Jornalista e entusiasta do pop, posso escrever o dia todo sobre Taylor Swift ou BLACKPINK, enquanto maratono minhas séries preferidas.
Janeiro é o Mês da Visibilidade Trans, com o dia oficial comemorado neste domingo (29). Não é novidade que a comunidade trans, tanto no Brasil como no mundo, enfrenta muitos desafios - de crimes de ódio até a constante exclusão. Por sorte, alguns personagens estão mudando o cenário atual, com inclusão e respeito. Relembre 7 deles que fizeram sucesso e marcaram a comunidade!

O Dia da Visibilidade Trans, comemorado neste domingo (29), tem tudo a ver com as campanhas que são feitas pela comunidade ao longo de todo mês de janeiro, para trazer atenção para suas demandas e necessidades. Por sorte, o mundo está mudando e, com ele, o universo do entretenimento também.

Apesar de ainda estar longe de ser o ideal, temos mais representatividade na TV e no cinema, com personagens trans incríveis, com histórias complexas e que merecem ser contadas. Afinal, além da violência no dia a dia, é comum que pessoas trans sejam invisibilizadas, com narrativas reduzidas a estereótipos.

Vem com a gente relembrar 7 personagens que marcaram a comunidade trans e trouxeram luz para todes LGBTQIAP+!

1. Elle de "Heartstopper"

Em "Heartstopper", acompanhamos a mudança de Elle Argent, que deve deixar o colégio masculino que frequentava, para ir até a instituição feminina, agora que se assumiu como mulher trans. Interpretada por Yasmin Finney, a personagem encara com naturalidade sua identidade de gênero, assim como seus amigues.

👤....

2. Jules de "Euphoria"

Jules, de Hunter Schafer, pode ser uma personagem polêmica de "Euphoria", mas não há dúvida de sua importância para a comunidade trans. Ao contar sobre sua vida como mulher trans, mostrando algumas dificuldades e preconceitos pelo caminho, Jules também serve de exemplo para tantas pessoas que se identificam com ela.

3. Nomi de "Sense 8"

Nomi (Jamie Clayton) é um dos destaques de "Sense 8", série que foi cancelada pela Netflix e deixou saudades. Um ponto importante da jovem é que ela reforçou a diferença de orientação sexual e identidade de gênero. Ela é uma mulher que transicionou e se relaciona com outras mulheres - algo tão simples que ainda é difícil de ser entendido por todes.

4. Ivan de "A Força do Querer"

Ivan foi o 1º homem trans assumido a ganhar destaque em novela da Globo. O título mostrou todo o processo - até mesmo antes do menino perceber sua real identidade e, é claro, das dificuldades em manter a relação com a família. Ivan foi interpretado pela atriz cis Carol Duarte, o que levantou polêmica, mas sem dúvida a novela ajudou a fazer com que a temática LGBTQIAP+ entrasse nos lares de várias famílias no Brasil.

Tumblr

5. Theo de "O Mundo Sombrio de Sabrina"

Outro personagem importante de Netflix é Theo, de "O Mundo Sombrio de Sabrina", interpretado por Lachlan Watson. Ao longo dos episódios, elu vai se descobrindo como uma pessoa não-binária, assim como é o caso de atore que dá vida ao personagem. Vale lembrar que a não-binariedade também está sob o guarda-chuva da transsexualidade.

6. Blanca de "Pose"

Como não mencionar MJ Rodriguez? A atriz fez história e ganhou muitos prêmios ao interpretar Blanca, uma mulher trans que tenta auxiliar ao máximo pessoas da comunidade LGBTQIAP+, que lutam para sobreviver. A série se passa na década de 80, com desafios como o surgimento da Aids.

unGIFable

7. Sophia de "Orange is the New Black"

"Orange is The New Black" trouxe vários assuntos importantes para a luz, como as questões da comunidade LGBTQIAP+. Sophia (Laverne Cox) é trans, mãe, que está na cadeia. Lá ela encontra várias mulheres cis e prova que o conceito de "mulher" não tem nada a ver com quem nasceu com uma vagina.

sobre
o mesmo tema