Jornalista e entusiasta do pop, posso escrever o dia todo sobre Taylor Swift ou BLACKPINK, enquanto maratono minhas séries preferidas.
Brisa, de "Travessia", descobrirá ser quimera, ou seja, pessoa acometida pela condição de quimerismo. A informação foi divulgada em matéria do Notícias da TV, publicada nesta quinta-feira (3). Por problemas em sua formação genética, a personagem de Lucy Alves não conseguirá provar ser mãe do próprio filho e perderá a guarda de Tonho (Vicente Alvite). Entenda a condição super rara!

Todo sofrimento para Brisa (Lucy Alves), em "Travessia", é pouco! Depois de ser vítima de fake news, traída pelo marido e presa injustamente, a protagonista descobrirá sofrer com uma condição genética raríssima, chamada quimerismo. Porém, exatamente por ser quimera - como é o nome da pessoa que sofre com a doença -, Brisa não conseguirá provar a maternidade de seu filho com Ari (Chay Suede), perdendo a guarda do menino.

Tudo vai começar quando a sogra, Núbia (Drica Moraes), acusará a personagem de Lucy Alves de trair o esposo. Por isso, a jovem terá que fazer um teste de DNA para provar que Tonho (Vicente Alvite) é realmente filho de Ari. Só que o resultado vai ser surpreendente: o namorado de Chiara (Jade Picon) é pai do menino, mas Brisa não é a mãe dele. O ex-casal já vai estar na briga pela custódia do filho e a justiça retirará a guarda da moça.

Quando a fofoca se espalha, os boatos de que a protagonista sequestra crianças irá voltar com mais força - mesmo que ninguém consiga explicar por que Ari é, de fato, o pai de Tonho. Tudo será explicado bem depois, quando o professor Dante (Marcos Caruso) ajudará Brisa a descobrir que ela é quimera - uma pessoa com material genético modificado.

Vem entender melhor o que é quimerismo e como isso afeta o exame da personagem de Lucy Alves.

O que é uma pessoa quimera?

A pessoa quimera possui dois materiais genéticos diferentes nas suas células. Enquanto isso pode acontecer com quem recebe transplante de células tronco - quando o material genético do doador é incorporado ao do receptor -, algumas pessoas podem já nascer com quimerismo, como parece ser a situação de Brisa.

Nesse caso, normalmente o que acontece é quando, inicialmente, no útero, há dois embriões fecundados que geram dois zigotos - como se fossem gêmeos. Porém, estes embriões se fundem, originando um bebê que possui dois materiais genéticos distintos em si. Por isso, quando analisado o DNA de Brisa, não há uma compatibilidade total com Tonho, que recebeu apenas parte desse material.

Quimerismo é condição genética rara

É claro que Brisa vai ficar muito confusa com o resultado do teste e irá atrás de lavadeiras que a viram parir para comprovar a sua maternidade. E não é para menos a confusão da protagonista: o caso é bem raro. Uma matéria do Fantástico, que foi ao ar em 2017, mencionou a história de uma quimera e afirmou que, no total, havia cerca de 30 casos de quimerismo conhecidos na época.

De acordo com o portal Tua Saúde, há diferentes tipos de quimerismo, incluindo quando a própria mãe absorve células do feto ou vice-versa.

Além de Brisa, Chiara também irá sofrer com condição rara, porém, será uma doença psiquiatra. A filha de Guerra (Humberto Martins) terá Síndrome de Munchaüsen - em que a pessoa cria, consciente ou inconscientemente, sintomas de outras condições físicas.

Travessia
"Travessia": retorno triunfal de Débora (Grazi Massafera) e 1º encontro com Chiara tem data para acontecer!
"Travessia": 5 descobertas chocantes de Brisa no final da novela