Quimera: entenda condição genética que fará Brisa perder filho em "Travessia"
Publicado em 3 de novembro de 2022 às 15:39
Por Luísa Silveira de Araújo
Brisa, de "Travessia", descobrirá ser quimera, ou seja, pessoa acometida pela condição de quimerismo. A informação foi divulgada em matéria do Notícias da TV, publicada nesta quinta-feira (3). Por problemas em sua formação genética, a personagem de Lucy Alves não conseguirá provar ser mãe do próprio filho e perderá a guarda de Tonho (Vicente Alvite). Entenda a condição super rara!
Quimera: entenda condição genética que fará Brisa perder filho em "Travessia" Quimera: entenda condição genética que fará Brisa perder filho em "Travessia"© Reprodução, Globo / Fábio Rocha
Brisa (Lucy Alves) vai descobrir doença rara em "Travessia", segundo o Notícias da TV
Quimerismo acontece quando a pessoa tem dois materiais genéticos nas suas células
"Travessia": Brisa (Lucy Alves) descobre que é quimera e perde guarda do filho. Entenda!
Brisa (Lucy Alves) tem uma maré de azar no primeiro mês de "Travessia"
Veja + após o anúncio

Todo sofrimento para Brisa (Lucy Alves), em "Travessia", é pouco! Depois de ser vítima de fake news, traída pelo marido e presa injustamente, a protagonista descobrirá sofrer com uma condição genética raríssima, chamada quimerismo. Porém, exatamente por ser quimera - como é o nome da pessoa que sofre com a doença -, Brisa não conseguirá provar a maternidade de seu filho com Ari (Chay Suede), perdendo a guarda do menino.

Tudo vai começar quando a sogra, Núbia (Drica Moraes), acusará a personagem de Lucy Alves de trair o esposo. Por isso, a jovem terá que fazer um teste de DNA para provar que Tonho (Vicente Alvite) é realmente filho de Ari. Só que o resultado vai ser surpreendente: o namorado de Chiara (Jade Picon) é pai do menino, mas Brisa não é a mãe dele. O ex-casal já vai estar na briga pela custódia do filho e a justiça retirará a guarda da moça.

Quando a fofoca se espalha, os boatos de que a protagonista sequestra crianças irá voltar com mais força - mesmo que ninguém consiga explicar por que Ari é, de fato, o pai de Tonho. Tudo será explicado bem depois, quando o professor Dante (Marcos Caruso) ajudará Brisa a descobrir que ela é quimera - uma pessoa com material genético modificado.

Vem entender melhor o que é quimerismo e como isso afeta o exame da personagem de Lucy Alves.

O que é uma pessoa quimera?

A pessoa quimera possui dois materiais genéticos diferentes nas suas células. Enquanto isso pode acontecer com quem recebe transplante de células tronco - quando o material genético do doador é incorporado ao do receptor -, algumas pessoas podem já nascer com quimerismo, como parece ser a situação de Brisa.

Nesse caso, normalmente o que acontece é quando, inicialmente, no útero, há dois embriões fecundados que geram dois zigotos - como se fossem gêmeos. Porém, estes embriões se fundem, originando um bebê que possui dois materiais genéticos distintos em si. Por isso, quando analisado o DNA de Brisa, não há uma compatibilidade total com Tonho, que recebeu apenas parte desse material.

Quimerismo é condição genética rara

É claro que Brisa vai ficar muito confusa com o resultado do teste e irá atrás de lavadeiras que a viram parir para comprovar a sua maternidade. E não é para menos a confusão da protagonista: o caso é bem raro. Uma matéria do Fantástico, que foi ao ar em 2017, mencionou a história de uma quimera e afirmou que, no total, havia cerca de 30 casos de quimerismo conhecidos na época.

De acordo com o portal Tua Saúde, há diferentes tipos de quimerismo, incluindo quando a própria mãe absorve células do feto ou vice-versa.

Além de Brisa, Chiara também irá sofrer com condição rara, porém, será uma doença psiquiatra. A filha de Guerra (Humberto Martins) terá Síndrome de Munchaüsen - em que a pessoa cria, consciente ou inconscientemente, sintomas de outras condições físicas.

Palavras-chave
Saúde Curiosidade Novela
Tendências
Todos os famosos
Últimas Notícias
Príncipe Andrew participou de orgia com menores de idade na ilha de Jeffrey Epstein, chefe de rede de tráfico sexual
Príncipe Andrew participou de orgia com menores de idade na ilha de Jeffrey Epstein, chefe de rede de tráfico sexual
4 de janeiro de 2024
Corpo de Bruna Marquezine impressiona: atriz usa biquíni cavado e body chain ao chegar em Noronha
Corpo de Bruna Marquezine impressiona: atriz usa biquíni cavado e body chain ao chegar em Noronha
4 de janeiro de 2024
Júlio Cocielo pode pegar até 5 anos de prisão por falas racistas na web; MPF identificou 9 posts com preconceito racial
Júlio Cocielo pode pegar até 5 anos de prisão por falas racistas na web; MPF identificou 9 posts com preconceito racial
4 de janeiro de 2024