Jornalista e entusiasta do pop, posso escrever o dia todo sobre Taylor Swift ou BLACKPINK, enquanto maratono minhas séries preferidas.
9 Fotos
Veja as fotos!
Taylor Swift é uma das maiores artistas das últimas décadas, mas isso não signfica que ela está imune ao machismo da indústria - pelo contrário! O último a ofender Taylor foi o cantor britânico Damon Albarn, mas Swift já foi alvo de Scooter Braun, Kanye West e muitos homens da indústria. A cantora, é claro, não ficou quieta e mostrou todo seu poder. Relembre 5 tretas de Taylor com machistas do entretenimento.

Avisa que é ela! Taylor Swift é uma grande artista e quanto mais sucesso - e talento - uma mulher tem, maior a probabilidade dela ser alvo dos homens da indústria. Seja para reduzir a cantora aos seus relacionamentos ou para criticar seu trabalho, Taylor é obrigada a lidar com muitas coisas. Porém, a voz de "All Too Well" já cansou e, há alguns anos, faz questão de responder ao ódio infundado.

A última treta envolvendo o nome de Swift foi com o cantor britânico Damon Albarn. O líder da banda Gorillaz deu entrevista para o Los Angeles Times, divulgada no último domingo (23), e mencionou o trabalho de Taylor. O entrevistador citou a cantora como exemplo de compositora, ao passo que Albarn respondeu: "Ela não escreve suas próprias músicas. [...] [co-escrever] não conta. Eu sei o que é isso. Não é a mesma coisa de compor".

Confira a resposta de Taylor Swift e veja outras quatro vezes que a cantora deu uma resposta perfeita aos haters!

Daily Swift Gifs | Taylor swift, Documentários, Cantores

1. Damon Albarn e as composições de Taylor

Para Albarn, co-escrever músicas não conta. Mesmo se fosse o caso, Taylor tem várias composições solo ao longo de sua carreira - como o álbum "Speak Now", que foi escrito apenas pela artista. Sabendo do seu poder e talento, Swift respondeu Albarn, de forma direta, pelo Twitter na última segunda-feira (24).

"Era uma grande fã sua até ver isso. Eu escrevo TODAS as minhas músicas. Sua tentativa de me queimar é completamente falsa e degradante. Você não precisa gostar as minhas músicas, mas é f*dido tentar descreditar minhas composições [...] P.S: Eu escrevi esse tweet sozinha, caso esteja se perguntando".

Damon correu para se desculpar e disse que sua frase foi tirada de contexto, para conseguir cliques, mas ninguém comprou muito essa ideia não!

2. Scooter Braun e o roubo das autorias

Em 2019, Scooter Braun comprou a antiga gravadora de Taylor Swift, adquirindo o direito de todas as músicas da cantora publicadas até seu álbum "reputation", de 2017. A loirinha deu várias respostas diretas ao empresário, que negou qualquer tentativa de prejudicá-la. Mas a maior resposta que Taylor poderia dar foi com suas regravações. Para recuperar a autoria completa de suas faixas, ela está regravando todos os seus primeiros álbuns. Como compositora das músicas (viu, Damon?), ela tem esse direito.

Fãs criam teoria sobre roupa de Taylor Swift em capa do novo álbum |  Capricho

Até agora já tivemos "Fearless (Taylor's Version)" e "Red (Taylor's Version)", que foram verdadeiros sucessos! Taylor bateu recordes que eram dela mesma - provando que sua maior competição é ela - e ainda conseguiu o título de maior música a permanecer no topo da lista da Billboard, com a versão de 10 minutos de "All Too Well". Tá bom ou quer mais?

3. Kanye West e os xingamentos públicos

Como não lembrar do VMA de 2009, em que Kanye West roubou o microfone de Taylor Swift, para contestar sua vitória? Mas essa não foi a única vez que o rapper se envolveu em polêmicas às custas da cantora. Em 2016, West lançou a música "Famous", em que diz que "fez aquela v*adia famosa", em referência à Taylor - que tinha aprovado parte da letra, mas não fazia ideia de que seria xingada na faixa.

Kany e sua esposa na época, Kim Kardashian, começaram uma maratona de ódio virtual a Taylor Swift, que se isolou e ficou vários meses afastada da mídia. A resposta veio com o álbum "reputation" e, de forma elegante, quando foi provado que a gravação da conversa entre Kanye e Taylor não mencionava o xingamento misógino, a loira aproveitou a atenção para divulgar doação para campanhas beneficentes em seu Instagram.

Taylor Swift e Kanye West já se envolveram em várias polêmicas
Taylor Swift e Kanye West já se envolveram em várias polêmicas

4. David Meuller e o assédio sexual

Esse caso com o DJ David Meuller não foi uma "treta", mas crime mesmo. Quando o rapaz conheceu Taylor, em 2013, ele levantou a saia da cantora e apertou sua bunda na hora da foto - obviamente sem consentimento. A equipe de Swift denunciou David que, depois, foi ao tribunal acusar Taylor de difamação - já que o DJ foi demitido e teria perdido milhões de dólares.

No mês seguinte, Swift abriu processo para o caso de assédio e ganhou. Mostrando que realmente é incrível, a cantora cobrou apenas U$1 dólar, de forma simbólica, para provar que não queria ganhar dinheiro com o caso, mas sim, fazer justiça. Vale lembrar que a voz de "Blank Space" também doa para instituições que apoiam mulheres vítimas de violência.

5. O caso com a Apple Music

Em 2015, Taylor Swift fez pronunciamento oficial sobre a Apple Music e o presidente da empresa, Robert Kondrk. Na época, o aplicativo permitia que os novos usuários tivessem três meses de graça e, todos os streams feitos nesse período, não eram convertidos para os artistas. Taylor publicou comunicado, falando que "três meses é muito tempo sem receber" e que o efeito poderia ser sentido principalmente pelos novos artistas, que ainda não têm tanto dinheiro para investir em seu trabalho.

Como resultado, a Apple chegou a mudar a política de pagamento dos artistas. Ou seja, Swift não é apenas corajosa e um exemplo de cantora e compositora, mas também está ajudando a mudar a indústria para os novos nomes que estão chegando.

Taylor Swift
Ladrão rouba celular, mas devolve 100 fotos que fã tirou em show da Taylor Swift
Dividiu opiniões! Família é criticada por foto com Taylor Swift após morte de Ana Clara Benevides
Morte Ana Clara Benevides: laudo inicial revela hemorragia no pulmão em show de Taylor Swift
Taylor Swift: 6 descasos que fãs passaram nos shows da cantora no Rio de Janeiro
ver todas as notícias de Taylor Swift Ver + matérias
sobre
o mesmo tema