João Maturana Estagiário
De sangue 100% escorpiano, João é filho do divórcio de Taylor Swift e Harry Styles e se encontrou no mundo da cultura pop.
O Brasil começou 2023 com um novo Presidente. Luiz Inácio Lula da Silva realizou no primeiro dia do ano a cerimônia da posse do cargo de chefe do Executivo. Com direito a shows de grandes artistas; atos simbólicos que tocaram o coração do povo; e a revogação e implementação de medidas, o evento deu o que falar. Por isso, reunimos os melhores momentos da celebração.

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou no último domingo (01) a posse da presidência, após ser eleito chefe do Executivo. O evento, que aconteceu em Brasília, contou com shows de Pabllo Vittar , Duda Beat, Valesca Popzuda e mais outros grandes artistas. Além disso, houve uma tocante cerimônia de entrega da faixa presidencial, após o ex-Presidente Jair Bolsonaro sair do país para não ceder o manto para o petista. Veja os 13 melhores momentos da posse!

1 - Entrega da faixa

A tradição da cerimônia de posse do novo presidente prevê que o seu antecessor entregue a faixa presidencial para o próximo no cargo. No entanto, Jair Bolsonaro preferiu ir para os Estados Unidos a manter os costumes tradicionais brasileiros. O ex-Vice-Presidente, Hamilton Mourão também não quis realizar a entrega.

Então, Lula decidiu receber a faixa pelo próprio povo do Brasil. Para isso, escolheu um grupo de oito pessoas, formado por indivíduos de diferentes idades, gêneros, raças e etnias, para representar nossa população.

2 - Festival do Futuro

Transformando a posse em uma verdadeira festa, o evento ainda contou com um festival de música, reunindo grandes nomes do meio para celebrar a vitória do petista. O line-up era composto por Pabllo Vittar, Duda Beat, Valesca Popozuda, Martinho da Vila, Os Gilsons, Johnny Hooker, Luedji Luna, Teresa Cristia, Urias e muitos outros.

3 - Revogação de medidas

Já no primeiro dia de seu governo, Lula quis derrubar algumas medidas implementadas pelo antigo governo. Isso inclui revogar o decreto que permitia garimpo em áreas indígenas e de proteção ambiental; acabar com o desconto para as alíquotas do Adicional ao Frete para a Renovação da Marinha Mercante; e suspender o registro de novos armamentos para Caçadores, Atiradores e Colecionadores e abertura de clubes de tiro.

4 - "Desprivatização"

O Presidente ainda pediu para ministros e secretários revogarem os atos que permitem as privatizações de empresas importantes, como a Petrobras, o Pré-Sal Petróleo S.A., a ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos), entre outras.

5 - Bandeira do Brasil

E quem achou que a bandeira do Brasil se tornaria vermelha com a vitória do Lula, errou bastante. O maior símbolo nacional que temos foi recuperado e deixou de ser um elemento característico do bolsonarismo, após os manifestantes segurarem com orgulho a peça durante a celebração do empossamento do petista.

6 - Novos decretos

Os novos decretos do Presidente Lula foram publicados no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (02). O chefe do Executivo adotou medidas para mudar a política do controle de armas no Brasil, restabeleceu o combate ao desmatamento e trouxe de volta o Fundo Amazônia.

Ainda teve alterações na política de inclusão na educação, em regras para a apuração e punição de infrações relacionadas ao meio ambiente, entre outras. E mais uma de suas medidas provisórias prevê a volta do Bolsa Família, que deverá oferecer R$600 para as famílias mais pobres.

7 - Resistência no Palácio do Planalto

A cerimônia da posse também foi marcada por um feito histórico. Foi a primeira vez que um animal de estimação participou da ocasião. Resistência, como se chama a cadela, foi adotada por Janja durante o período em que Lula estava preso.

A vira-lata apareceu na sua vida por ter sido acolhida pelos integrantes da "Vigília Lula Livre", que ficaram em frente à Superintendência da Polícia Federal quando o presidente estava encarcerado. Depois, Janja adotou a cadelinha e está com ela até hoje.

8 - Anúncio dos Ministros

Além disso, o evento foi marcado pelo empossamento dos ministros de Estado do governo Lula. Composto por um escalão bem diversificado, a cúpula ocupa vários Ministérios que retornaram agora, após terem sido extinguidos durante o governo Bolsonaro.

9 - Caneta de 1989

Luis Inacio Lula Da Silva Ex GIF by Lulaverso

A caneta que Lula usou para assinar o termo de posse também carrega um grande simbolismo. O petista contou que recebeu ela de presente durante um comício realizado no Pauí, em 1989. Era para ele usar a mesma para assinar o documento, caso ganhasse as eleições daquele ano.

Acontece que Lula só veio a se tornar presidente em 2002. No entanto, ele esqueceu de levar o item na época. Ao ser escolhido para o seu segundo mandato, assinou o termo com a caneta do Senado. "Agora, eu encontrei a caneta. E essa caneta aqui é uma homenagem ao povo do Estado do Piauí", explicou.

10 - Líderes estrangeiros

Mais um momento importante foi ver tantos presidentes, reis e líderes de outras nações presentes na cerimônia de posse de Lula. Cerca de 120 países confirmaram estarem representados durante o evento, o que incluiu 65 delegações compostas por chefes de governo, de Estado e ministros.

11 - Discurso do Presidente

Em seu discurso, Lula enfatizou o compromisso de unir o Brasil novamente, enquanto tentará reconstruir o país depois de quatro anos do governo Bolsonaro. "O mandato que recebemos, frente a adversários inspirados no fascismo, será defendido com os poderes que a Constituição confere à democracia. Ao ódio, responderemos com amor. À mentira, com a verdade. Ao terror e à violência, responderemos com a Lei e suas mais duras consequências", disse.

E completou: "Sob os ventos da redemocratização, dizíamos: ditadura nunca mais! Hoje, depois do terrível desafio que superamos, devemos dizer: democracia para sempre!"

12 - Terno da Primeira-Damosa

A moda também fez história. A primeira-dama Janja decidiu quebrar a tradição de usar um vestido na cerimônia de posse do Presidente e ousou ao compor seu look com um terno e calça de Helô Rocha.

13- Relato emocionante de Pabllo Vittar

Durante o show de Pabllo Vittar no Festival do Futuro, a drag queen compartilhou um relato emocionante. Celebrando a vitória do Presidente, a cantora expressou "Eu tenho muito orgulho de ser uma das primeiras artistas a levantar a bandeira do Lula e a falar: 'Ele Não' na frente das câmeras, sem medo de perder trabalho, sem medo de perder publicidade".

"Lula pelo povo, pelos porteiros, pelos professores, pelas pessoas que não têm voz. Pelos LGBTs que são mortos todos os dias, sem proteção pública. Hoje eu, Pabllo Vittar, tenho orgulho de estar aqui fazendo parte da posse do meu Presidente, Luiz Inácio Lula da Silva".

sobre
o mesmo tema