Por Victor Viana
Disney+ coloca aviso de conteúdo racista em suas animações mais clássicas
Disney+ coloca aviso de conteúdo racista em suas animações mais clássicas
O Disney+ está chegando por aqui e os brasileiros terão uma ótima surpresa quando se depararem com os avisos de conteúdo racistas que alguns clássicos do estúdio receberam. De acordo com a empresa, o objetivo é mostrar que essas obras já estavam erradas da época e continuam inadequadas. Animações como "Dumbo", Peter Pan" e "A Dama e o Vagabundo" receberam o aviso.

O Disney+ chega ao Brasil no dia 17 de novembro e já tem muita gente contando as horas para rever os clássicos do estúdio. No entanto, quem tentar assistir "Peter Pan", Dumbo", "A Dama e o Vagabundo", "Mogli", "Aristogatas" ou "A Cidadela Robinson", por exemplo, receberá um aviso de conteúdo racista antes do filme começar. De acordo com a empresa, o objetivo é "reconhecer seu impacto prejudicial, aprender com ele e iniciar conversas para criarmos juntos um futuro mais inclusivo". Por isso que essas e outra animações continuaram no catálogo.

Tiana Princess GIF - Tiana Princess Happy - Discover & Share GIFs

"Este programa inclui representações negativas e/ou maus-tratos de pessoas ou culturas [...] Esses estereótipos já eram errados na época e continuam errados agora", diz o comunicado criado pela Disney. É importante ressaltar que essa medida já tinha sido colocada em prática desde o lançamento do serviço de streaming. No entanto, eles mudaram o recado para ressaltar que realmente não concordam - e nunca deviam ter concordado - com esse tipo de posicionamento. Para criar essa mensagem, a Disney se reuniu com produtores e críticos de cinema de diversas etnias.

Oficina do Gif: Gifs Pocahontas

É preciso ser antirracista

E aí, o que vocês acharam da medida criada pela Disney? É óbvio que representações racistas nem deviam estar em circulação, como é o caso da animação "A Canção do Sul", que foi retirada do serviço de streaming por conta do conteúdo discriminatório. No entanto, precisamos concordar que é um grande passo esse reconhecimento. Contudo, isso não muda o fato de que precisamos de mais representações nas animações atuais.

Mulan gif Disney | Mulan disney, Disney, Disney gif

Disney
IA revela como Mickey, Minnie e seus amigos seriam se fossem humanos: Pluto vai te surpreender!
Filme de ficção científica é lançado no Disney+, mas é excluído do catálogo 7 semanas após estreia
Ryan Evans, de "High School Musical", é gay? Disney confirma sexualidade do personagem!
"Pequena Sereia" fica em 6ª lugar no ranking dos maiores live-actions. 1ª lugar vai te surpreender!
ver todas as notícias de Disney Ver + matérias
sobre
o mesmo tema