Rahabe Barros Editora
Libriana, boa de papo e apaixonada por reality show. Louca por gatos, não vivo sem café e com planos de dar uma volta ao mundo são outras curiosidades ao meu respeito. Após 10 anos, sigo encantada pelo jornalismo e por essa evolução diária da comunicação
Vai fazer uma tatuagem? Artista, tatuador e referência em desenhos no estilo moderno, Lincoln Lima alerta sobre a importância de saber escolher um bom profissional e outras recomendações, como biossegurança e cuidados pós- procedimentos. Saiba mais com o Purebreak!

Seja como expressão de personalidade ou apenas por gostos pessoais, fato é que as tatuagens estão cada vez mais populares e aceitas socialmente. Entretanto, para que a arte na pele não cause arrependimentos ou mesmo impactos na saúde, os cuidados pré e pós-procedimentos são primordiais.

1- Atenção ao escolher o tatuador

Artista e tatuador, Lincoln Lima é referência em tattoos no estilo moderno e realista e destaca que os cuidados devem ser tomados antes mesmo do procedimento, tendo atenção ao escolher o profissional. "Muita gente se preocupa apenas com o local da arte, mas o profissional correto é quem melhor irá direcionar para essas decisões, bem como a capacidade dele de aplicar corretamente as técnicas, a biossegurança e as orientações também fazem diferença no resultado final", diz.

2- Cuidados com a higiene

Passado esse momento de escolha, seja para evitar infecções, falhas ou reações adversas, o tatuador Lincoln Lima destaca que o cliente deve se atentar à higiene e biossegurança do local.

"A começar pelas ferramentas, o cliente e o profissional devem garantir, por exemplo, que a agulha utilizada no procedimento deve ser descartável. Isso é fundamental para garantir a saúde do cliente, já que esse tipo de objeto, quando compartilhável, pode causar não apenas infecções como doenças bacterianas, ou mesmo, HIV e Hepatites B e C", alerta. Além disso, a Anvisa prevê que o profissional deve higienizar as mãos antes e depois do procedimento, bem como EPIs como Luvas e Máscaras devem ser utilizados.

3- Tinta não deve ser reutilizada

Lincoln Lima destaca ainda, que a tinta deve ser fracionada individualmente e não deve ser reutilizada caso sobre. "Mesmo sendo responsabilidade do profissional, o cliente não deve ter vergonha de garantir que essas normas estejam sendo cumpridas pelo estúdio antes de se submeter ao procedimento", afirma.

4- Não coçar ou arrancar as casquinhas

Realizada a tatuagem, com as técnicas certas, os cuidados pós-procedimento são a segunda etapa para um resultado final satisfatório e sem intercorrências. Lincoln Lima alerta, por exemplo, que o cliente deve fazer a higiene correta do local, bem como não deve coçar ou arrancar as casquinhas que se formam durante o processo de cicatrização. "Esse atrito na pele retarda a regeneração do tecido, o que pode não apenas danificar o desenho, como causar machucados ou mesmo infeccionar a tatuagem", diz.

5- Evitar exposição ao sol

Outro ponto é quanto à exposição ao sol, que deve ser evitada. Os profissionais costumam recomendar que o cliente não exponha o local da tatuagem aos raios solares por, pelo menos, 30 dias, tempo médio que a cicatrização leva. "Evite piscinas e saunas, como também, cuide da alimentação, pois ela pode influenciar na cicatrização. Alimentos gordurosos e inflamatórios não são recomendáveis", diz o tatuador Lincoln Lima.

sobre
o mesmo tema