Por Victor Viana
Quando o assunto é ciúme, todo mundo adora dizer que é só um pouquinho e que esse pouco não faz mal. Ok, pode até ser. Porém, esse é um debate que precisa ser levado bastante a sério, já que o ciúme pode transformar qualquer relacionamento em uma relação abusiva. Então, para entender se você é realmente ciumento, o Purebreak preparou um teste.

Apesar do ciúme ser um sentimento bastante comum e normal de sentir, ele nunca traz uma sensação boa, né? Afinal, ele se concretiza a partir da insegurança das pessoas e do medo de perder alguém que gosta. Pois é, o ciúme não existe apenas entre as relações amorosas. Você pode sentir ciúme dos seus amigos e familiares também. Por isso é muito importante ficar atento ao que se sente para não transformar essa situação em algo muito maior. E aí, vamos descobrir se você é uma pessoa ciumenta ou não?

O que é o ciúme?

Como foi dito anteriormente, o ciúme é um sentindo que surge, em muitos casos, a partir da nossa insegurança e isso pode significar várias coisas. Por exemplo, se duas amigas suas ficam muito próximas e isso te desperta ciúmes, pode significar que você, talvez, tenha medo de começar a ser deixada de lado ou algo do tipo. O mesmo serve para relações amorosas, quando há o receio de perder o parceiro.

No entanto, é importante ressaltar que o ciúme não se manifesta apenas através do medo ou insegurança. Uma pessoa com ciúme pode tomar outras atitudes e algumas muito abusivas, como o controle e a posse. Por exemplo, aquele namorado que controla as roupas que você veste ou que te impede de sair sem ele. O que, obviamente, acaba gerando um relacionamento abusivo.

Ou seja, apesar das piadas que rolam em torno desse assunto, é preciso prestar muita atenção. Afinal, há sempre o risco de acabar em uma relação tóxica ou ser a pessoa que torna esse relacionamento problemático. Por isso, independente de quem você sinta ciúme, é muito importante conversar para diminuir as inseguranças.

sobre
o mesmo tema