Jornalista e entusiasta do pop, posso escrever o dia todo sobre Taylor Swift ou BLACKPINK, enquanto maratono minhas séries preferidas.
Erasmo Carlos é um dos maiores nomes da música brasileira, tendo cerca de 500 canções em seu repertório. Porém, muitos trabalhos do artista - que era conhecido principalmente pelas composições - ficaram famosos nas vozes de outros cantores, como Roberto Carlos, Gal Costa, Caetano Veloso e muitos outros. Confira 9 músicas que são do Tremendão, como era chamado Erasmo, e você não sabia!

Erasmo Carlos morreu nesta terça-feira (22), aos 81 anos. Um dos maiores nomes da música nacional, o artista foi revolucionário, trazendo elementos do rock para o Brasil e ainda sendo um dos vencedores do Grammy Latino 2022, nas vésperas de seu falecimento. O troféu foi para o álbum "O Futuro Pertence À... Jovem Guarda".

Com mais de 50 anos de carreira, Tremendão, como Erasmo era chamado, foi representante da Jovem Guarda, ao lado de ícones da história brasileira como Wanderléa e Roberto, e é autor de grandes hits do nosso país. Em 2020, também mostrou sua versatilidade ao estrelar "Modo Avião", filme de Larissa Manoela para Netflix.

Muito habilidoso nas composições, várias canções do artista fazem sucesso até hoje, na vozes de outros cantores. Por isso, o Purebreak separou 9 músicas que você com certeza conhece - e ama - e não sabiam que eram de autoria de Tremendão!

1. "Além do Horizonte" - Tim Maia

É impossível ouvir "Além do Horizonte", sem cantar junto, né? A canção, escrita por Erasmo Carlos e Roberto Carlos, ganhou vida na voz de muitos artistas, como Tim Maia, e até versões e adaptações ao longo dos anos. Para completar, a faixa ainda virou trilha de abertura para a novela, que leva o mesmo nome da música, lá em 2013.

2. "Emoções" - Roberto Carolos

Outra música que todo mundo conhece é "Emoções"! Apesar de ter sido uma das faixas mais regravadas de Roberto Carlos, a canção ficou bem famosa na voz do Rei. O resultado do lançamento, que estourou na década de 80, também veio do trabalho da dupla Roberto e Erasmo. Só sucesso, né?

3. "À Distância" - Ney Matogrosso

Ney Matogrosso é um outro nome histórico da música brasileira, que também colaborou com Erasmo Carlos. Em 2009, o cantor lançou o álbum "Beijo Bandido", que tem como 14ª faixa, "À Distância" - mais uma parceria do compositor com Roberto.

4. "Menina Gata Augusta" - Jorge Ben Jor

Para a música "Menina Gata Augusta", lançada na década de 60, Erasmo Carlos trabalhou ao lado de Jorge Ben Jor, que cantou a faixa em seu próprio álbum. É uma das várias letras do compositor que falam sobre uma paixão súbita.

5. "Meu Nome é Gal" - Gal Costa

O "Meu Nome é Gal", mas a composição é de Erasmo Carlos e Roberto. Em entrevista ao Bial, o artista falou que a letra foi um grande desabafo sobre os preconceitos da época e acabou se tornando um dos maiores sucessos da cantora que, infelizmente, também faleceu em 9 de novembro. Momento de muitas perdas para a música brasileira!

6. "Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos" - Caetano Veloso

Mais um sucesso da dupla dinâmica, "Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos" foi feita em homenagem ao próprio Caetano, enquanto o artista estava exilado, na época da Ditadura Militar. A letra, com muito amor e carinho, marca a amizade do trio, que pertenciam a diferentes estilos musicais.

7. "Toque Balanço, Moço!" - Elza Soares

Outra artista brasileira que perdemos em 2022 foi Elza Soares. A cantora, que trabalhou até seus últimos dias e foi referência para muitas mulheres negras do país, também cantou composição de Erasmo Carlos. No caso, a música "Toque Balanço, Moço!" foi lançada em 1965.

8. "Sua Estupidez" - Gal Costa

"Sua Estupidez" é um grande hino, que fala sobre amar alguém que simplesmente não percebe que você está apaixonade. Com certeza, muitos podem se identificar e, não à toa, a faixa fez muito sucesso. A música foi cantada por Gal Costa, Roberto Carlos e marca mais uma composição de Roberto e Erasmo.

9. "Splish Splash" - Sandy e Júnior

Por fim, até mesmo a dupla icônica Sandy e Júnior interpretou uma composição de Erasmo. Antes do hit de "A Lenda", os irmãos cantaram "Splish Splash", no início da década de 90. O compositor leva o crédito ao lado de Bobby Darin e Jean Murray.

São muitas músicas incríveis de Erasmo que vão ficar para sempre na história - e em nossos corações!

sobre
o mesmo tema