Rahabe Barros Editora
Libriana, boa de papo e apaixonada por reality show. Louca por gatos, não vivo sem café e com planos de dar uma volta ao mundo são outras curiosidades ao meu respeito. Após 10 anos, sigo encantada pelo jornalismo e por essa evolução diária da comunicação
A inteligência emocional (IE) é a capacidade de perceber, interpretar, demonstrar, controlar, avaliar e usar as emoções para se comunicar e se relacionar com os outros de forma eficaz e construtiva. Desse modo, alguns especialistas sugerem que ela é mais importante do que o QI para o sucesso na vida. O psicólogo Romanni Souza explica sua importância e como ela está aliada no processo de autoconhecimento. Veja!

Você já parou para pensar quantos problemas, conflitos e momentos difíceis seriam evitados ou pelo menos amenizados com um pouco mais de inteligência emocional? Ela é a capacidade de entender o que você está sentindo, de onde vem esse sentimento e qual é a maneira correta de lidar com ele, mas, a verdade, é que o objetivo não é controlar o emocional o tempo todo.

Saiba o que é ter inteligência emocional

O psicólogo Romanni Souza explica que a inteligência emocional se refere ao "reagir ao fato de forma proporcional àquilo que está acontecendo''. "Não é ser apático ou ser alheio ao que acontece na sua vida. Mas sim, sobre lidar com proporcionalidade ao fato", afirma.

Segundo o psicólogo, ter inteligência emocional não tem nada a ver com não sentir tristeza ou qualquer outro sentimento negativo. "Uma pessoa com pouca IE tem emoções negativas e se mantém nelas com maior facilidade. Fica remoendo e revivendo aquilo que lhe afeta negativamente. Já a pessoa com boa inteligência emocional, administra melhor os sentimentos e consegue seguir em frente", acrescenta.

Psicoterapia e a hipnoterapia são aliadas do autoconhecimento

Ainda conforme o profissional de saúde, essa inteligência não só diz respeito ao talento da pessoa em controlar as suas reações, mas também de entender seus sentimentos e as reações que nascem deles.

Por fim, Romanni pontuou a importância da psicoterapia e a hipnoterapia como sendo duas grandes aliadas no processo de autoconhecimento e de constituição da inteligência emocional. "É preciso se conhecer para poder saber como lidar com nossos sentimentos. Quem não se conhece, não consegue entender de onde vêm as reações prejudiciais. O acompanhamento profissional faz total diferença nesse quesito: você consegue ser ajudado a pensar mais sobre o que sente e a como reage", finaliza.

sobre
o mesmo tema