Segue a gente no Insta

@purebreakbrasil

10 músicas sobre a comunidade LGBTQIAP+ que você precisa conhecer
10 músicas sobre a comunidade LGBTQIAP+ que você precisa conhecer
Sabemos que tem muitos hinos que representam a comunidade LGBTQIAP+ e já são extremamente ouvidos ao redor do mundo. Mas tem muitas músicas de grandes artistas com mensagens igualmente importantes para a causa que não são tão conhecidas assim. E trazemos 10 delas aqui para que você possa saber da existência.

Estamos em uma das épocas mais importantes para a comunidade LGBTQIAP+, porque Junho é o mês do Orgulho. Pra quem não sabe, essa data foi escolhida por causa da Rebelião de Stonewall em 1969, nos EUA, o acontecimento que marcou e marca até hoje a luta pelos direitos das pessoas que fazem parte desse grande grupo.

Então, para abrir essas comemorações, resolvemos trazer algumas músicas que tem letras dedicadas à comunidade LGBTQIAP+ - se ainda não sabe o que essa sigla significa, a gente explica aqui - para além das que já são super conhecidas, como "Born This Way", e que são tão representativas quanto as que foram parar nas grandes listas de sucessos ao redor do mundo. Vamos ouvir?

1. "True Colors" - Cindy Lauper

Tudo bem, começamos por uma que você provavelmente ouviu e alguém da sua família com certeza gosta. Essa faixa foi feita pela cantora, que sempre defendeu os direitos da comunidade, e fala sobre a cor verdadeira das pessoas. Cindy, inclusive, abriu a fundação True Colors Fund para ajudar jovens LGBTQIAP+ que estão em situação de rua.

2. "We Exist" - Arcade Fire

Essa faixa tem uma mensagem de empoderamento e igualdade. Segundo integrantes do grupo, sua letra é sobre uma criança LGBTQIAP+ que está conversando com seu pai hétero e saindo do armário para ele. O Arcade Fire, inclusive, sempre foi grande defensor do casamento entre pessoas do mesmo sexo e faziam questão de afirmar seu posicionamento em diversos shows.

3. "Sissy That Walk" - Rupaul

Essa música é um dos hits de Rupaul e do seu reality mega bem-sucedido "Rupaul's Drag Race" e traz uma mensagem que o próprio apresentador sempre faz questão de destacar: o orgulho de ser como é e não se importar com opiniões que não fazem diferença na sua vida.

4. "Take me to Church" - Hozier

Nessa faixa, que foi um dos maiores sucessos nas rádios em 2014, Hozier canta sobre o comportamento preconceituoso e omisso da Igreja, principalmente quando o assunto é a comunidade LGBTQIAP+ e o amor entre pessoas do mesmo sexo. Durante entrevista, ele falou sobre a composição da música e que sua inspiração foram as atitudes negligentes e julgamentos arcaicos das religiões, que dão liberdade para que as pessoas sejam homofóbicas e segregadoras.

5. "Te Amo" - Rihanna

Essa faixa da Riri foi um grande sucesso no Brasil em 2009/2010 e trazia a cantora assustada ao perceber que poderia estar se apaixonando por outra mulher e como estava cheia de conflitos sobre seus sentimentos em relação à amada.

6. "Como Já Dizia Djavan" - Cazuza

Essa música brasileira é extremamente simbólica e é mais uma onde Cazuza fala sobre sua sexualidade. Nela, ele imagina uma sociedade onde não exista mais preconceito ou intolerância com a comunidade LGBTQIAP+. Essa não é a mais conhecida dele, mas tem uma mensagem poderosa e muito significativa para alguém que, como ele, sofreu muito na mão de homofóbicos.

7. "Free Woman" - Lady Gaga

Quando estreou o "Gaga Radio", na Apple Music, Gaga falou sobre essa faixa e como ela foi importante para a construção do conceito do "Chromatica", já que quase foi o nome do álbum. Ao comentar a inspiração para a letra, ela revelou: "Quando eu canto 'Free Woman', canto para a comunidade trans". Como o título mesmo demonstra, essa composição fala sobre liberdade e empoderamento.

8. "Dear Mr. President" - Pink

A canção foi lançada em 2006 e foi uma carta aberta a George Bush, na época presidente dos EUA. Na letra, Pink critica diretamente a posição do comandante contra os direitos gays e, quando sentiu que foi censurada de muitas rádios norte-americanas por isso, fez questão de dizer que essa é uma das suas composições mais inteligentes.

9. "Lights Up" - Harry Styles

O primeiro single do aclamado "Fine Line" foi lançado justamente no National Coming Out Day (algo como Dia Nacional de Sair do Armário), uma data comemorativa para a comunidade LGBTQIAP+ nos EUA, e fala sobre os altos e baixos de ser diferente e passar por mudanças. Ao comentar sobre o álbum, o cantor disse que, durante o processo de composição, ele se questionou sobre "cultura, gênero, identidade, masculinidade e sexualidade". Por isso, muitos fãs apontam que nessa faixa ele reflete sobre sua bissexualidade.

10. "Libertad" - Christian Chavez feat. Anahi

Em entrevista ao site Antifrase na época do lançamento do dueto em 2011, Christian afirmou que a música fala sobre toda a comunidade gay e as pessoas que são diferentes de algum jeito e têm que lutar e buscar sua liberdade. O integrante do RBD também fala na letra que se orgulha de ser quem é e que não precisa mais esconder seu rosto e mentir, pois não tem medo do mundo mais.

E aí, você sabia do significado de todas essas músicas? Qual delas é a sua favorita?

Principais
notícias
sobre
o mesmo tema