Rahabe Barros Editora
Libriana, boa de papo e apaixonada por reality show. Louca por gatos, não vivo sem café e com planos de dar uma volta ao mundo são outras curiosidades ao meu respeito. Após 10 anos, sigo encantada pelo jornalismo e por essa evolução diária da comunicação
Você sabe como identificar e diferenciar as condições da saúde mental? Os jovens millennials, também conhecidos como geração Y, vêm comentando bastante sobre o tema pelas redes sociais - ainda mais depois da pandemia do Covid-19 - e o Purebreak resolveu reunir os termos mais citados para te ajudar a entender mais sobre o assunto. Confira!

A saúde mental inclui nosso bem-estar emocional, psicológico e social. Afeta como pensamos, sentimos e agimos, mas também ajuda a determinar como lidamos e nos posicionamos quando algo não vai bem. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde, muitos adolescentes e jovens vêm enfrentando por fases difíceis por conta das múltiplas mudanças físicas, emocionais e sociais, como a exposição à pobreza, abuso e a violência. Tudo isso pode torná-los mais vulneráveis a condições de saúde mental.

Com tantos sintomas parecidos, você sabe como identificar as diferenças entre estresse, burnout, ansiedade e estafa? Veja os nomes dados para as condições mentais e como diferenciá-las!

Telessaúde São Paulo - Unifesp - Janeiro Branco - Mês de ...

Estresse

Segundo a Secretaria da Saúde, estresse é a resposta do organismo a determinados estímulos que representam circunstâncias súbitas ou ameaçadoras.

Ansiedade

A antecipação temerosa de mais perigos ou problemas acompanhados por uma intensa sensação desagradável (disforia) ou sintomas físicos. A ansiedade não é incomum em crianças e adolescentes.

Depressão

A depressão é tipo de transtorno de humor caracterizado por humor baixo ou irritável ou perda de interesse ou prazer em quase todas as atividades durante um período de tempo.

Estafa

A estafa/fadiga é mais do que apenas cansaço. A fadiga pode dificultar a saída da cama pela manhã e impedir que uma pessoa cumpra suas tarefas diárias. A fadiga física e mental são diferentes, mas geralmente ocorrem juntas. A exaustão física repetida pode levar à estafa mental ao longo do tempo.

Burnout

Burnout é um estado de exaustão física e emocional. Pode ocorrer quando você experimenta estresse de longo prazo em seu trabalho, ou quando você trabalhou em uma função física ou emocionalmente desgastante por um longo tempo. Sinais comuns de esgotamento: Sentir-se cansado ou esgotado a maior parte do tempo. Sentindo-se impotente, preso e/ou derrotado.

Transtorno do pânico (TP)

Um episódio súbito de medo intenso que desencadeia reações físicas graves quando não há nenhum perigo real ou causa aparente. As crises podem ocorrer em qualquer lugar, contexto ou momento, durando em média de 15 a 30 minutos.

Transtorno bipolar

Um tipo de transtorno de humor com mudanças marcantes no humor entre extrema exaltação ou felicidade e depressão severa durante a adolescência.

Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)

Pessoas com TOC têm obsessões e/ou compulsões. Uma obsessão refere-se a pensamentos, impulsos ou imagens recorrentes e persistentes que são intrusivos e causam ansiedade ou angústia grave. As compulsões referem-se a comportamentos e rituais repetitivos (como lavar as mãos, acumular, ordenar, verificar) ou atos mentais (como contar, repetir palavras silenciosamente, evitar).

Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT)

O TEPT pode ocorrer quando uma pessoa experimenta um evento chocante e inesperado que está fora do alcance da experiência humana normal. O trauma geralmente é tão extremo que pode sobrecarregar seus mecanismos de enfrentamento e criar sentimentos intensos de medo e desamparo.

sobre
o mesmo tema