Jornalista e entusiasta do pop, posso escrever o dia todo sobre Taylor Swift ou BLACKPINK, enquanto maratono minhas séries preferidas.
9 Fotos
Veja as fotos!
Cuidar bem dos cabelos é um passo importante da rotina de beleza, que pode ajudar em nossa autoestima. Mas existem vários tipos de fios - liso, ondulado, cacheado, crespo - e nem sempre sabemos a melhor forma de cuidar dele. Por isso, conversamos com a hair stylist Gisele Debossan para entender quando o cabelo precisa de atenção e seis dicas para cuidar de qualquer tipo de fio. Confira!

Apesar do cuidado com o cabelo ser algo que deve estar em nossa rotina, nem sempre é tão fácil colocar em prática. Assim como tudo em nosso corpo, os fios capilares são específicos em cada pessoa e possuem necessidades distintas, que se alteram com o passar do tempo.

Ou seja, é possível que em determinado momento você esteja com cabelo mais seco, precisando de hidratação. Em outros, talvez uma nutrição seja necessária. Ou então ainda uma reconstrução poderosa. Isso vai variar com idade, ciclo hormonal, clima e muitas outras coisas...

Então, se nem nosso próprio cabelo é algo estável, que sempre demandará dos mesmos cuidados, como saber a melhor forma de tratar os fios? Para descobrirmos mais sobre o universo capilar, conversamos com a hair stylist Gisele Debossan, que compartilha seu trabalho no Instagram @giseledebossan. A cabeleireira nos ajuda a entender o que cada cabelo precisa e dá seis dicas práticas que todas as pessoas - independente do estilo e textura dos fios - devem seguir.

Sinais de que o cabelo precisa de cuidado

Ao passo que os fios vão crescendo, eles também vão mudando. Os fatores externos - como clima, produtos químicos, poluição etc - explicam isso. Para saber o momento de dar aquela atenção especial, Gisele lista alguns dos sinais mais comuns: "Um cabelo frágil, quebradiço, sem brilho, difícil de pentear e com pontas duplas são aqueles que precisam de cuidado", afirma a profissional.

Nessa hora, vale prestar atenção nos produtos, programar um tratamento mais intensivo e até marcar uma visita ao cabeleireiro. Mas vale lembrar que é bem importante escolher um profissional que entenda sobre seu tipo de fio. Com a popularização dos cabelos cacheados e crespos, muitos hair stylists acostumados com o liso podem dar alguns deslizes, que comprometem a saúde de seu cabelo e o resultado do seu corte.

10 dicas para lidar com o cabelo oleoso sem drama | Capricho

Como descobrir do que seu cabelo precisa

Você percebeu que o cabelo está danificado e precisa de cuidados específicos. Por onde começar? Diferente do que muitos pensam, cada fragilidade do fio é decorrente de um problema específico - podendo variar entre falta de nutrição, hidratação ou necessidade de reconstrução. Gisele Debossan explica como entender do que seu cabelo precisa.

"Cabelos ressecados, sem brilhos e armados normalmente precisam de hidratação. Os fios mais opacos, porosos e com frizz, precisam de nutrição. Já aquele cabelo mais ralo, com fios finos, quebradiços e com pontas duplas, demandam reconstrução. O indicado é sempre buscar ajuda profissional para ser feito um diagnóstico capilar seguro e preciso de cada caso", afirma a cabelereira.

Cuidados para todos os tipos de cabelo

Com esses passos em mente, vale anotar também aquelas dicas práticas, bem do dia a dia, que você precisa saber para manter seu cabelo saudável e com vida por mais tempo, potencializando o tratamento feito em casa ou no salão.

1. Preferência por água fria

Além de fazer bem para pele e para o cabelo, no verão é ainda perfeita para se refrescar. A água morna para fria é a melhor amiga de cuidados com o corpo, como explica Gisele. "Evite lavar os cabelos com água muito quente, porque pode provocar oleosidade excessiva no couro cabelo e ressecamento dos fios", afirma. Ou seja, algo que ninguém quer!

2. Enxague bem

Deixar resíduos de produtos no cabelo não é legal. Por isso, invista bastante no enxague, para retirar o shampoo e condicionador com cuidado - lembrando que o segundo item não deve ser passado muito próximo à raíz do cabelo. A hair stylist aponta que vacilar nesse passo é uma das causas de oleosidade excessiva e caspa.

3. Não exagere no calor

Como você já deve saber, muita chapinha, secador e babyliss danificam a saúde dos fios. Por isso, se você puder evitar, é melhor. Caso contrário, vale atenção para alguns pré-requisitos: "Usar protetor térmico é fundamental para proteger o cabelo da alta temperatura do aparelho. E nunca use chapinha no cabelo molhado", lembra Gisele.

4. Atenção na hora de prender e desembaraçar

Na hora de prender os fios, evite elásticos muito apertados, que não são propícios para o cabelo. "Isso pode provocar quebra e marcar os fios. Além disso, alguns cabelos ficam com uma ondulação bem marcada no local onde se tem o hábito de prender", afirma a cabelereira.

É preciso também saber a escova ou pente ideal para o seu tipo específico de cabelo. "Quando não é o caso, pode quebrar os fios, não vai desembaraçar totalmente e pode até atrapalhar o resultado da finalização desejada", diz Gisele. Ou seja, toda pesquisa é pouca na hora de optar pelas ferramentas e produtos indicados.

5. Nunca durma com o cabelo molhado

Quando dormimos com o cabelo ainda molhado, é comum que os fios acordem amassados e um pouco mais fragilizados. Porém, a aparência é o menor dos problemas, como explica Debossan. "O ambiente criado entre o cabelo molhado e o travesseiro quentinho é perfeito para o surgimento de fungos e dermatite", afirma.

6. Evite mexer muito nos fios

Você também tem mania de mexer no cabelo toda hora? É um hábito comum, mas que também não faz nada bem para os fios. Então, vale redobrar a atenção. "As impurezas que estão nas mãos vão para o cabelo, o que colabora no aumento de oleosidade", explica a profissional.

sobre
o mesmo tema