A gestação de Juma Marruá (Alanis Guillen) em "Pantanal " não foi das mais fáceis e isso continuará no parto da pantaneira. A novela de Bruno Luperi passará por uma passagem de tempo nos próximos capítulos e o público verá a jovem sentindo as primeiras contrações do trabalho de parto.
Com medo do que está acontecendo, ela pula a janela da mansão de José Leôncio (Marcos Palmeira) e foge mais uma vez para a sua tapera. Ela espera contar com a ajuda do Velho do Rio (Osmar Prado), para o nascimento da primeira herdeira e não medirá esforços para tal.
À espreita
Mas para a surpresa de Juma, o jagunço Solano (Rafa Sieg) estará a sua espreita esperando o melhor momento para tentar tirar a vida dela, segundo informações publicadas pela colina Telinha, do Jornal Extra. Ele conseguirá render a filha de Maria Marruá (Juliana Paes ) e começará uma briga.
Durante a discussão, Solano contará que atirou contra o Velho do Rio e fará com que Juma, grávida, se consuma em fúria e se transforme em onça. Na pele do felino, ela irá avançar e atacar o matador de aluguel com mordidas no pescoço que o farão ser degolado.
Parto humanizado
De volta à forma humana, no dia seguinte, ela será flagrada por Muda (Bella Campos) e Tibério (Guito) arrastando o corpo de Solano da tapera até o rio. "Foi bulí onde num deve... E uma onça pegô", diz Juma. E completa ao ser questionada pelo peão: "Se tá c'o pena: dá cabo desse mardito ocê!".
O peão então termina de se desfazer do corpo do jagunço enquanto Juma volta para a tapera. Após um corte é mostrado ao telespectador que, com a ajuda do Velho do Rio, ela dá à luz sua filha com Jove (Jesuíta Barbosa ).