Jornalista e entusiasta do pop, posso escrever o dia todo sobre Taylor Swift ou BLACKPINK, enquanto maratono minhas séries preferidas.
A adaptação de livros nunca esteve tão em alta, principalmente no campo da literatura nacional. Só em 2021 descobrimos que quatro obras literárias brasileiras vão virar filme ou série. De "Fazendo Meu Filme" até a mais nova adaptação da lista, "Um Ano Inesquecível", anunciada nesta terça-feira (24): confira tudo o que já sabemos sobre as produções!

Ler é maravilhoso, mas poder conferir aquele livro que você leu há alguns anos, quando era criança ou adolescente, com outros olhos em uma tela de cinema ou televisão, é ainda mais mágico. Não à toa, o mercado de adaptações literárias está bombando. A prova disso é que nesta terça-feira (24), ficamos sabendo de mais um livro brasileiro que vai virar filme: "Um Ano Inesquecível", obra feita em conjunto por Bruna Vieira, Paula Pimenta, Thalita Rebouças e Babi Dewet.

E só essas três primeiras autoras são responsáveis por vários livros que foram adaptados ou ainda estão em processo de gravação, já que "Fazendo Meu Filme", de Paula Pimenta, "De Volta Aos Quinze", de Bruna Vieira e "Confissões de uma Garota Excluída", de Thalita Rebouças são as outras obras que vão chegar às telas.

Confira a seguir tudo o que sabemos sobre as produções - elenco, empresa de streaming responsável, data de estreia e mais!

"Um Ano Inesquecível"

Gravações de "Um Ano Inesquecível" começaram nesta semana
Gravações de "Um Ano Inesquecível" começaram nesta semana

A notícia ainda está fresquinha, mas já sabemos muitos detalhes sobre a adaptação do livro de contos, publicado em 2015. Ao todo serão quatro filmes, um para cada texto de uma autora, produzidos pela Amazon Prime. Assim como no livro, cada longa terá como temática principal uma estação do ano.

O primeiro que vai chegar à plataforma será "Inverno", escrito por Paula Pimenta. No elenco principal, vamos ter Maitê Padilha, Michel Joelsas, Letícia Spiller e Marcelo Laham. O roteiro deste primeiro filme ficou por conta de Ângela Fabri e a direção é de Caroline Fioratti. As gravações começaram nesta semana.

"Fazendo Meu Filme"

"Fazendo Meu Filme", de Paula Pimenta, é uma saga literária de muito sucesso
"Fazendo Meu Filme", de Paula Pimenta, é uma saga literária de muito sucesso

Paula Pimenta lançou o primeiro livro da saga "Fazendo Meu Filme" há mais de 10 anos, mas a obra continua um grande sucesso, com várias gerações de leitores apaixonados. Em 2020, descobrimos que o livro iria virar filme, mas só recentemente ficamos a par de algumas novidades importantes do projeto.

O elenco principal, divulgado no último mês, conta com Bela Fernandes e Xande Valois como o casal protagonista, Fani e Léo, e Giovanna Chaves como a "vilã" Vanessa. O filme será produzido pela Panorâmica Filmes e as gravações já foram iniciadas, no começo de agosto. Ainda não há previsão de estreia.

"De Volta aos Quinze"

"De Volta Aos Quinze": Maisa irá estrelar nova série da Netflix
"De Volta Aos Quinze": Maisa irá estrelar nova série da Netflix

Escrito por Bruna Vieira, "De Volta aos Quinze" é o primeiro livro da saga. Na história, Anita é uma mulher de 30 anos que volta no tempo e tem a oportunidade de refazer sua vida a partir dos quinze anos. O livro vai virar uma série, produzida pela Netflix, e conta com um elenco de peso - Maisa Silva e Camila Queiroz farão a protagonista mais nova e mais velha, respectivamente. Além disso, Klara Castanho, Pedro Ottoni e João Guilherme também estão confirmados.

Ainda sem previsão de estreia, as gravações já foram iniciadas e há uma teoria de que Maisa foi até Paris para gravar cenas da nova série.

"Confissões de uma Garota Excluída"

Klara Castanho será protagonista em adaptação de livro de Thalita Rebouças
Klara Castanho será protagonista em adaptação de livro de Thalita Rebouças

O livro de Thalita Rebouças, "Confissões de uma Garota Excluída, Mal Amada e (Um Pouco) Dramática)" é a segunda obra da autora a ser adaptada pela Netflix, já que "Pai em Dobro", estrelado por Maisa, também é de Rebouças. "Confissões de uma Garota Excluída" fala a história de Tetê, uma adolescente de 16 anos que tem que se mudar com os pais para a casa da avó. Assim, ela espera recomeçar em um novo colégio, deixando a escola em que sofria bullying para trás.

O elenco conta com Klara Castanho, Marcus Bessa, Gabriel Lima e Fernanda Concon. O melhor é que já temos data de estreia: "Confissões de uma Garota Excluída" é um dos lançamentos da empresa do 2º semestre e chega à plataforma em 22 de setembro.

sobre
o mesmo tema