7 personagens negros que mereciam muito mais destaque
Publicado em 29 de junho de 2021 às 19:08
Por Luísa Silveira de Araújo | Redatora
Jornalista e entusiasta do pop, posso escrever o dia todo sobre Taylor Swift ou BLACKPINK, enquanto maratono minhas séries preferidas.
A gente já sabe que o racismo está presente em todos os lugares, não é? No entretenimento, infelizmente, não é diferente. Personagens negros constantamente são reduzidos à falas simples, sem uma história própria na narrativa. Pensando nisso, separamos 7 personagens que deveriam ter muito mais destaque na série, no filme ou na novela que fazem parte.
Chad (Corbin Bleu) e Taylor (Monique Coleman) são dois personagens negros em "High School Musical" que não tiveram o destaque necessário Chad (Corbin Bleu) e Taylor (Monique Coleman) são dois personagens negros em "High School Musical" que não tiveram o destaque necessário© Reprodução, Disney
Charlie Wheeler (Aisha Tyler) é uma das poucas personagens negras de "Friends" e que apareceu em apenas 9 episódios
Lucas Sinclair (Caleb McLaughlin), de "Stranger Things", merecia mais destaque na série
Toni Topaz (Vanessa Morgan), de "Riverdale", é uma personagem negra que também fica limitada à história dos protagonistas brancos
Mercedes (Amber Riley), de "Glee", não teve o destaque merecido em comparação aos protagonistas brancos - como Rachel (Lea Michele)
Tempestade (Halle Berry), mesmo sendo super poderosa, não foi tão explorada na franquia "X-Men"
Veja + após o anúncio

O racismo está presente em todos os aspectos de nossas vidas. Por isso, mesmo com um debate mais recorrente sobre representatividade no cinema e na TV, ainda há muita dificuldade em vermos personagens negros relevantes para trama, com tempo de tela digno e falas interessantes.

Infelizmente, esse problema está longe de ser resolvido. Um estudo realizado pela Variety Business Intelligence, divulgado pela McKinsey, mostrou que pessoas negras representavam apenas 11% dos protagonistas ou co-protagonistas de filmes lançados entre 2015 e 2019 nos Estados Unidos.

Portanto, atores e atrizes negros acabam limitados a papéis secundários e personagens sem um plot muito relevante. Pensando nisso, separamos 7 personagens negros que merecem muito mais destaque na produção, seja filme, série ou novela!

1) Charlie Wheeler, de "Friends"
Charlie Wheeler (Aisha Tyler) é uma das poucas personagens negras de "Friends" © Reprodução, Warner Bros. Photo

"Friends" é uma das séries mais famosas do mundo. Mas muita gente já percebeu a falta de representatividade no elenco. Todos os protagonistas são brancos e os poucos negros que aparecem têm participações pequenas. Tipo Charlie (Aisha Tyler), uma mulher super inteligente e divertida, que só apareceu em 9 episódios.

2) Lucas Sinclair, de "Stranger Things"
Lucas Sinclair (Caleb McLaughlin), de "Stranger Things", merecia mais destaque, né? © Reprodução, Netflix

Lucas (Caleb McLaughlin) é um personagem muito legal de "Stranger Things", que continua confirmado para as próximas temporadas da série. Mas, sem dúvida, o menino tem muito mais a oferecer do que as brigas bobas com Mike (Finn Wolfhard) e uma ou outra aparição na trama. Queremos ver mais de Lucas e da sua irmã, Erica (Priah Ferguson), que, por sorte, vem ganhando destaque especial na história.

3) Toni Topaz, de "Riverdale"
Toni Topaz (Vanessa Morgan), de "Riverdale", é uma personagem negra que não tem história própria © Reprodução, The CW

Outra série de sucesso inegável é "Riverdale", mas a produção também deixa a desejar quando o assunto é representatividade negra. Toni (Vanessa Morgan) é uma mulher bi, que tem um passado super complexo e interessante, mas é constantemente reduzida às histórias dos personagens brancos.

4) Marilda, de "A Força do Querer"
Marilda (Dandara Mariana) é reduzida à amiga da protagonista na novela "A Força do Querer"
 © Reprodução, TV Globo

As novelas brasileiras também não representam muito bem a população negra. Em "A Força do Querer", Marilda (Dandara Mariana) é a melhor amiga da protagonista Ritinha (Isis Valverde), mas parece que seu papel realmente é só ajudar a principal, sem uma trama própria e igualmente relevante.

5) Mercedes Jones, de "Glee"
Mercedes (Amber Riley), de "Glee", é mais uma personagem negra que não teve o destaque merecido © Reprodução, Fox

Apesar de ter uma das maiores vozes e personalidades de "Glee", a atriz Amber Riley nem de longe teve o mesmo destaque que os personagens brancos. Além de ser engraçada e uma ótima amiga, Mercedes tinha como contribuir muito mais com a narrativa.

6) Tempestade, de "X-Men"
Tempestade (Halle Berry) merecia mais destaque na franquia de "X-Men" © Reprodução, Fox Studios

Tempestade, da franquia de "X-Men, já foi interpretada por algumas atrizes, como Halle Berry. Mas algo em comum entre os filmes, desenhos e diversas adaptações é a falta de destaque da personagem. E isso acontece mesmo ela sendo super poderosa, com capacidade de controlar o clima.

7) Chad Danforth, de "High School Musical"
Chad (Corbin Bleu) é só o "amigo de Troy" (Zac Efron) em "High School Musical" © Reprodução, Disney

Outro caso de "amigo negro do protagonista que não foi bem aproveitado" é Chad (Corbin Bleu), da trilogia de "High School Musical". O menino é, sem dúvidas, o melhor dançarino do elenco principal e no filme só sabemos que ele é amigo do Troy (Zac Efron) e gosta de basquete... desperdício!

Outra personagem que queríamos ver mais é Taylor McKessie (Monique Coleman), amiga de Gabriella (Vanessa Hudgens), que também é negra. Coincidência, né?

Palavras-chave
Diversidade Séries Filme Novela Mundo Entretenimento
Tendências
Todos os famosos
Últimas Notícias
Príncipe Andrew participou de orgia com menores de idade na ilha de Jeffrey Epstein, chefe de rede de tráfico sexual
Príncipe Andrew participou de orgia com menores de idade na ilha de Jeffrey Epstein, chefe de rede de tráfico sexual
4 de janeiro de 2024
Corpo de Bruna Marquezine impressiona: atriz usa biquíni cavado e body chain ao chegar em Noronha
Corpo de Bruna Marquezine impressiona: atriz usa biquíni cavado e body chain ao chegar em Noronha
4 de janeiro de 2024
Júlio Cocielo pode pegar até 5 anos de prisão por falas racistas na web; MPF identificou 9 posts com preconceito racial
Júlio Cocielo pode pegar até 5 anos de prisão por falas racistas na web; MPF identificou 9 posts com preconceito racial
4 de janeiro de 2024