João Maturana Estagiário
De sangue 100% escorpiano, João é filho do divórcio de Taylor Swift e Harry Styles e se encontrou no mundo da cultura pop.
9 Fotos
Veja as fotos!
Os anos 1980 foram extremamente marcantes para a história da cultura mundial. Constantemente utilizada como tema de festas, a década foi revolucionária em diversos sentidos, incluindo no mundo cinematográfico. Não precisa ser nenhum especialista para perceber que vários títulos desse período se tornaram referência e grandes clássicos. Então, juntamos 10 filmes essenciais que estrearam nessa década para você assistir imediatamente.

As pessoas que acreditam que todo filme velho é ruim estão muito enganadas. E os anos 1980 provaram isso. A década deu origem a franquias aclamadas, grandes blockbusters e clássicos do cinema. Todas produções super originais, contando com elementos muito a frente do seu tempo e marcando a indústria. Com certeza tem pelo menos um título dessa lista pelo qual você vai se apaixonar. Confira!

1 - "O Iluminado"

Heres Johnny The Shining GIF - Heres Johnny The Shining Jack Nicholson GIFs

Vários filmes de terror marcaram os anos 1980, mas "O Iluminado" foi um caso à parte. O longa conta a história de Jack (Jack Nicholson), um homem que é contratado para trabalhar em um hotel no Colorado, onde vai com sua mulher Wendy (Shelley Duvall) e seu filho Danny (Danny Lloyd). Ao contrário do que pensavam, o lugar começa a assombrar a família. Jack começa a desenvolver sérios problemas mentais por conta do isolamento e seu filho passa a ter visões sobrenaturais.

2 - "De Volta Para o Futuro"

Back To The Future Shocked GIF - Back To The Future Shocked Surprised GIFs

Este longa de 1985 é um clássico da ficção científica. Nele, Marty (Michael J. Fox) retorna aos anos 50 após acionar uma máquina do tempo feita por Doc (Christopher Lloyd), um ambicioso cientista. Já no passado, todo tipo de confusão acontece. Sua mãe, Lorraine (Lea Thompson), acaba se apaixonado pelo protagonista, pondo em risco a sua existência, já que ela deveria se interessar pelo pai de Marty. Doideira, né?

3 - "Blade Runner"

Harrison Ford Eating GIF

"Blade Runner" é outra grande preciosidade dos anos 1980. Na época em que estreou, o filme fez pouco sucesso e não agradou tanto a crítica, sua excelência veio a ser contemplada muito tempo depois do lançamento. O longa se passa em uma realidade distópica na qual robôs muito parecidos com seres humanos precisam ser exterminados por policiais de um esquadrão de elite por serem considerados revolucionários. Mas como diferenciar um humano de um robô?

4 - "Os Caça-Fantasmas"

Ghostbusters Aim GIF - Ghostbusters Aim Dan Aykroyd GIFs

"Os Caça-Fantasmas" marcou toda a década de 80 quando foi lançado em 1984. A história é sobre um grupo de quatro cientistas do departamento de psicologia da Columbia University que se dedicam a casos paranormais. Depois de serem despedidos, os colegas decidem criar um negócio próprio de exterminar fantasmas. E é aí que as coisas se complicam.

5 - "Curtindo a Vida Adoidado"

ferris bueller film GIF by Hollywood Suite

Nós devemos ser eternamente grates pelos anos 1980 terem nos entregado um dos melhores comfort movies de todos os tempos. "Curtindo a Vida Adoiado" mostra um dia em que Ferris Bueller (Matthew Broderick) decide matar aula com a sua namorada Sloane (Mia Sara) e seu melhor amigo Cameron (Alan Ruck). Os três acham formas incríveis de aproveitarem a "folga" e se divertirem, enquanto evitam serem descobertos.

6 - "Sociedade dos Poetas Mortos"

Robin Williams Thank You GIF

O vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original, "Sociedade dos Poetas Mortos", se passa em uma tradicional escola preparatória que é absurdamente rígida com os seus alunos. No início de um novo ano, um professor de literatura diferentão se destaca pelos seus métodos nada tradicionais que despertam a vontade dos alunos de pensarem por si mesmos.

7 - "Star Wars: O Império Contra-Ataca"

star wars GIF

"Star Wars: O Império Contra-Ataca" correu para que "Vingadores: Guerra Infinita" pudesse andar. O filme de 1980 não foi o único título da franquia a estrear naquela década, mas com certeza é o mais querido peles fãs. Nele, os membros da resistência precisam fugir dos ataques das forças imperiais de Darth Vader (David Prowse/James Earl Jones). Nesse meio-tempo, Luke Skywalker (Mark Hamill) procura o Mestre Yoda para aprender a usar a Força e se tornar um cavaleiro Jedi. Enquanto isso, Darth Vader pretende levá-lo para o Lado Sombrio.

8 - "Eles Não Usam Black-Tie"

O Brasil também não fica de fora com seus filmes dos anos 1980. "Eles Não Usam Black-Tie" se aprofunda na luta do movimento sindical por melhores condições de emprego. O jovem operário Tião (Carlos Alberto Riccelli), preocupado com seu casamento e com o risco de perder o emprego, fura a grave planejada pelos seus colegas, gerando um conflito com seu pai Otávio (Gianfrancesco Guarnieri), um velho militante sindical que já havia sido preso durante o Regime Militar.

9 - "Clube dos Cinco"

Breakfast Club Movie GIF by Universal Pictures Home Entertainment

"Clube dos Cinco" é um dos títulos mais queridos dessa época por captar tão bem a essência da juventude. Nele, cinco adolescentes precisam cumprir detenção na escola em um sábado e são obrigados a escrever uma redação de mil palavras sobre o que pensam de si mesmos. Só que os planos mudam quando eles começam a se conhecer melhor e, mesmo sendo tão diferentes, tornam-se amigos.

10 - "Gatinhas & Gatões"

sixteen candles GIF

Por último, temos "Gatinhas & Gatões", que acompanha Samantha (Molly Ringwald), uma jovem prestes a completar seus tão sonhados 16 anos. Mas seu aniversário passa despercebido por conta do casamento da sua irmã mais velha. O que não significa que a protagonista deixará de descobrir outras maneiras de se divertir e celebrar a data.

sobre
o mesmo tema