Por Izabella Ravizzini
Quem nunca acreditou em uma fake news, que atire a primeira pedra. Pois é, a internet está cheia de mitos, principalmente quando o assunto é skincare! A gente aposta que você já caiu em alguma mentira que acabou prejudicando sua pele, né? Pensando nisso, listamos os maiores mitos da skincare para que você não erre nunca mais. Vem conferir!

Quem não ama uma boa sessão de skincare? Ter uma rotina de cuidados com a pele é relaxante, divertido e de quebra te deixa com uma aparência incrível. Já te falamos sobre a importância de cuidar da pele desde cedo, mas será que você está buscando as fontes corretas? A internet está cheia de informações e boas dicas para você começar, mas também está lotada de fake news. Hoje viemos acabar com 10 mitos da skincare que são muito falados por aí, mas não passam nem perto da verdade. Prepare-se para anotar tudo e nunca mais cometer esses erros!

1. Não se deve usar hidratantes em peles oleosas

Cronograma Skincare: vamos cuidar da pele? | Donna Maricota

Provavelmente o maior mito da skincare, que todo mundo já caiu um dia. Hidratação não tem nada a ver com óleo, e sim com água! Todas as peles precisam ser hidratadas, é apenas uma questão de encontrar o produto ideal para o seu tipo de pele.

2. Não é preciso usar protetor solar em casa

Seis frases que definem o calor de Ribeirão Preto – Notícias - Revide

Muito falso! Você tem que se proteger até dentro de casa, pois os raios solares entram por janelas, portas, varandas, etc. Além disso, a luz visível - essa do celular ou do computador - também pode ser prejudicial para a sua pele.

3. Rotinas de skincare precisam ter vários produtos

10 Easy Homemade Face Mask Recipes For All Your Skin Needs!

Nada disso! Você pode ter uma rotina de cuidados básica e eficiente com um bom sabonete facial, um hidratante para seu tipo de pele e protetor solar. O importante, na verdade, é fazer todos os dias.

4. Receitinhas caseiras são sempre melhores do que cosméticos

Do Your Face A Favor And Buy These Gentle And Inexpensive Face Masks Pronto

Errado! Usar comida como skincare nem sempre dá certo. Por exemplo, esfoliar com açúcar ou café pode causar micro lesões na pele, pois os grãos são irregulares e podem ser muito agressivos. Se você busca uma rotina consciente, procure por cosméticos veganos ou não testados em animais, mas que foram formulados especialmente para usar na pele.

5. Raspar com lâmina faz os pelos crescerem mais grossos

Huda Kattan wants to convince women to shave their faces | Revelist

Um mito que os dermatologistas tentam desbancar há anos. Nenhuma lâmina consegue mudar a estrutura dos pelos. Elas apenas cortam os fios na metade, que é a parte mais grossa. Então, quando crescem, a ponta aparente tem um formato reto, o que pode dar a impressão de que o pelo está mais grosso. Mas não, os fios não engrossam cada vez que você os raspa com lâmina.

6. Água gelada diminui os poros

Kate Moss Ice Facial - Skin Icing Benefits

Prepare-se para o baque: os nossos poros não mudam de tamanho. O que acontece, na verdade, é que eles podem inflamar e ficar com uma aparência mais evidente. Você consegue melhorar isso limpando e esfoliando a sua pele da forma certa!

7. Tudo bem esfoliar a pele todos os dias

A dúvida de beleza mais buscada no Google em 2017 foi... | Capricho

Cuidado com esse mito, principalmente se a sua pele for sensível. Se você usa esfoliantes físicos, uma a duas vezes na semana é o suficiente. Já com esfoliantes químicos, se estiverem em uma concentração bem suave, a frequência pode aumentar. O ideal é verificar com seu dermatologista, beleza?

8. Peles negras não precisam de tanto protetor solar

Proteção solar para pele negra: dicas e produtos para não correr riscos |  Natura Brasil

Nada disso! A pele negra tem as suas particularidades, mas a maior concentração de melanina não é proteção o suficiente contra o sol. Por isso, siga a mesma orientação para todas as peles e use protetor solar todos os dias.

9. Quanto mais você lavar o rosto, melhor

Washing Face Lisette GIF - WashingFace Lisette Luhhsetty - Discover & Share  GIFs | Face washing routine, Winter skin care, Beautiful glowing skin

Na verdade, se você lavar demais a pele, acaba prejudicando a barreira natural de proteção do nosso corpo, o que pode causar irritações. O ideal é lavar o rosto duas vezes ao dia, ou depois de se exercitar e suar muito.

10. A sua pele "se acostuma" com os produtos

Don't Do Another Face Mask Until You've Read This | Blog | HUDA BEAUTY

Você sabia que a pele se renova naturalmente? Pois é, ela não "se acostuma" com nada! O máximo que pode acontecer é que o seu problema já foi tratado, por isso as mudanças não ficam mais tão aparentes. Procure entender o que a sua pele precisa naquele momento e use produtos específicos para ela!

sobre
o mesmo tema