Por João Paulo Pereira
Renovatio
Renovatio
Esse pessoal trabalha de forma inovadora, produzindo óculos de baixo custo para comunidades carentes.

As pessoas não têm ideia da real importância de um par de óculos e como isso influencia na vida de alguém e no desenvolvimento do país. Por isso que um grupo de jovens de São Paulo, resolveu desenvolver um projeto chamado, Renovatio, a partir da atividade VerBem , que desenvolvem óculos de qualidade com baixo custo, a partir de uma tecnologia alemã: o OneDollarGlasses. Fiquem tranquilos, são óculos normais, diferente dos que "piscam" , criados pelos japoneses.

Estudos apontam que "a produtividade dos trabalhadores aumenta em 20% quando eles tratam seus problemas de visão, tornando-se mais enérgicos e focados", segundo a Impact Vision. Outra pesquisa realizada com 36 mil alunos matriculados nas escolas municipais de Campinas, o baixo rendimento escolar de 51% das crianças está relacionado à falta de óculos. Esse número é uma das causas de o Brasil ter a terceira maior taxa de desistência escolar entre 100 países. É um problemão, mas isso não quer dizer que não tenha uma solução. Esses jovens empreendedores conseguiram pensar em algo criativo e inteligente e se for depender deles, todo mundo vai conseguir ler a legenda dos filmes nos cinemas!

Projeto Renovatio
Projeto Renovatio

Óculos de baixo custo?

Para dar acesso a óculos de qualidade a todos que necessitam, é usada a tecnologia alemã de produção de óculos de baixo custo, OneDollarGlasses. Com o custo de material variando em torno de 1 dólar. Somados impostos, custos de produção (salário dos beneficiados produtores) e outros custos, os óculos custam em torno de R$ 25,00. Muito mais em conta, se comparado à média dos óculos convencionais do mercado brasileiro. Milhares de pessoas já foram beneficiadas. Os óculos estão disponíveis em apenas um modelo em cores e tamanhos diferentes. A armação de aço flexível e com as lentes alemãs. Há lentes apenas para casos de miopia e hipermetropia entre seis graus negativo e seis positivo.

Quem produz?

Pessoas necessitadas que trabalham durante o dia, estudam a noite e fazem o programa cultural, desenvolvido por eles, aos sábados. Sua renda varia em função do desempenho no trabalho, nos estudos e nas atividades culturais.

Projeto Renovatio
Projeto Renovatio

Ralf Toenjes, um dos líderes do projeto comentou da dificuldade de desenvolver algo do tipo no Brasil: "muita gente falou que seria impossível colocar em prática porque teríamos que importar tecnologia da Alemanha. Tomamos muitos tapas na cara e tivemos que mostrar que era possível. Isso me fez crescer bastante." O petropolitano ainda declarou como o projeto afetou em sua vida: "Queria desenvolver meu lado humano, porque eu era uma pessoa muito lógica. Por tudo isso, concluí que seria uma experiência relevante para o meu desenvolvimento". O jovem diz que a meta da empresa é dentro de três a quatros anos, exterminar o problema de falta de visão gerado por ausência de óculos em todo o país.

Esses jovens acreditam que há uma maneira diferente de se fazer organizações produtivas eficientes: organizações que tenham como meta não somente o excedente financeiro, mas também o "excedente social". A equipe já ganhou diversos prêmios, mas o caminho ainda é longo e trabalho é o que não falta pra essa galera, que promete promover uma "visão em HD" pra muita gente que sonha em desfrutar os benefícios de uma boa visão.

Projeto Renovatio
sobre
o mesmo tema