João Maturana Estagiário
De sangue 100% escorpiano, João é filho do divórcio de Taylor Swift e Harry Styles e se encontrou no mundo da cultura pop.
9 Fotos
Veja as fotos!
Jão está fazendo tudo com a sua nova era para o seu último álbum, "Pirata". Promovendo o hit "Idiota", que viralizou no TikTok, o cantor lançou um videoclipe recheado de analogias incríveis a diversos filmes de romance e casais icônicos da cultura pop. Por isso, o Purebrek desvendou as referências presentes no registro visual. Será que você entendeu todas? Veja!

O cantor Jão lançou nesta quarta-feira (9) o videoclipe para a faixa "Idiota", presente no seu terceiro álbum de estúdio, "Pirata". A música é um dos maiores sucessos do artista, atingindo grandes feitos no Spotify e viralizando no aplicativo TikTok. Além da letra chiclete e melodia super divertida, a voz de "Imaturo" inovou e trouxe muitas alusões icônicas para o registro visual da canção. Com analogias à vários sucessos do cinema que entregaram casais que marcaram a cultura pop, veja 6 referências presentes no clipe.

1 - "Homem-Aranha"

Jão fez referência à "Homem-Aranha" no clipe de "Idiota"
Jão fez referência à "Homem-Aranha" no clipe de "Idiota"

Usando a fantasia de "Homem-Aranha", o popstar reencena um dos acontecimentos mais marcantes de todas as adaptações do "Homem-Aranha" e, possivelmente, um dos beijos mais icônicos do cinema. Na sequência do longa de 2002, estrelado por Tobey Maguire, o herói fica de cabeça para baixo na frente da garota por quem é apaixonado, Mary Jane (Kirsten Dunst), e a beija. No filme, ele só tira parte da máscara que cobre a boca, enquanto no registro visual o cantor fica totalmente desmascarado.

2 - "Titanic"

"Titanic" é uma das referências presentes no clipe de "Idiota", do Jão
"Titanic" é uma das referências presentes no clipe de "Idiota", do Jão

Jão abre o clipe de "Idiota" vestido de Jack Dawson (Leonardo DiCaprio), o jovem de uma classe econômica baixa que se apaixona por Rose (Kate Winslet), a bordo do navio Titanic. No fim do filme, a embarcação atinge um iceberg, causando um grave acidente. Muitos acabam morrendo, incluindo Jack, que, para salvar sua amada, deixa que ela fique sozinha no pedaço de madeira que encontram para não se afogarem. Um amor realmente trágico!

3 - "10 Coisas que Eu Odeio em Você"

Jão recriou cena icônica de "10 Coisas que Eu Odeio em Você" no clipe de "Idiota"
Jão recriou cena icônica de "10 Coisas que Eu Odeio em Você" no clipe de "Idiota"

O dono de "Lobos" também fez alusão a uma das comédias românticas jovens mais queridas, "10 Coisas que Eu Odeio em Você". Na história, Patrick Verona (Heath Ledger) faz uma serenata para Kat Stratford (Julia Stiles) na arquibancada da escola em que estudam. Para conquistar o coração da jovem, o adolescente a dedica a romântica canção "Can't Take My Eyes Off You", de Frankie Valli - com direito à banda da escola participando e tudo. Mas com certeza se fosse nos dias atuais (e ambientado no Brasil), o personagem de Heath Ledger cantaria "Idiota", do Jão!

4 - "O Segredo de Brokeback Mountain"

"O Segredo de Brokeback Mountain" é um dos filmes que Jão referencia no clipe de "Idiota"
"O Segredo de Brokeback Mountain" é um dos filmes que Jão referencia no clipe de "Idiota"

Mostrando que há espaço para gostar de meninos e meninas, o cantor ainda colocou referências ao romance gay "O Segredo de Brokeback Mountain" no seu mais recente videoclipe. No filme, Jack (Jake Gyllenhaal) e Ennis (Heath Ledger) se conhecem quando vão trabalhar para um rancheiro que criava ovelhas e, na solidão, acabam tendo um contato sexual, que evolui para uma grande paixão.

5 - "Dona Flor e Seus Dois Maridos"

Jão fez uma analogia ao filme "Dona Flor e Seus Dois Maridos" no clipe de "Idiota"
Jão fez uma analogia ao filme "Dona Flor e Seus Dois Maridos" no clipe de "Idiota"

E é claro que precisava ter referências brasileiras no registro visual. Ao longo de "Idiota", Jão recria uma das histórias de amor nacional mais interessantes, o conto de "Dona Flor e Seus Dois Maridos". A obra de Jorge Amado que foi adaptada para os cinemas em 1976 retrata a vida de Dona Flor (Sônia Braga), que se casa com Teodoro Madureira (Mauro Mendonça), depois que seu primeiro marido, Vadinho (José Wilker) morre. Só que ela não esperava que viveria um relacionamento à três, depois que o fantasma do seu antigo amor volta para a assombrar.

6 - Ayrton Senna e Xuxa

O casal Ayrton e Xuxa é uma das referências no clipe de "Idiota", do Jão
O casal Ayrton e Xuxa é uma das referências no clipe de "Idiota", do Jão

Por fim, também temos uma menção a um dos casais brasileiros mais improváveis do final dos anos 1980: Ayrton Senna e Xuxa . O romance entre o piloto brasileiro e a apresentadora poderia facilmente ser tema de um filme e Jão foi perspicaz em retratar esse ilustre acontecimento do mundo Pop no clipe de "Idiota".

Ficou curiose? Confira o videoclipe agora mesmo! E depois conta para gente: qual foi a sua referência favorita?

sobre
o mesmo tema