Larissa Barros Redatora
A louca do K-Pop e música em geral, adoro saber tudo de novo que surge no mundo, de teorias da conspiração até o último modelo de celular. Aquariana raiz, adoro tudo que é diferentão e não faço nada sem uma trilha sonora para acompanhar.
Destaque nas redes sociais, influenciador tem mais de 20 milhões de seguidores.

Referência na criação de conteúdos, Rafa Uccman é um dos maiores influenciadores digitais do país. Nascido em Fernandópolis, no interior de São Paulo, começou a trajetória como colírio da Capricho e explodiu com vídeos sobre o dia a dia. Fenômeno nas redes sociais, Rafa também se lançou nas oportunidades de trabalhar como modelo e, mais recentemente, apresentador do PocCast, que criou em 2022 com o amigo e também influenciador digital Lucas Guedez.

Sua criatividade conquistou a confiança de grandes marcas, mesmo que a criação de conteúdo tenha começado como hobby. "Nunca pensei que essa seria a minha carreira, até porque, na época em que comecei, isso era novidade. Meus vídeos estouraram no Snapchat, rede parecida com os stories do Instagram, que somem em 24 horas. Como eu deixava o perfil aberto, o público começou a acompanhar o meu dia a dia, mas no início eu não tinha a pretensão de transformar isso na minha profissão", afirma.

O humor característico e a habilidade de comunicação renderam ao paulista mais de 20,5 milhões de seguidores nas redes sociais e um público fiel. Confira as três dicas de Rafa para começar a carreira no universo digital:

Não existe receita de bolo para o sucesso!

Rafa defende que não existe um passo a passo pronto para fazer sucesso nas redes sociais, mas é importante se divertir com o conteúdo que está sendo criado e buscar autenticidade e originalidade. Além disso, os horários de postagem fazem toda a diferença.

"Não costumo planejar os meus conteúdos, porque gosto de fazer tudo de forma mais orgânica. Então, às vezes, estou vivendo alguma coisa que acho muito interessante e conto isso de forma leve. No meu caso, não tenho tanto um planejamento, mas tem alguns horários que eu costumo priorizar, por exemplo, na parte da noite", indica.

Acredite no seu conteúdo e encontre o seu nicho

As redes sociais são espaços perfeitos para encontrar pessoas com gostos similares, então uma boa tática é achar um grupo de atuação específico. O influencer ainda comenta que é necessário acreditar no que se está fazendo e sempre buscar algum embasamento, além de, claro, curtir de verdade o conteúdo.

"Hoje em dia, muita gente está seguindo todas as trends e acho que é legal fazer a movimentação contrária também, não seguir tanto o público. É tão legal você criar a sua própria trend e se destacar. Gosta de fazer um challenge? Você curte um vlog do YouTube? O principal é buscar o que sabe fazer e gosta", disse.

Não se apegue aos números

Para o influenciador, um dos grandes erros que as pessoas cometem no início da carreira é se desanimar com a entrega das publicações. É claro que todo mundo gosta de atingir muita gente, mas Rafa garante que as empresas podem valorizar outras características no seu perfil.

"Às vezes, as grandes marcas procuram até influenciadores mais nichados, que conseguem se comunicar com um público mais específico de uma cidade, por exemplo. Então não fique se apegando em likes, porque é bem mais importante você focar em criar um conteúdo legal. Se você só prestar atenção nos números, vira uma luta contra a plataforma, que às vezes não entrega, e você vai viver em um pico de estresse", aconselha.

sobre
o mesmo tema