Larissa Barros Redatora
A louca do K-Pop e música em geral, adoro saber tudo de novo que surge no mundo, de teorias da conspiração até o último modelo de celular. Aquariana raiz, adoro tudo que é diferentão e não faço nada sem uma trilha sonora para acompanhar.
Muitas pessoas desejam perder peso, mas muitos falham. A dieta cetogênica, buscando cetose metabólica, mostra benefícios, porém, com efeitos colaterais. Pesquisas limitadas demandam estudos clínicos amplos para definir seu uso geral. Profissionalismo e monitoramento são essenciais.

Ano após ano, década após década, as estatísticas parecem claras: as pessoas desejam perder peso. Além disso, no caso das pessoas com sobrepeso, até 90% delas tentaram perder peso. Muitos deles (muitos mesmo) falham. O resultado é uma enorme quantidade de pessoas em busca de dietas em um contexto em que nunca está claro qual evidência científica está por trás delas.

Um ótimo exemplo disso é a dieta cetogênica

O que é a dieta cetogênica? O termo "ceto" refere-se a todas as dietas que têm como objetivo colocar o corpo em uma situação metabólica que "simula o jejum prolongado"; ou seja, que exige que o corpo "recorra" às suas reservas para continuar funcionando. Em geral, as células do corpo usam carboidratos para obter energia. As gorduras, por outro lado, atuam como uma espécie de bateria, armazenando energia para tempos difíceis.

Tempos difíceis, como, por exemplo, o jejum prolongado

Embora varie muito de uma pessoa para outra, estima-se que, após três ou quatro dias consumindo menos de 50 gramas de carboidratos, o organismo ativa o que podemos chamar de "modo cetogênico": desencadeia processos fisiológicos que buscam produzir o catabolismo das gorduras, a produção de corpos cetônicos e o uso deles pelas células para extrair energia.

Bem-vindos à cetose. Quando os níveis de glicose no sangue diminuem o suficiente e as reservas de glicogênio do corpo se esgotam, inicia-se o processo de decomposição das gorduras armazenadas em cadeias mais curtas (ácidos graxos e cetonas) que podem ser metabolizadas pelas células para obter energia. Isso é o que chamamos de cetose, e é isso que essas dietas procuram alcançar.

Por que elas buscam isso?

Primeiro, porque a cetose produz um efeito anorexígeno: diminui o apetite. E isso, quando falamos de uma dieta para 'perder peso', é um fator muito atraente. Além disso, como apontado por Daniel Frechtel e Pilar Quevedo, parece claro que funciona.

Essas dietas apresentam, claramente, uma perda de peso e provocam alterações na composição corporal (especialmente, reduzindo a massa gorda do corpo). No entanto, é preciso ter em mente que tudo isso foi estudado em pacientes com obesidade, diabetes tipo II e outras doenças metabólicas.

Uma série de benefícios muito interessantes. Os mesmos estudos mostram que essas dietas podem melhorar a sensibilidade à insulina e o perfil glicêmico (embora, neste caso, a redução da ingestão calórica pareça ser fundamental). Além disso, há muitas indicações de uma diminuição da inflamação e do estresse oxidativo.

Mas também alguns problemas. O problema básico dessas dietas é que o organismo não está otimizado para funcionar por muito tempo nessas condições. Os processos cetogênicos produzem uma série de toxinas e problemas que, embora não sejam preocupantes quando realmente dependemos deles para sobreviver, podem se tornar problemáticos quando os ativamos de maneira irresponsável.

Em outras palavras, a dieta cetogênica foi estudada principalmente como uma ferramenta para 'tratar' ou 'aliviar os efeitos' de determinadas doenças. Isso nos permitiu entender que os mecanismos são sólidos, mas que podem gerar muitos "efeitos colaterais". Na população em geral, a análise entre custos e benefícios é muito mais difícil de estabelecer e requer uma análise detalhada por parte de um especialista.

Entre os "efeitos colaterais" mais comuns, temos constipação, diarreia, náuseas, cansaço, fadiga, irritabilidade, dor de cabeça e deficiência de vitaminas e minerais. No entanto, os mais graves afetam o sistema cardiovascular (pois pode levar a arritmias ou alterações profundas no metabolismo cardíaco).

Uma aparente contradição. Quando examinamos as evidências por trás da dieta, vemos que são bastante sólidas. Não há muita dúvida: um uso inteligente e estratégico dos processos cetogênicos pode ajudar muitas pessoas a melhorar seu peso e seus perfis glicêmicos. Duas coisas que, em muitas doenças, são fundamentais para um bom prognóstico.

Por outro lado, também observamos que o uso prolongado dessas dietas é um caminho perigoso e cheio de problemas. Ao nos aventurarmos nesse tipo de dieta, devemos ter claro o que mencionamos anteriormente: a cetose não é uma situação metabólica comum. O metabolismo inicia processos arriscados para garantir sua viabilidade diante da falta contínua de alimento.

A falta de pesquisa é evidente. Há duas coisas incomuns no mundo da perda de peso: em primeiro lugar, temos "evidências encorajadoras" que apoiam seus efeitos, elas funcionam. Por outro lado, conhecemos bem os mecanismos de ação por trás delas. Isso é um bom sinal, mas, infelizmente, não é suficiente.

As dietas cetogênicas ainda necessitam de uma série de grandes ensaios clínicos controlados e aleatórios que permitam definir seu uso para toda a população. Isso é algo que, até o momento, não temos. Sim, nas mãos de um profissional que monitore nossa reação metabólica, elas podem ser uma ferramenta a ser considerada; no entanto, ainda existem muitas perguntas sem resposta.

sobre
o mesmo tema