Por Beatriz Vianna
Na noite desta terça (24), The Weeknd se manifestou publicamente através do Twitter sobre a ausência nas indicações do Grammy 2021. O álbum "After Hours" foi um dos maiores lançamentos do ano e colocou o cantor nas principais paradas de música. Entretanto, a nomeação não veio. "O Grammy permanece corrupto", escreveu. Entenda o que rolou!

Quem acompanhou as indicações ao Grammy 2021 provavelmente sentiu falta de vários nomes, dentre eles o de The Weeknd. O dono do álbum "After Hours" e dos hits "Blinding Lights" e "In Your Eyes" ficou de fora das nomeações, mesmo tendo sido destaque nas principais paradas musicais com os lançamentos do ano. A situação deixou a web bem revoltada e alimentou um debate sobre um problema que ainda persiste em premiações do tipo: o racismo. Em uma edição que se promoveu em prol da diversidade, surpreendendo pela indicação do BTS em pelo menos uma categoria, a ausência de The Weeknd só confirma o que muita gente já suspeitava. Na mesma noite, o cantor se pronunciou.

Drunk Stumble GIF by The Weeknd - Find & Share on GIPHY

The Weeknd chama Grammy de corrupto

O ex-namorado de Selena Gomez escreveu nas redes sociais: "O Grammy continua corrupto. Vocês devem a mim, aos meus fãs e à indústria transparência".

O manager do cantor, conhecido como Sal, também se manifestou. "Os líderes corruptos precisam se afastar. Chega de se esconder atrás de suas mesas. Não vamos tolerar ou ficar quietos. A hora de mudar é agora. Precisamos de transparência!", escreveu.

Presidente da Academia se pronuncia sobre caso The Weeknd

O presidente interino da Academia de Gravação, Harvey Mason Jr. justificou a ausência de The Weeknd dentre os indicados à Variety. "Sabe, realmente depende do corpo de votação que decide. Temos oito vagas de indicação para preencher [as categorias 'Big Four': Melhor Álbum, Música, Disco e Novo Artista], cinco em outras, e os eleitores votam em seus favoritos. É realmente interessante, no entanto".

De acordo com o TMZ, fontes próximas ao cantor e sua equipe afirmam que eles acreditam que a exclusão tem a ver com sua performance confirmada no Super Bowl 2021. A ideia era que ele se apresentasse nos dois eventos, mas as negociações estavam bem difíceis. "Entendemos que The Weeknd está desapontado por não ter sido nomeado. Fiquei surpreso e posso ter empatia com o que ele está sentindo. A música dele este ano foi excelente. Ficamos emocionados quando descobrimos que ele se apresentaria no próximo Super Bowl e adoraríamos tê-lo também no palco do Grammy no fim de semana anterior. Para ser claro, a votação em todas as categorias acabou bem antes de o desempenho do The Weeknd no Super Bowl ser anunciado, então de forma alguma poderia ter afetado o processo de indicação", respondeu Mason Jr. a Billboard, afastando os rumores de que a academia quis puni-lo.

Glove GIF by The Weeknd - Find & Share on GIPHY

Internautas apontam racismo no Grammy 2021

O caso de The Weeknd voltou a promover um debate sobre racismo na Academia para além da história do Super Bowl e conflito de interesses. De acordo com uma publicação do site GoldDerby, conhecido por reunir as inscrições dos artistas nas premiações, a voz de "Blinding Lights" teria submetido seu álbum e músicas às categorias do Pop e não de R&B, como fez anteriormente e, inclusive, venceu.

Acontece que, pelo visto, as categorias do Grammy tem cor e esse debate não é de hoje. O cantor Tyler The Creator, vencedor do Grammy 2020 de "Melhor Álbum de Rap", já questionou isso. "Quando eu ouço isso [categoria urban] eu fico 'Por que nós não podemos só ser pop?'". Billie Eilish, um dos maiores destaques da edição passada, também chegou a comentar que se ela não fosse branca, não a colocariam para concorrer nas categorias do pop.

Tá aí um bom ponto a se pensar, né?!

Confira a repercussão

A repercussão foi tão grande que até famosos se manifestaram. Confira.

The Weeknd
Fim do The Weeknd? Cantor conta que quer "matar" seu nome artístico
The Weeknd anuncia data extra de show no Brasil. Saiba quando!
The Weeknd abre venda de ingressos no Brasil. Veja os melhores memes!
The Weeknd no Brasil: jornalista confirma show para 2023. Saiba data!
ver todas as notícias de The Weeknd Ver + matérias
Famosos
do momento
sobre
o mesmo tema