Por Izabella Ravizzini
O que está acontecendo entre Israel e Palestina? Veja 6 perfis para acompanhar e entender melhor
O que está acontecendo entre Israel e Palestina? Veja 6 perfis para acompanhar e entender melhor
Os confrontos entre Israel e Palestina tomaram conta das notícias mais uma vez. Famosos como Gal Gadot, Zayn Malik e Bella Hadid se pronunciaram no assunto, chamando a atenção do público jovem. Mas é preciso estudar e ler mais sobre um tema tão complexo. Pensando nisso, trouxemos 6 perfis para você acompanhar e entender mais sobre o conflito. Confira agora!

O conflito entre Israel e Palestina vem se estendendo ao longo de 73 anos, em uma disputa territorial que está no centro de debates políticos e diplomáticos. As tensões aumentaram na última semana, por conta do possível despejo de famílias palestinas em Sheikh Jarrah, um distrito de Jerusalém Oriental. Na última terça-feira (11), os confrontos bélicos se intensificaram mais uma vez, iniciando um dos capítulos mais violentos desta história, que deixou mais de 70 mortos e centenas de feridos até agora.

Na internet, perfis públicos e anônimos têm comentado os acontecimentos. Gal Gadot, de "Mulher-Maravilha", foi bastante criticada após uma postagem em que falava sobre "um ciclo vicioso que já dura muito tempo".

Acontece que a atriz, que é israelense e serviu obrigatoriamente por dois anos nas Forças de Defesa do país, em nenhum momento mencionou a Palestina. Gadot apenas se referiu aos palestinos como "nossos vizinhos", o que ficou mal visto por muitos fãs. A modelo Bella Hadid, que tem ascendência palestina, também fez uma série de postagens e afirmou que "não é sobre espalhar ódio uns aos outros, é sobre a colonização israelense e limpeza étnica". Zayn Malik, ex-One Direction, também demonstrou apoio à comunidade palestina.

É claro que pessoas públicas também tem o direito de se manifestar sobre as questões políticas do mundo, principalmente se puderem usar suas plataformas para educar seus seguidores. Mas, quando se tratam de assuntos tão complexos e delicados, será que deveríamos mesmo cobrar informações dos famosos? Afinal, eles nem sempre tem tanta propriedade para falar no tema. Durante o Ramadan, feriado sagrado para os muçulmanos, vimos quantos influencers banalizaram a data apenas para ganhar engajamento, por exemplo.

Pensando nisso, o Purebreak trouxe 6 perfis que podem te ajudar a entender melhor o que está acontecendo entre Israel e a Palestina, de pontos de vista plurais. Confira agora:

Hyatt Omar

Ativista da causa palestina

Igor Sabino

Mestre em Relações Internacionais

Complex News

Plataforma de comunicação focada no público jovem, com conteúdo em inglês

Mariam Melhem

Ativista muçulmana

Guga Chacra

Jornalista e Mestre em Relações Internacionais

Juventude Sanaúd

Ativistas da causa palestina

E, claro, não esqueça de estudar bastante sobre o assunto em livros de história, ciências políticas e relações internacionais. Você também pode acompanhar as notícias em veículos de comunicação distintos, e não tenha medo de tirar dúvidas com seus professores.

sobre
o mesmo tema