operárias estadunidenses que se reuniram nas ruas, no último domingo de fevereiro daquele ano. Em 1909 a manifestação se repetiu com a participação 2 mil pessoas, em Manhattan.

Criação do Dia Internacional da Mulher (1910)

Em 1910, aconteceu o II Congresso Internacional de Mulheres Socialistas, na Dinamarca. Nessa ocasião, Clara Zetkin propôs a criação do Dia Internacional da Mulher, mas não chegou a definir uma data.

Clara era alemã e participava do movimento operário, tendo se dedicado fortemente à conscientização feminina. Ela fundou a revista Igualdade, que durou 16 anos (1891 - 1907) e chegou a ser deputada em 1920.

O incêndio (1911)

No meio dessa efervescência de movimentos trabalhistas na Europa e nos Estados Unidos, ocorre um grande incêndio na fábrica têxtil Triangle Shirtwaist Company, em Nova York. A tragédia aconteceu em 25 de março de 1911, matando 125 mulheres e 21 homens que trabalhavam no local.

As condições de trabalho na época eram das piores: jornadas de 14 horas diárias de trabalho por seis dias durante a semana. A empresa tinha 600 trabalhadores, a maioria mulheres imigrantes judias e italianas, que tinham entre 13 e 23 anos.

O ocorrido serviu para reforçar a importância dos movimentos sindicalistas para a segurança dos trabalhadores e também para as mulheres, pois ocupavam a maioria nesses espaços e tinham condições de trabalho piores do que as dos homens.

Greve na Rússia (1917) - Marco da data do Dia Internacional da Mulher

Vários outros movimentos ocorreram após o incêndio pedindo redução nas jornadas de trabalho e outros direitos básicos com foco nas trabalhadoras. Em 1915, por exemplo, Clara Zetkin organizou uma conferência sobre a mulher.

Na Rússia, houve uma grande greve de trabalhadoras do setor da tecelagem, em 8 de março de 1917. As operárias pediram apoio aos metalúrgicos e o movimento foi capaz de reunir milhares de participantes e influenciar a Revolução Russa.

Feminism Feminist GIF - Feminism Feminist Feminismo - Discover & Share GIFs

Oficialização do Dia Internacional da Mulher (1975)

Aos poucos, as pessoas foram aderindo o 8 de março como o Dia Internacional da Mulher, em referência à greve russa. Muitas pessoas acreditam que o dia tenha sido criado em homenagem ao incêndio em Nova York, mas isso não é verdade.

Segundo a socióloga e professora da Universidade de São Paulo (USP), Eva Alterman Blay - que usamos como referência para contar todos estes acontecimentos -, a escolha não ocorreu por conta da tragédia na Triangle, mas o fato pesou junto com as fortes dificuldades enfrentadas pelas trabalhadoras e as perseguições que elas sofriam por apenas pedir o que deveria ser um direito. Por isso, foi um marco adicionado junto às lutas das mulheres.

FEMINISMO Você é contra ou à favor ? | S.O.S AUTOESTIMA Amino BR Amino

Clara Zetkin foi, portanto, a responsável por instituir e articular a proposta de um dia internacional para a luta das mulheres, mesmo que não tenha levantado uma data específica. Mas, claro, precisávamos de uma marcação oficial.

Em 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU) institucionalizou o Dia Internacional da Mulher como 8 de março e hoje podemos relembrar a história de resistência feminina para continuar a caminhada juntas.

Palavras-chave
Feminismo Mundo Política
Tendências
Todos os famosos
Últimas Notícias
Príncipe Andrew participou de orgia com menores de idade na ilha de Jeffrey Epstein, chefe de rede de tráfico sexual
Príncipe Andrew participou de orgia com menores de idade na ilha de Jeffrey Epstein, chefe de rede de tráfico sexual
4 de janeiro de 2024
Corpo de Bruna Marquezine impressiona: atriz usa biquíni cavado e body chain ao chegar em Noronha
Corpo de Bruna Marquezine impressiona: atriz usa biquíni cavado e body chain ao chegar em Noronha
4 de janeiro de 2024
Júlio Cocielo pode pegar até 5 anos de prisão por falas racistas na web; MPF identificou 9 posts com preconceito racial
Júlio Cocielo pode pegar até 5 anos de prisão por falas racistas na web; MPF identificou 9 posts com preconceito racial
4 de janeiro de 2024