João Maturana Estagiário
De sangue 100% escorpiano, João é filho do divórcio de Taylor Swift e Harry Styles e se encontrou no mundo da cultura pop.
9 Fotos
Veja as fotos!
O Dia da Mulher serve não apenas para nos lembrarmos da necessidade de continuar lutando por direitos e equidade de gênero, como também para exaltarmos o potencial feminino e celebrarmos as mulheres que nos inspiram. Então, nada melhor do que usar a data para listar algumas ícones que mostraram que sabem comandar, seja uma empresa, uma ideia ou até mesmo um país.

Alguns estudos já mostraram que empresas com mais mulheres no comando conseguem lucrar mais, que líderes femininas são mais confiáveis e elas são até mais eficientes na liderança do que os homens. Pensando nisso, para celebrar o Dia Internacional da Mulher, o Purebreak quis desconstruir o mito machista de que o gênero feminino é muito emotivo, sensível, frágil, ou qualquer outro adjetivo pejorativo, para liderar. Veja 9 mulheres no comando que mostraram o seu poder e nos inspiraram.

1 - Rihanna

Applause Rihanna GIF - Applause Rihanna Savage X Fenty GIFs

Rihanna fez história quando decidiu se tornar uma empresária de sucesso. Conciliando os negócios com sua carreira musical, a artista causou um grande impacto na indústria ao lançar linhas de maquiagem compatíveis com diferentes tonalidades de pele - o que pode soar como algo simples, mas que na verdade facilitou a vida de milhares de mulheres - e incluir nos desfiles de sua marca de moda e lingerie modeles fora do padrão. Revolucionária!

2 - Taylor Swift

Taylor Swift Deprogram Misogyny GIF - Taylor Swift Deprogram Misogyny Taylor Swift Misogyny GIFs

Taylor Swift se mostrou uma grande aliada da emancipação das mulheres em diversos momentos: quando foi à público falar sobre o seu processo contra um radialista/DJ que havia a assediado; quando exaltou suas amigas no mundo da música; no momento em que não se calou quando homens da indústria tentaram passar a perna nela; e também nas vezes que criticou a desigualdade na forma em que artistas femininas são tratadas em detrimento de celebridades masculinas. Tudo isso enquanto manteve o controle criativo da sua carreira, compôs as próprias músicas e se tornou uma das cantoras mais bem-sucedidas e marcantes da atualidade.

3 - Dilma Roussef

Hmm I See GIF - Hmm I See Consider GIFs

Não poderíamos fazer uma lista de grandes líderes femininas sem citar a ex-presidenta Dilma Roussef. Durante os seus mandatos, a petista defendeu fortemente os direitos das mulheres, o que inclui sancionar a Lei do Feminicídio e uma outra que obrigou os hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) a prestar atendimento emergencial e multidisciplinar às vítimas de violência sexual; nomear o maior número de ministras mulheres na história do Brasil; dar continuidade à programas sociais que beneficiavam, em sua maioria, mulheres; entre tantas outras medidas. A vitória de Roussef como a primeira mulher a liderar o Executivo no nosso país permitiu a entrada de muitas outras figuras femininas na política.

4 - Angela Merkel

Merkel Schmunzelt GIF - Angela Merkel Schmunzel Nicken GIFs

Angela Merkel foi eleita Chanceler da Alemanha de 2005 a 2021. Essa figura política ganhou grande relevância mundial devido ao se cargo de destaque, mesmo tendo tido posicionamentos bem polêmicos... Ainda assim, alguns feitos durante seus mandatos foram bem promissores, como em 2015, quando ela abriu a fronteira do país para um milhão de refugiados que tentavam escapar da Guerra Civil na Síria.

Em outros momentos, Merkel anunciou o fechamento gradual de todas as usinas atômicas da Alemanha; adotou medidas firmes para impedir o avanço da pandemia de Covid-19 no país; presidiu a primeira Conferência das Nações Unidas para o Clima, ainda em 1995, antes de se tornar Chanceler; e foi eleita a primeira mulher Chanceler da Alemanha.

5 - Malala

Malala I Am Those66million Girls Who Are Deprived Of Education GIF - Malala I Am Those66million Girls Who Are Deprived Of Education Activism GIFs

Não precisamos nem nos alongar na explicação do impacto que Malala Yousafzai teve e tem até hoje na libertação das mulheres e na luta por educação. Para quem não lembra, a paquistanesa levou um tiro na cabeça aos 15 anos por lutar para que as meninas tivessem o direito de estudar. Aos 17, a jovem venceu o prêmio Nobel da Paz de 2014, ao lado do indiano Kailash Satyarthi. Após isso, Malala seguiu batalhando pelo direto dela e de outras meninas terem uma educação digna.

6 - Greta Thunberg

Greta Thunberg How Dare You GIF - Greta Thunberg How Dare You Mad GIFs

Mais uma grande jovem ativista moderna é Greta Thunberg. A menina de 19 anos que tira a paz de líderes como Jair Bolsonaro e Donald Trump incomoda pela sua luta ambiental impactante. Além de usar sua voz desde cedo para conscientizar as pessoas sobre o aquecimento global e como estamos acabando com nosso planeta, Greta não tem medo de criticar medidas que prejudicam o meio ambiente e pessoas que trabalham à favor da crise climática.

7 - Anitta

Anitta Anira GIF - Anitta Anira Anitta4k GIFs

Outra business woman que precisa estar incluída nessa lista é ela: Anitta. A nossa girl from Rio é cantora, compositora, empresária, dançarina, diretora criativa e muito mais. A artista sempre demonstrou ter muita consciência sobre onde queria chegar com sua carreira e batalhou muito para alcançar os seus objetivos. Bolando estratégias de divulgação que a fizeram se tornar um dos maiores nomes da música brasileira no mundo, Anitta ainda se tornou líder de criatividade e inovação da Skol Beats, tendo seu talento reconhecido.

8 - MJ Rodriguez

Blanca Whatever GIF by Pose FX

"É revolucionário para qualquer pessoa trans optar por ser visto e visível em um mundo que nos diz que não devemos existir." A frase dita por Laverne Cox é perfeita para explicarmos o porquê MJ Rodriguez precisa ser incluída nesse grupo de mulheres que são grandes líderes. A atriz de "Pose" fez história ao se tornar a primeira mulher trans a vencer o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Série Dramática. Sua vitória com certeza abriu portas para que a indústria cinematográfica reconheça o talento de pessoas trans e, assim, dê mais oportunidades para esse grupo.

9 - Jacinda Ardern

Jacinda Ardern GIF - Jacinda Ardern Jacinda Ardern GIFs

Depois de tantos anos lidando com a grave situação da pandemia do coronavírus aqui no Brasil, a gente precisa exaltar essa líder que seguiu à risca as recomendações da ciência e ajudou a salvar as vidas dos zelandeses: Jacinda Ardern. Para ter uma noção, até o momento o país não registrou mais que 65 mortes provocadas pela Covid-19, mesmo tendo aproximadamente 5 milhões de habitantes. A prova viva de como mulheres podem controlar uma situação bem melhor do que homens, não é mesmo?

sobre
o mesmo tema