Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
Uma das missões mais ambiciosas da Nasa conta com um aliado diferente: um iPad modificado com diferentes funções, incluindo até mesmo um assistente baseado na Alexa.

Após alguns atrasos, o Artemis decolou em 16 de novembro de 2022. Além das missões a serem cumpridas em seu voo não tripulado ao redor da Lua, o teste de novas tecnologias durante o voo também faz parte do projeto. A Callisto é uma dessas tecnologias, uma grande colaboração entre a Lockheed Martin, a Amazon e a Cisco. Este é um dos computadores de bordo da cápsula Orion. Um iPad modificado completo com software da Cisco e um assistente baseado em Alexa. Além de querer demonstrar como a tecnologia de voz, a IA e as tecnologias de videoconferência podem funcionar no espaço, tem uma função aberta bastante curiosa: podemos enviar mensagens para ele a partir de um aplicativo.

Há um bom motivo para enviar um iPad ao espaço

O Callisto é o sistema de bordo implementado pela Lockheed Martin, Amazon e Cisco para a missão Artemis I. Uma combinação de hardware e software para projetar um sistema que forneça informações e comunicação em tempo real para a tripulação (lembre-se de que o Artemis II será o primeiro voo tripulado e ocorrerá na cápsula Orion). No decorrer da missão, algumas figuras estão sendo convidadas a viajar virtualmente pela Calisto. Isso não é apenas uma curiosidade, mas também uma maneira de testar como determinadas tecnologias estão funcionando dentro da cápsula. Grande parte do processamento é feito localmente, de modo que não é necessária nenhuma conexão.

Interação entre astronauta e Terra

Por parte da Amazon, a integração da Alexa servirá para explorar como as tecnologias de reconhecimento de voz podem ajudar os astronautas em futuras missões tripuladas. Ela poderá perguntar ao astronauta qual é a temperatura da cabine, qualquer informação sobre o estado da cápsula e até mesmo controlar dispositivos conectados à cápsula. Como curiosidade, se dissermos à Alexa "Alexa, leve-me à Lua", ela nos dará detalhes sobre Artemis. O software da Cisco, que também alimenta o Callisto, é responsável por fornecer um sistema de chamada de vídeo em tempo real, conectando a cápsula à Terra.

Se quisermos enviar uma mensagem para o Callisto, podemos fazê-lo a partir do site da Lockheedmartin ou do aplicativo Explore Orion. Basta digitar a mensagem, nosso nome (podemos colocar o que quisermos aqui), e a mensagem pode ser projetada na cápsula.

sobre
o mesmo tema