O Purebreak é um universo paralelo onde as pressões típicas dos jovens parecem menores. Famosos, música, cinema, séries, games e notícias... Quer saber o que está bombando? Então faça um Break com a gente!
A coloração pessoal, estudo dentro do universo da consultoria de imagem, ainda é vista como uma futilidade, sem utilidade prática - destinada apenas aos "ricos e famosos". Isso, porém, não é verdade. Para entender mais sobre a prática, o Purebreak conversou com Débora Latgé, especialista no campo, para desmentir de vez alguns mitos que ainda ouvimos sobre a coloração pessoal. Confira!

Você com certeza já ouviu falar sobre a consultoria de imagem e a famosa coloração pessoal, que tem ganhado cada vez mais espaço nas redes nos últimos anos. O estudo fala muito sobre roupas e estilos que combinam e valorizam cada pessoa e, até hoje, ainda é encarado com julgamento.

Isso porque a moda, de forma geral, é vista como algo fútil - o que está longe de ser verdade. Para entendermos mais do universo da coloração pessoal, conversamos com a especialista Débora Latgé, a fim de destruir os 5 maiores mitos sobre a prática.

A gente garante que, no final, você também vai querer correr atrás e descobrir mais sobre esse conhecimento poderoso, com a sua cartela de cores em mãos. Confira!

1. "Coloração pessoal é futilidade"

Não podíamos começar de outro jeito, né? O maior mito da coloração pessoal é que é uma prática fútil, mas tudo é bem mais complexo do que você pode achar. "A coloração pessoal, também chamada de análise cromática, nada mais é do que uma ferramenta para entender e conhecer as cores que harmonizam melhor com a sua coloração já existente", explica Débora, que cita as cores do cabelo, dos olhos, da pele e da sobrancelha - que variam de pessoa para pessoa - como exemplo.

A especialista continua, evidenciando a importância disso para intensificar nosso autoconhecimento: "Nada disso é fútil porque te fornece um alto conhecimento, que é muito mais do que ficar bonito. Um domínio sobre si mesmo faz algo maravilhoso para época em que estamos vivendo, cheia de opções e possibilidades, que é facilitar as nossas escolhas".

2. "A prática é só sobre roupas"

A coloração pessoal, como explica Débora, "não é só para roupa, mas para luzes, coloração de cabelo, acessórios, maquiagem". Ao se consultar com o profissional, a pessoa terá uma dimensão de sua cartela, que poderá ser aplicada em vários aspectos de sua vida. Por exemplo, tem dificuldade em achar o tom de base certo para sua pele? A coloração pode te ajudar nisso. É também uma forma de adaptar tendências do momento ao seu próprio estilo, priorizando peças e tons que te valorizem sempre.

3. "A coloração te proíbe de usar outras cores"

Outro mito que afasta muitas pessoas da coloração pessoal é o medo de ficar "preso" às cores da cartela, correndo o risco de não usar algum tom que ame. Débora desmente essa crença e mostra várias alternativas para os seus mais de 38 mil seguidores no Instagram. "Na consulta, você também descobre como minimizar o prejuízo de uma cor que não está na sua cartela", explica. Por exemplo, você ama preto e a cor não está no grupo? Pode usar sem culpa, adicionando elementos próximos ao rosto - como acessórios e maquiagem - que te valorizem.

"Você pode usar todas as cores do mundo e vai usá-las ainda melhor se souber quais que te valorizam mais. Eu acho que é uma libertação, não uma prisão. Até nas cores 'erradas', você não vai estar tão prejudicado. A gente chama isso de 'burlar a cartela', para você não estar duplamente se desvalorizando", conclui Latgé.

4. "Não tem benefícios práticos"

A coloração pessoal é uma ferramenta poderosa de autoconhecimento, aumentando sua autoestima e confiança nos desafios do dia a dia. Como se isso não bastasse, a prática também otimiza seu tempo e minimiza o gasto de dinheiro com roupas, maquiagens e acessórios - garantindo que suas compras sejam sempre certeiras e racionais.

"Além do benefício da autoestima, tem o benefício do bolso. Você economiza muito mais, otimiza as suas compras e tempo, já que chega na loja já sabendo quais são as cores de blusa, acessórios, sem ficar insegura [...] É legal também que o grupo de cores da sua cartela combina entre si. Então, quanto mais peças da sua cartela você tiver, mais você vai conseguir fazer combinações de cores inteligentes, coordenar as cores sem ter medo e ter um armário prático", afirma Débora.

5. "Coloração pessoal pode ser feita por qualquer pessoa"

Com a popularização da coloração pessoal, muitos sites e portais garantem dizer qual é a sua cartela com apenas algumas fotos - algo que é desaconselhado pela maioria dos profissionais e estudiosos da área. "O processo da coloração é um teste de eliminação, através de um teste de tecidos, que na minha visão deve ser feito presencialmente", afirma Débora Latgé.

A especialista vai além e ainda ressalta a importância de escolher um profissional que você possa confiar - de preferência que tenha um bom portfólio e recomendações. "Como é um conhecimento que você vai levar para a vida inteira, imagina trazer a informação errada para esse cliente? Ele vai pagar por um serviço e ficar a vida toda se desvalorizando e não potencializando a beleza dele. Então é muito importante descobrir um profissional qualificado e com experiência", aconselha.

sobre
o mesmo tema