Larissa Barros Redatora
A louca do K-Pop e música em geral, adoro saber tudo de novo que surge no mundo, de teorias da conspiração até o último modelo de celular. Aquariana raiz, adoro tudo que é diferentão e não faço nada sem uma trilha sonora para acompanhar.
Entenda como os grupos de K-Pop são formados
Entenda como os grupos de K-Pop são formados
Já podemos admitir que o K-Pop é o gênero musical mais popular do momento, né? Desde que ele surgiu, milhões de pessoas se tornaram fãs do estilo e não é pra menos, afinal, os grupos são recheados de idols super talentosos. Mas você já parou pra pensar como cada um deles é formado? Pois a gente te ajuda a entender!

Quem conhece bem a indústria do K-Pop, sabe que ela está longe de ser simples e boba. Depois que o gênero musical surgiu, vimos que ele só cresce e conquista cada vez mais fãs. Quando as pessoas assistem seu primeiro MV, ficam chocadas com tamanho talento dos artistas sul-coreanos, todas as coreografias, visuais incríveis e ainda por cima, vocais impecáveis. Mas muita gente nem faz ideia de como é todo o processo até que cada grupo consiga fazer o seu debut.

Por isso, o Purebreak resolveu te contar direitinho como cada grupo de K-Pop é formado para você ir correndo mostrar pra todo mundo que tudo que envolve o gênero é extremamente profissional e bem trabalhoso!

Empresas recrutam futuros idols

Resultado de imagem para idols training

Depois que o K-Pop surgiu, muitas crianças sul-coreanas sonham em se tornar idols (nome dado aos artistas asiáticos, que podem ser cantores, atores, MCs, apresentadores e mais), mas se você acha que é fácil, fique sabendo que é o contrário disso. Quem quer mesmo seguir esse sonho precisa se preparar para participar de uma audição nas grandes empresas da indústria musical - como a YG, Big Hit, SM, JYP, Starship e mais. Não é nada fácil ser aceito pelas empresas, nomes como Park Bom, do 2NE1, foram rejeitados várias vezes até conseguir virar trainee, nome dado aos jovens que passam a se preparar para um possível debut.

Todos esses jovens passam por muitos treinamentos, que incluem dança, canto e até mesmo de comportamento, já que eles precisam aprender a ser extremamente educados, fofos e saber se portar diante das câmeras caso sejam escolhidos. Os trainees podem ficar nesse processo por anos e anos, alguns chegaram a esperar nove para debutar!

A formação de grupos é uma escolha da empresa e são eles que decidem quantos integrantes cada boygroup ou girlgroup vai ter. O processo pode demorar muito, já que o mínimo de entrosamento entre os futuros companheiros conta. Quando escolhidos, todos passam a treinar juntos até o dia do debut, que geralmente é feito com uma música escrita pela própria empresa.

Olheiros

Resultado de imagem para kpop groups

Assim como na indústria musical do Ocidente, no K-Pop existem olheiros. Olheiros são pessoas contratadas para convocar possíveis talentos. Alguns idols foram escolhidos pelas empresas enquanto faziam coisas cotidianas, como o Mark Tuan, do GOT7, que foi selecionado por um caça-talentos por ser bonito. Quem também estava apenas existindo quando foi recrutado é Kim Seokjin, o Jin do BTS, que quase foi para a SM Entertainment, mas preferiu esperar ser mais velho e, anos depois, foi convidado para a Big Hit.

Reality shows

Resultado de imagem para kpop produce 101

Existe mais uma forma dos trainees serem escolhidos para fazer parte de um grupo: reality shows, mais conhecidos como reality de sobrevivência. Isso mesmo, os programas de competição super famosos no mundo todo também causam a maior comoção no universo do K-Pop. Existem vários, como o "WIN: Who is Next?", da YG, responsável por unir grupos como o BLACKPINK e o BIGBANG, "The Unit", "Idol School" e muito mais, mas o mais famoso é o "Produce 101", do MNet.

Papéis no grupo

Resultado de imagem para kpop groups

Todo grupo é dividido por lines, os integrantes são agrupados em uma - ou mais de uma - função em que se destaca, que podem ser:

Líder - Os líderes geralmente são escolhidos pelos outros integrantes, mas também podem ser escolhidos por serem os mais velhos. Eles são responsáveis por falar pelo grupo, aconselhar os outros membros e muitas vezes lidar com desentendimentos;

Rap Line - Como diz o nome, os idols dessa linha são os que tem mais traquejo - e swag - para fazer rap;

Vocal Line - Os idols que tem mais potência vocal fazem parte dessa linha;

Dance Line - Se você já assistiu algum MV, sabe que TODOS no grupo dançam, mas a Dance Line é formada por aqueles que se destacam. Eles podem até ajudar os outros quando se trata de coreografia;

Visual Line - Responsáveis por serem o rosto do grupo;

Outras lines - As lines citadas acima são as mais comuns, mas você poderá ver algumas, como "95 line", formada por Jimin e Taehyung, do BTS, que nasceram em 1995, ou a "Maknae line", formada pelos integrantes mais novos de um grupo.

Deu pra ver que cada um dos idols se esforça muito, né? Não é a toa que amamos enaltecer todos os grupos!

sobre
o mesmo tema