Larissa Barros Redatora
A louca do K-Pop e música em geral, adoro saber tudo de novo que surge no mundo, de teorias da conspiração até o último modelo de celular. Aquariana raiz, adoro tudo que é diferentão e não faço nada sem uma trilha sonora para acompanhar.
É bem difícil vermos um idol assumindo namoro, né? Sabemos que a indústria do K-Pop não é a mais aberta em relação a várias coisas e o relacionamento é apenas uma delas. Mas qual o motivo do relacionamento entre artistas sul-coreanos ser tão delicado? Mas fica tranquilo porque o Purebreak te ajuda a entender um pouco do que rola.

O Purebreak já te explicou sobre como funcionam algumas coisas no universo do K-Pop. Já falamos sobre saúde mental, o padrão de beleza que os idols devem seguir, como os grupos do gênero são formados, mostramos alguns artistas que fogem do padrão, mulheres que praticam o feminismo e mais. Agora chegou o momento de falarmos sobre relacionamentos, ou melhor, namoro.

Como a maioria dos assuntos, o namoro também é uma grande questão na indústria musical sul-coreana. Quantas vezes já vimos idols assumindo seu romance? Poucas. É claro que as coisas estão mudando, mas ainda vemos cenas como a mostrada abaixo, em que Jennie do BLACKPINK e Momo do TWICE se mostram visivelmente desconfortáveis em suas primeiras aparições depois que seus relacionamentos foram levados ao público:

Mas qual é o problema nisso? O que as empresas veem de tão ruim? O Purebreak explica os motivos.

Imagem dos idols

Como você sabe, os idols começam a se preparar para fazer partes de grupos ainda muito novos. Eles passam, geralmente, mais de 12h treinando, aprendendo boas maneiras e uma série de coisas para criar a imagem perfeita. Diferente dos artistas ocidentais, os jovens são proibidos de sair para festas, de serem vistos bebendo, trocando beijos e mais. E eles obedecem? Eles precisam, já que assinaram um contrato prometendo seguir as regras da empresa. Sim, existem companhias que proíbem que artistas sul-coreanos namorem.

Resultado de imagem para kpop hyuna dawn

A manutenção da imagem dos idols é super importante para as grandes produtoras, já que eles são os rostos que geram dinheiro. Se um deles namora e termina num espaço curto de tempo (o que é normal na vida), não são vistos com bons olhos. É claro que tudo isso pode acontecer por trás das câmeras.

Carreira

Empresas justificam a proibição do namoro como uma forma de fazer seus artistas focarem somente na carreira. Algumas estipulam um período em que os idols não podem namorar de forma alguma, como é o caso da JYP. A produtora do TWICE, MAMAMOO, GOT7 e mais não permitia ver nomes da sua marca namorando por pelo menos cinco anos, mas Park Jinyoung resolveu diminuir esse período para três, explicando que ninguém respeitava a regra.

Resultado de imagem para twice

Fãs

As empresas treinam os idols para agirem de forma inocente, ingênua e muitos possuem comportamento infantil. Muitos fãs, sul-coreanos ou não, alimentam essa imagem, transformando o artista num ser quase angelical, intocável até.

Resultado de imagem para kpop heechul momo

Alguns são tão apaixonados, que chegam a imaginar um futuro com o idol e quando o veem com outra pessoa, se revoltam. Se eles deixarem os fãs com raiva, por qualquer motivo, os mesmos param de comprar seus produtos e isso é prejudicial para a empresa, que pode afastar o artista do grupo ou até mesmo demiti-lo, como foi o caso de HyunA e Dawn.

HyunA e Dawn

Um dos casos famosos envolvendo namoro no K-Pop foi o da HyunA e do Dawn. Os dois faziam parte da Cube Entertainment quando assumiram publicamente seu namoro. Pouco tempo depois, ambos foram demitidos e a empresa alegou divergência no contrato, mas o fãs - e outras pessoas - juram que o motivo foi o fato deles estarem juntos.

A parte boa é que tanto HyunA, quanto Dawn foram contratados pela P Nation e fizeram seu comeback recentemente. Os dois são tão fofos que lançaram seus MVs juntos e fizeram uma apresentação incrível.

Existe exceção?

Quando o grupo atinge um nível de fama grande e se consolida no mercado (exemplos: BTS, BLACKPINK, TWICE, GOT7 e mais), as empresas tendem a não se importar tanto com o que cada um deles faz na vida pessoal. Afinal, mesmo se um desses idols aparecesse namorando e recebesse hate de partes do fandom, a popularidade seria tanta que o fato não chegaria a ser um problema.

O universo do K-Pop é bem mais complicado que muita gente pensa, os idols passam por situações que nunca imaginaríamos, mas mesmo assim estão sempre prontos para subir no palco e passar para seus fãs todo amor e dedicação que tem com a própria carreira.

sobre
o mesmo tema