Jornalista e entusiasta do pop, posso escrever o dia todo sobre Taylor Swift ou BLACKPINK, enquanto maratono minhas séries preferidas.
Comemoramos o Dia dos Pais no próximo domingo (8), mas nem todes têm motivos para celebrar. A pandemia do coronavírus desestruturou milhares de famílias e, em menos de dois anos, diversas pessoas perderam mães, pais, irmãos, irmãs e parentes. Se esse é seu primeiro Dia dos Pais sem a presença de seu pai ou qualquer figura paterna, não se preocupe - você não está sozinhe. Separamos 4 dicas para te ajudar a lidar com esse momento difícil.

Com mais de 560 mil mortos pelo coronavírus só no Brasil, não é difícil imaginar que centenas de milhares de famílias foram prejudicadas e desestruturadas pela pandemia e o descaso com a vacinação. Além disso, a vida, de certa forma, continuou e outras doenças e problemas de saúde afloraram, fazendo com que o número total de óbitos disparasse no país desde o ano passado. Portanto, sem dúvidas, datas como o Dia dos Pais podem ter um peso diferente para tantas pessoas que vão passar a primeira comemoração sem um ente querido.

Juntamos relatos de pessoas que já passaram por isso e dicas de como lidar com o luto, a fim de dar alguns conselhos sobre como passar pelo primeiro Dia dos Pais sem pai. Se você se identifica, ou conhece alguém que está nessa situação, continue lendo!

Dia dos pais sem pai: quatro dicas para enfrentar a data
Dia dos pais sem pai: quatro dicas para enfrentar a data

Você não está sozinhe

Datas comemorativas são dias oficiais de postar homenagens nas redes sociais. Por isso, é bom se preparar para a enxurrada de fotos e vídeos de filhes com seus pais. Mas é muito importante também lembrar que você não está sozinhe! Várias pessoas passam por essa situação - seja os milhões de brasileiros que não foram registrados pelos pais no cartório ou os pais que já faleceram em algum momento. Saber que, apesar de difícil, é um sentimento compartilhado por tantas pessoas, pode ajudar.

E nem precisa se esforçar muito para pensar em casos semelhantes. Vanessa Hudgens, a estrela de "High School Musical", perdeu seu pai em uma luta contra o câncer em 2016. Por isso, no Dia dos Pais nos Estados Unidos, comemorado no último mês de junho, a atriz deixou uma mensagem carinhosa para quem estava passando por isso. "Para todes que já perderam seu pai, eu sinto sua dor. Mas nós mantemos eles vivos em nossos corações para sempre", escreveu a artista.

Respeite seu sentimento

Você não pode controlar suas emoções, apenas a forma com que lida com elas. Dito isso, é muito importante respeitar seus sentimentos, seja lá quais forem. É provável que ver fotos de amiges com os pais seja, de verdade, um gatilho para você. Tudo bem desligar o celular e se afastar das redes sociais - você pode até gostar da experiência offline e levar para outros dias da vida. Pode ser também que essas demonstrações de afeto não te machuquem e você até goste de compartilhar um pouco do amor de outras famílias.

Não tem resposta certa e é importante não se sentir culpade por nada que você possa sentir. Se algumas pessoas vierem falar com você para perguntar sobre como você está lidando com a data, é válido também dizer apenas que não quer conversar sobre isso, se for o caso. O primeiro Dia dos Pais sem pai é um desafio, então, entenda quais são suas preferências e como você prefere agir - sem levar em conta o que "parece certo" ou o que você acha que deveria fazer. Respeitar suas emoções e sentimentos é o grande segredo!

Nesse Dia dos Pais, vale lembrar: cada um lida com a dor de um jeito
Nesse Dia dos Pais, vale lembrar: cada um lida com a dor de um jeito

Faça uma homenagem ao seu pai, da sua maneira

Se é sua primeira vez e você era próxime do seu pai, pode ser quase impossível não pensar no assunto. Assim, você pode procurar uma forma de homenageá-lo - ou qualquer outra figura paterna de sua vida - da maneira que quiser. Pode tirar o dia para ver fotos, falar sobre ele, cozinhar alguma comida que ele gostava.

Se isso for muito pesado, fazer algo mais simples pode ajudar também. É claro que você não é obrigade a fazer nada e ninguém deveria te cobrar uma homenagem ou posicionamento. Mas se isso for ajudar a tornar a data mais leve e curar algumas cicatrizes que ainda podem estar abertas, é mais que válido! Tudo vai depender do que faz mais sentido para você.

#leo from Chic Astrology

Fique perto de pessoas amadas

Dependendo de como você lida com a dor, pode ser que queira se isolar e ficar recluse com seus pensamentos, mas ter apoio em momentos difíceis é muito importante. Se você tiver pessoas a sua volta que se importam e te querem bem, pode ser essencial passar um tempo com elus. Isso não quer dizer ficar próxime necessariamente de sua família de sangue! Amiges que te amam muito e conhecides que já passaram por isso podem ser grandes aliades.

Mas se você é próxime do seu núcleo familiar, vale conversar com as pessoas e até mesmo saber como elas estão lidando com a data. Se você tem irmão ou irmã queride que esteja exatamente na mesma situação, é melhor ainda. Por mais que sejamos reservades, saber que temos amor e carinho é essencial para passar por momentos difíceis.

Você pode ainda optar por grupos de apoio on-line ou ainda ligar para o Centro de Valorização da Vida (CVV), no 188, para conversar com algum voluntário. Falar sobre seus sentimentos pode ajudar muito e, caso você não esteja pronte, vá no seu tempo - compartilhando apenas o que conseguir. Mais uma vez: não existem regras! Só se lembre de não se isolar e respeitar seus sentimentos.

sobre
o mesmo tema