Larissa Barros Redatora
A louca do K-Pop e música em geral, adoro saber tudo de novo que surge no mundo, de teorias da conspiração até o último modelo de celular. Aquariana raiz, adoro tudo que é diferentão e não faço nada sem uma trilha sonora para acompanhar.
Com as sucessivas ondas de calor assolando nosso país neste verão, o único alívio acessível para muitos é refrescar-se mergulhando em uma piscina, mesmo que seja desmontável. No entanto, instalar esse tipo de piscinas no jardim ou terraço pode levar a interpretações e causar alguns problemas, além de um aumento no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Daniel e sua piscina desmontável. O verão de Daniel, um francês residente ao norte de Paris, prometia ser relaxante e tranquilo graças ao investimento que fez em uma nova piscina desmontável para seu jardim. Não é uma piscina qualquer, apesar de ser desmontável, tem 10 metros de comprimento e 5 de largura e uma profundidade de 1,30 metros com capacidade para 54.368 litros de água. Uma bela piscina, mas desmontável.

O plano era instalá-la sobre uma base de concreto no jardim que é usada no inverno para armazenar lenha isolada da umidade. Assim, no final do verão, o plano é desmontar a piscina e guardá-la na garagem até o próximo verão.

Uma piscina à beira da legalidade

Daniel estava ciente de que o cadastro francês, assim como na Espanha, exige que sejam registradas as novas construções que possam aumentar o valor da propriedade e, com isso, o valor do imposto que a regula. No Brasil, o Imposto Predial e Territorial Urbano ou IPTU.

No entanto, após consultar a prefeitura e vários gestores especialistas no assunto, Daniel escolheu um modelo de piscina que, embora no limite, não excedia as condições que a norma exigia para considerá-la um bem móvel (não imóvel). Ou seja, um elemento que não está ancorado e pode ser movido ou desmontado, portanto, não implica em aumentar o valor da propriedade como faria uma piscina de alvenaria ou pré-fabricada.

A notificação da Receita Federal. As más notícias chegam para Daniel na forma de uma notificação do cadastro francês. Foi informado de que o sistema de detecção automática havia detectado que ele tinha uma piscina não declarada e deveria regularizar a situação registrando-a, o que aumentará o valor do IPTU.

Apesar de tudo indicar que Daniel está dentro da legalidade, sua piscina, embora seja desmontável, se encontra em um limbo legal sujeito a interpretações. Chegando ao ponto em que Daniel se encontra, apenas um órgão arbitral de reclamação poderá determinar se a piscina aumentará seu IPTU ou não. Por enquanto, Daniel já teve um banho de água fria e não foi em sua piscina.

Piscinas desmontáveis no Brasil

O caso de Daniel, embora tenha acontecido a 800 km da fronteira dos Pirineus, é perfeitamente aplicável ao Brasil. Ambos os países compartilham legislações e métodos de detecção semelhantes. No Brasil, a regulação do IPTU é responsabilidade dos municípios, por isso pode haver diferenças nas normativas entre cidades, mas algo deve ficar claro: as piscinas desmontáveis no Brasil estão isentas de pagar IPTU.

As normas locais são bastante semelhantes entre si, mas no caso de piscinas desmontáveis de dimensões consideráveis (mais de 5 m3), pode haver mais problemas devido à interpretação de cada município. O diabo está nos detalhes, por isso, embora estejam isentas, é conveniente consultar a normativa local para esclarecer dúvidas.

Cadastro aéreo

Em 2013, o Cadastro Imobiliário no Brasil iniciou uma campanha de regularização das referências cadastrais na qual são usadas imagens de satélite e drones para detectar novas edificações e piscinas não declaradas. Esses meios aéreos permitem localizar novas construções no interior de pátios e jardins que, de outra forma, seria impossível.

No entanto, embora sejam anedóticos, esse sistema de detecção aérea pode levar a erros por não oferecer um nível maior de detalhe, confundindo uma piscina desmontável de grandes dimensões com uma fixa. Só em 2020, o Cadastro localizou 7.132 piscinas não regularizadas apenas na Galícia. Em Madrid foram mais de 11.500.

Notificação e regulamentação

Quando o Cadastro detecta uma infraestrutura ilegal, passa a notificá-la ao proprietário para que a regularize em um prazo de 15 dias. Nesse momento, o proprietário deve fornecer imagens atualizadas ou provas e redigir as alegações perante o Tribunal Econômico Administrativo ou perante a Gerência do Cadastro para evitar que a piscina desmontável seja considerada como construção fixa. Adicionar uma piscina à residência pode aumentar entre 5% e 15% o valor do IPTU.

Não é tão importante a piscina quanto o uso. Além do fato de consultar na prefeitura a normativa de instalação de piscinas desmontáveis, é importante informar-se sobre a ordenança de uso e enchimento das mesmas. É possível que você possa instalá-la em seu pátio ou jardim, mas as restrições de água locais causadas pela seca podem impedir que você a encha ou a use em determinadas condições. Essas restrições afetam, sobretudo, aquelas piscinas de mais de 5 m3.

sobre
o mesmo tema