Jornalista e entusiasta do pop, posso escrever o dia todo sobre Taylor Swift ou BLACKPINK, enquanto maratono minhas séries preferidas.
A gente já sabe que o racismo está presente em todos os lugares, não é? No entretenimento, infelizmente, não é diferente. Personagens negros constantamente são reduzidos à falas simples, sem uma história própria na narrativa. Pensando nisso, separamos 7 personagens que deveriam ter muito mais destaque na série, no filme ou na novela que fazem parte.

O racismo está presente em todos os aspectos de nossas vidas. Por isso, mesmo com um debate mais recorrente sobre representatividade no cinema e na TV, ainda há muita dificuldade em vermos personagens negros relevantes para trama, com tempo de tela digno e falas interessantes.

Infelizmente, esse problema está longe de ser resolvido. Um estudo realizado pela Variety Business Intelligence, divulgado pela McKinsey, mostrou que pessoas negras representavam apenas 11% dos protagonistas ou co-protagonistas de filmes lançados entre 2015 e 2019 nos Estados Unidos.

Portanto, atores e atrizes negros acabam limitados a papéis secundários e personagens sem um plot muito relevante. Pensando nisso, separamos 7 personagens negros que merecem muito mais destaque na produção, seja filme, série ou novela!

1) Charlie Wheeler, de "Friends"

Charlie Wheeler (Aisha Tyler) é uma das poucas personagens negras de "Friends"
Charlie Wheeler (Aisha Tyler) é uma das poucas personagens negras de "Friends"

"Friends" é uma das séries mais famosas do mundo. Mas muita gente já percebeu a falta de representatividade no elenco. Todos os protagonistas são brancos e os poucos negros que aparecem têm participações pequenas. Tipo Charlie (Aisha Tyler), uma mulher super inteligente e divertida, que só apareceu em 9 episódios.

2) Lucas Sinclair, de "Stranger Things"

Lucas Sinclair (Caleb McLaughlin), de "Stranger Things", merecia mais destaque, né?
Lucas Sinclair (Caleb McLaughlin), de "Stranger Things", merecia mais destaque, né?

Lucas (Caleb McLaughlin) é um personagem muito legal de "Stranger Things", que continua confirmado para as próximas temporadas da série. Mas, sem dúvida, o menino tem muito mais a oferecer do que as brigas bobas com Mike (Finn Wolfhard) e uma ou outra aparição na trama. Queremos ver mais de Lucas e da sua irmã, Erica (Priah Ferguson), que, por sorte, vem ganhando destaque especial na história.

3) Toni Topaz, de "Riverdale"

Toni Topaz (Vanessa Morgan), de "Riverdale", é uma personagem negra que não tem história própria
Toni Topaz (Vanessa Morgan) , de "Riverdale", é uma personagem negra que não tem história própria

Outra série de sucesso inegável é "Riverdale", mas a produção também deixa a desejar quando o assunto é representatividade negra. Toni (Vanessa Morgan) é uma mulher bi, que tem um passado super complexo e interessante, mas é constantemente reduzida às histórias dos personagens brancos.

4) Marilda, de "A Força do Querer"

Marilda (Dandara Mariana) é reduzida à amiga da protagonista na novela "A Força do Querer"
Marilda (Dandara Mariana) é reduzida à amiga da protagonista na novela "A Força do Querer"

As novelas brasileiras também não representam muito bem a população negra. Em "A Força do Querer", Marilda (Dandara Mariana) é a melhor amiga da protagonista Ritinha (Isis Valverde), mas parece que seu papel realmente é só ajudar a principal, sem uma trama própria e igualmente relevante.

5) Mercedes Jones, de "Glee"

Mercedes (Amber Riley), de "Glee", é mais uma personagem negra que não teve o destaque merecido
Mercedes ( Amber Riley) , de "Glee", é mais uma personagem negra que não teve o destaque merecido

Apesar de ter uma das maiores vozes e personalidades de "Glee", a atriz Amber Riley nem de longe teve o mesmo destaque que os personagens brancos. Além de ser engraçada e uma ótima amiga, Mercedes tinha como contribuir muito mais com a narrativa.

6) Tempestade, de "X-Men"

Tempestade (Halle Berry) merecia mais destaque na franquia de "X-Men"
Tempestade (Halle Berry) merecia mais destaque na franquia de "X-Men"

Tempestade, da franquia de "X-Men, já foi interpretada por algumas atrizes, como Halle Berry. Mas algo em comum entre os filmes, desenhos e diversas adaptações é a falta de destaque da personagem. E isso acontece mesmo ela sendo super poderosa, com capacidade de controlar o clima.

7) Chad Danforth, de "High School Musical"

Chad (Corbin Bleu) é só o "amigo de Troy" (Zac Efron) em "High School Musical"
Chad (Corbin Bleu) é só o "amigo de Troy" (Zac Efron) em "High School Musical"

Outro caso de "amigo negro do protagonista que não foi bem aproveitado" é Chad (Corbin Bleu), da trilogia de "High School Musical". O menino é, sem dúvidas, o melhor dançarino do elenco principal e no filme só sabemos que ele é amigo do Troy (Zac Efron) e gosta de basquete... desperdício!

Outra personagem que queríamos ver mais é Taylor McKessie (Monique Coleman), amiga de Gabriella (Vanessa Hudgens), que também é negra. Coincidência, né?

sobre
o mesmo tema