Por Victor Viana
Se você acompanha Sam Smith nas redes sociais, com certeza já percebeu que o cantor está se sentindo cada vez mais livre para ser quem realmente é. Se antes ele tinha vergonha de mostrar o corpo, hoje já se exibe sem nehum pudor. E no meio de toda essa liberdade, Sam se descobriu não-binário e resolveu declarar isso para o mundo nesta sexta-feira (13).

Sam Smith usou seu Instagram nesta sexta-feira (13) para fazer um comunicado bem importante em relação ao seu gênero. A partir de agora, o cantor não quer ser identificado pelos gêneros masculino e feminino. Sim, o artista acaba de se assumir não-binário. Smith, que sempre foi aberto em relação a sua sexualidade, contou que resolveu dar mais esse passo depois de pensar bastante sobre a sua existência e como se sentia em relação ao seu corpo e mente. E apesar do receio de tocar nesse assunto, Smith foi muito bem recebido pelos fãs.

"Hoje é um bom dia, então aí vai. Eu decidi que estou trocando meus pronomes para THEY/THEM. Depois de muito tempo em guerra com meu gênero, decidi abraçar a mim mesmo por quem eu sou, dentro e fora. Estou muito animado e me sinto privilegiado por estar cercado de pessoas que me apoiam nessa decisão, mas fiquei muito nervoso por fazer esse anúncio, porque me preocupo demais com o que as pessoas pensam, mas que se dane! Eu entendo que haverá muitos erros e mal colocação de gênero, mas tudo que peço é que, por favor, vocês tentem. Espero que agora possam me ver como eu me vejo. Obrigado", escreveu.

Porém, Sam Smith também deixou claro que está se entendendo e ainda não se sente preparado para se tornar um rosto que represente toda essa comunidade, "mas mal posso esperar por esse dia. Então, por enquanto, eu só quero ver VISTO e aberto. Se você tiver dúvidas e me perguntar o que isso tudo significa eu tentarei meu melhor para explicar", completou.

Qual o significado de não-binário?

Ao nascer, todas as pessoas tem o seu gênero definido a partir do seu órgão sexual. Ou seja, quem nasce com um pênis é do gênero masculino e quem nasce com vagina é do feminino. E essas são as duas únicas opções que nos "são dadas". Porém, algumas pessoas vão percebendo que não se encaixam nessa binaridade e se declaram não-binário. Ou seja, não se entendem nem como homem ou mulher. Para quem não está muito por dentro do assunto, esse conceito pode parecer uma grande viagem. Porém, se pararmos pra pensar que até pouco tempo ser gay ou lésbica ainda era visto como algo controverso, é apenas uma questão de tempo até que a ideia de não-binário começe a ser vista de uma forma menos problemática.

Veja este vídeo do Canal das Bee que explica bem o assunto:

Sam Smith
Sam Smith no Brasil! Jornalista revela que cantor trará a "Gloria The Tour" e fãs piram nas redes
Shows da turnê de Sam Smith são adiados por problema misterioso de saúde
Sam Smith relembra cuspida na cara e lamenta assédios na rua: "Muito triste"
Sam Smith diz que a indústria da musica ainda é sexista e homofóbica
ver todas as notícias de Sam Smith Ver + matérias
Famosos
do momento
sobre
o mesmo tema