Jornalista e entusiasta do pop, posso escrever o dia todo sobre Taylor Swift ou BLACKPINK, enquanto maratono minhas séries preferidas.
Suran é uma solista de K-pop que vem fazendo sucesso desde seu debut, em 2014. Sua história é marcada por conquistas importantes - como algumas parcerias com Suga, do BTS, e Hwasa, do MAMAMOO. Mas Suran passou por muitos desafios, como quando descobriu seu câncer de mama. Confira tudo o que a artista de K-pop revelou em entrevista à Teen Vogue.

Shin Suran, ou simplesmente Suran, como é conhecida no mercado de K-pop, abriu seu coração para a revista Teen Vogue na última quinta-feira (22). Um dos objetivos da entrevista é divulgar seu novo single, "Blanket", lançado na quarta-feira (21). Esse é o segundo trabalho oficial de Suran com a gravadora S-Tasy, criada pela própria solista de K-pop.

Até hoje, Suran conta com alguns hits de sucesso, como "Sunny" e "Wine", e algumas parcerias importantes na sua trajetória. Suga, do BTS, por exemplo, já colaborou com a cantora algumas vezes, assim como Hwasa, do girlgroup MAMAMOO. Seu novo lançamento também conta com a participação do rapper Wonstein - que vai lançar música com o grupo EXO.

Ou seja, Suran tem tudo para continuar crescendo como idol de K-pop. Separamos algumas das principais revelações de sua entrevista para a Teen Vogue para você não perder nada sobre a estrela. Confira!

Suran colabora com o rapper Wonstein em novo single, "Blanket"
Suran colabora com o rapper Wonstein em novo single, "Blanket"

Suran quase não foi estrela de K-pop

A música nem sempre foi a primeira opção de carreira para Suran. A artista de 35 anos é formada em Ciência da Computação e debutou com 28 anos, o que ainda é raro no mercado coreano, que valoriza pessoas extremamente novas. "Eu sempre quis ser cantora quando era pequena, mas não tinha ninguém da arte na minha família, então eu não falava sobre esses meus sonhos", lembra.

Seu debut, em 2014, foi como parte do duo LODIA e, na época, Suran usava o nome artístico de Elena. Mas no mesmo ano, a cantora já realizou projetos solos, estreando com o single "I Feel", utilizando seu nome de nascença. "Eu queria começar de um jeito novo, como eu mesma. Antes, eu era só uma cantora mas, do nada, eu comecei a me interessar em realmente fazer as músicas", explica Suran.

Parcerias importantes de Suran

Um dos maiores parceiros de Suran foi Suga, membro do BTS. Em 2016, a cantora participou da faixa "So Far Away", presente no álbum de estreia de Agust D, alter ego de Suga. Anos depois, o artista também compôs e produziu uma faixa para Suran, "Wine", que é uma das preferidas da artista. Ela também marcou presença no hit "1+1=0", de DEAN.

Outra faixa da qual Suran se orgulha é "Ddang", feita em parceria com Hwasa, do MAMAMOO. Além disso, a cantora já contribuiu como atriz em alguns K-dramas populares no país, como "Strong Bong-soon", "Abyss" e "Lovestruck in the City". Bem versátil, né?

Mas apesar de adorar um feat, Suran fala que às vezes precisa lançar músicas sozinha. "Quando a música fala sobre algo mais profundo ou algo muito real para mim, eu faço só eu mesma", afirma.

"Queria me esconder", diz Suran sobre câncer de mama

Durante seu debut como solista, Suran passou por uma experiência traumática: ela foi diagnosticada com câncer de mama. Por sorte, a artista descobriu a doença precoce e conseguiu reverter o dano. Mas, para isso, precisou fazer uma mastectomia - uma cirurgia para remover a mama. Na época, a cantora disse que não percebeu o impacto que o procedimento teve sobre sua autoestima e confiança, mas logo o baque chegou.

Suran teve câncer de mama ainda jovem e precisou passar por cirurgia
Suran teve câncer de mama ainda jovem e precisou passar por cirurgia

"A cirurgia era bem simples, mas eu queria me esconder. Realmente afetou minha confiança", diz Suran que, por muito tempo preferiu usar roupas mais largas, que não mostrassem sua silhueta. Por outro lado, ela conseguiu expressar a dor e a confusão em seu trabalho. "I Feel", por exemplo, foi feita após a cirurgia.

"Quando eu ouço essa música, eu volto exatamente para aquele momento. Eu consigo me lembrar e permanecer grata", afirma.

Suran tem sua própria gravadora, a S-TASY

Depois de debutar e trabalhar alguns anos com a empresa Million Market, Suran decidiu abrir sua própria gravadora, S-TASY, para poder estar mais à frente de sua carreira e negócios. Sua estreia na nova empresa foi com o single "Sunny", em fevereiro de 2021.

O segundo trabalho é o recente lançamento, "Blanket", que fala sobre a sensação de estar deprimido na pandemia, lembrando dos momentos em que podíamos sair enquanto estamos embaixo do cobertor (blanket). De fato, representa muito bem a gente - que bom que a vacinação em massa tá chegando!

Mas a artista garante que se despedir de sua antiga empresa e lançar sua própria gravadora não foi motivo de briga entre os responsáveis. "Estava com eles [Million Market] desde o começo e realmente era uma família para mim. Respeito muito o trabalho deles na indústria coreana, mas senti que tinha sonhos maiores. Ainda temos uma boa relação e eles às vezes me ajudam", afirma Suran.

sobre
o mesmo tema