Se você se perguntava o que faltava no catálogo da Netflix, a resposta é: "Sintonia", uma série idealizada e dirigida por ninguém menos que o KondZilla - ele mesmo, o dono do maior canal de música do mundo e do Brasil -, que retrata a realidade do jovem brasileiro morador da favela. A novidade, que estreia no dia 9 de agosto, conta a história de Nando (Christian Malheiros), Doni (MC Jottapê) e Rita (Bruna Mascarenhas), três amigos que moram na periferia de são Paulo e tem que se virar sozinhos para conquistar seus sonhos. Se liga no trailer pra ter uma ideia do que você vai ver:
Cada um deles almeja uma coisa diferente: Doni quer ser um cantor de funk famoso, Nando faz de tudo para se tornar o gerente do tráfico na região e Rita só quer estabilidade e uma vida estruturada. A galera do Purebreak já conferiu os seis episódios de "Sintonia" e vai te dar alguns motivos para maratonar a série!
Realidade do jovem de favela
Se você conhece o mínimo da realidade de uma periferia, sabe bem que não existem produções atuais que abordam o tema. "Sintonia" é um retrato bem real do que os adolescentes de favela passam, exemplificando situações diferentes, já que dois deles não tem apoio nenhum e apenas Doni conta com sua família.
A história de Nando é, sem dúvida, a que mais nos prende e choca, já que ele faz de tudo para conseguir se tornar o gerente do tráfico na sua comunidade e não mede esforços para ganhar o respeito dos outros traficantes. Cada cena dele em perigo nos deixa sem fôlego.
Fica tranquilo porque "Sintonia" não apresenta a favela de uma forma estereotipada. "Pra Losbragas, o grande negócio dessa série é isso. A gente precisa dar voz para as pessoas que tem essa voz original, única, jovem. Porque se você faz uma coisa que é muito local e verdadeira, o potencial dela é global", declarou Rita Moraes, uma das produtoras do seriado.
Produzida na comunidade
A série inteira foi gravada na vila Jaguaré, comunidade conhecida de São Paulo. Então, todos os lugares da produção são reais, tirando cenas em carros. Os atores ficaram super felizes com a recepção dos moradores: "Nós soubemos entrar lá, nós cativamos. Fomos super acolhidos e bem recebidos. O pessoal da rua era assim 'ah, é da filmagem? pode passar'", disse Christian, durante a coletiva de imprensa da série.
Novos atores
KondZilla, em parceria com Guilherme Quintella e Rita Moraes, preferiram escalar atores que não fossem conhecidos do público com a intenção de passar mais verdade e, claro, dar oportunidade aos novos talentos. Christian Malheiros, Bruna Mascarenhas e MC Jottapê não deixam a desejar em nenhum ponto e a sintonia entre eles é notável, fazendo a amizade dos três ficar mais real e palpável.
Personagens secundários
Além de Doni, Nando e Rita, personagens como os gêmeos da barbearia, os bandidos, a família do MC e outros deixam a produção ainda mais real. Quem conhece esse cenário sabe bem que cada um deles é bem real. Os atores que interpretaram os traficantes são ex-presidiários que participaram de um projeto da Penitenciária Adriano Marrey. Essa proximidade com a realidade é um plus incrível.
Músicas
Todas as músicas que você ouvir na série foram criadas especialmente para ela! E se prepara porque você não vai conseguir terminar os episódios sem gravar a primeira música criada por Doni. É claro que tudo tem um dedo do KondZilla, que foi quem criou a história. O cara é simplesmente dono do canal de música mais popular do mundo e tem cinco vezes mais visualizações no seu canal do que o número de pessoas no planeta Terra.
Só pra você ter uma ideia, o Canal KondZilla lançou músicas como "Bum Bum Tam Tam", "Olha a Explosão", "Amor de Verdade", "Bumbum Granada" e mais.
2ª temporada
Os produtores deram a entender que vai rolar sim uma segunda temporada e isso é o que você vai pedir no final do sexto episódio, já que várias pontas ficam soltas. Os atores falaram sobre o que podemos esperar na próxima fase da série.
MC Jottapê diz que quer ver o Doni mais responsável: "Eu estou torcendo para o Doni estar mais cabeça, pensar antes de agir e escutar mais os conselhos do Nando e da Rita". Bruna explicou: "Estou pensando várias coisas para a minha personagem. Mas acho que no modo geral, a Rita, dos três, não sabe o que quer, a igreja aparece pra ela. Ela não tem um objetivo claro que nem o Nando e o Doni. Ela sabe o que ela não quer e isso já é metade do caminho. Ela sabe também, de certa forma, que quer ter uma vida estruturada, quer voltar a ter um trabalho e ela tem o dom da palavra.".
Já Christian contou que não quer que Nando esqueça de sua amizade com os outros dois: "Espero que o Nando seja um cara que nunca perca esse elo aqui (aponta para os outros dois), porque é a família que ele escolheu, além da filha e da mulher".