João Maturana Estagiário
De sangue 100% escorpiano, João é filho do divórcio de Taylor Swift e Harry Styles e se encontrou no mundo da cultura pop.
Durante a nossa formação escolar, somos apresentades à várias fórmulas e teoremas que precisamos decorar para ir bem nas provas e trabalhos. Mas, depois de um tempo, é bem difícil lembrarmos de cabeça para que cada um serve especificamente e qual o seu nome correto. Por isso, de Bhaskara à Teoria da Relatividade, te desafiamos a acertar qual é a fórmula da área de Exatas neste quiz superdifícil.

Bhaskara, Pitágoras, Gravidade Universal. Cada uma das fórmulas, teoremas, leis e postulados da matemática e da física são muito importantes para o mundo das Exatas e servem para propósitos distintos, facilitando a nossa vida, atuando na tecnologia e expandindo o nosso conhecimento sobre o mundo. Mas pode ser que aprender isso durante a puberdade e sob muita pressão não seja a coisa mais fácil para muitas pessoas. Pior ainda é ter que lembrar de cabeça cada uma das fórmulas para as avaliações.

Os macetes são muitos. Desde tentar repetir incontáveis vezes as fórmulas, escrevê-las em notas adesivas espalhadas pela casa ou até criar frases curiosas para tentar fazer com que elas façam sentido. De qualquer jeito, fato é que muites de nós tivemos que achar alguma maneira de memorizá-las durante o período de escola e vestibular. E será que esse conhecimento continuou na sua cabeça? Faça o teste e descubra!

Por que fórmulas são importantes?

Ao contrário do que muitos pensam, na verdade as fórmulas matemáticas e físicas são muito importantes e revolucionaram o nosso mundo. As duas áreas do conhecimento estão presentes desde a arquitetura de prédios, casas e monumentos, até os produtos tecnológicos, como celulares, carros e computadores.

Para termos o avanço científico dos dias de hoje, foi necessário que pensadores muito inteligentes descobrissem como funcionam os fenômenos naturais para poder modificá-los e usar o conhecimento a nosso favor.

Stupid Math GIF - Stupid Math Four GIFs

Então, mesmo que elas pareçam muito difíceis de serem assimiladas, com certeza as pessoas que a criaram tiveram ainda mais dificuldade. É importante que tenhamos um contato com elas na escola, para que aprendamos mais sobre o mundo e possamos saber se temos vontade de cursar uma carreira na área das Ciências Exatas.

Matérias de Exatas são mais difíceis que Humanas?

Ugh GIF - Study GIFs

E mesmo que matérias de Exatas tenham sim sua importância, é necessário desconstruir o mito de que elas são mais relevantes ou mais difíceis que disciplinas da área das Humanas, como História, Geografia e Sociologia.

Fato é que cada pessoa tem uma facilidade e há diferentes tipos de inteligência. Então pode ser que o que é fácil para alguém de Humanas seja difícil para alguém de Exatas e vice-versa. Sem contar que nas universidades há textos teóricos de ciências sociais e humanas que são extremamente difíceis de compreender, mas também proporcionaram grandes transformações no nosso conhecimento e na capacidade de entendermos o nosso mundo.

sobre
o mesmo tema