Jornalista e entusiasta do pop, posso escrever o dia todo sobre Taylor Swift ou BLACKPINK, enquanto maratono minhas séries preferidas.
9 Fotos
Veja as fotos!
Você pode utilizar a sua nota do Enem para tentar se inscrever em faculdades estrangeiras! Já há alguns anos, universidades de Portugal, Estados Unidos, Canadá e mais aceitam o exame brasileiro. O Marista High School explicou ao Purebreak como você pode fazer e quais são as faculdades gringas que aceitam o Enem! Confira.

A realização anual do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mexe com o coração de milhões de pessoas pelo Brasil, afinal, é uma das oportunidades para conseguir começar o ensino superior. Porém, o Enem pode ser muito mais do que isso e te ajudar a realizar o seu sonho de estudar fora do país.

Alguns países da Europa e América do Norte aceitam a nota obtida no Enem como critério para inscrição. Ou seja, assim como você pode se inscrever no Sisu, para alguma universidade federal do Brasil, pode tentar ser selecionade para faculdade nos Estados Unidos, Canadá, Portugal...

Muitas pessoas estão atrás desse objetivo e o interesse vem crescendo, mesmo durante a pandemia. "Cada vez mais, estudantes estão ampliando as suas opções e tentando instituições de ensino superior na Europa e América do Norte", aponta Diogo Rodrigues, CEO da YES Intercâmbio.

Pensando nisso, o Marista High School deu todas as informações que você precisa para estudar fora, usando a sua nota do Enem. Confira!

Como estudar fora com a nota do Enem?

Se você sempre quis morar em Portugal, pode comemorar. O país europeu é um dos destinos com maior número de vagas para o Enem! Para isso, você deve atingir pelo menos 600 pontos no exame e não pode ter passaporte europeu - como é o caso de alguns descendentes.

O pré-requisito, porém, muda de universidade para universidade. No Reino Unido, por exemplo, algumas pedem uma média de acerto de, pelo menos, 65% da prova. Ou seja, estudar e se dedicar às matérias continua sendo muito importante!

Para es interessades, é preciso consultar o regulamento da universidade escolhida e acompanhar o processo de inscrição. Porém, vale adiantar que, para estudar lá fora, é preciso ter passaporte válido e visto de estudante - que costuma ser emitido após a aprovação.



O Enem pode te ajudar a estudar fora do Brasil; saiba como!
O Enem pode te ajudar a estudar fora do Brasil; saiba como!

Faculdades estrangeiras que aceitam o Enem

Um dos maiores desafios pode ser escolher a faculdade ideal. Para isso, antes de mais nada, é preciso analisar atentamente as opções disponíveis para estudantes brasileiros. A Marista High School fez uma grande lista, mencionando diversas universidades que aceitam a nota obtida no Enem como critério de inscrição.

Vale pesquisar a fundo sobre a cidade, os cursos oferecidos em cada faculdade e, até mesmo, o mercado de trabalho da profissão desejada. Isso será de grande ajuda na hora de tomar a sua decisão!

Confira a lista de universidades que aceitam o Enem!

Estados Unidos

New York University

Northeastern University

Temple University

Canadá

Toronto University

Humber College

Reino Unido

Oxford University

Bristol University

Irlanda

University College Cork

Portugal

Universidade de Coimbra

Universidade de Lisboa

Universidade de Madeira

Universidade de Aveiro

Enem 2022 é em novembro

Já entendeu a importância do Enem, né? Para não perder nenhuma data, é preciso ficar atente às informações divulgadas pelo Inep. O Enem 2022 será realizado em 13 e 20 de novembro, porém, a data de início das inscrições ainda não foi divulgada.

Por outro lado, os pedidos de isenção de pagamento da taxa - exclusivos para estudantes de baixa renda - serão abertos nesta segunda-feira (4). Es interessades devem ir até a Página do Participante e realizar a solicitação entre 4 e 15 de abril.

sobre
o mesmo tema